Como fazer uma abóbora com as mãos

Como fazer uma abóbora para o Halloween abóbora se não for? Vídeos, fotos, guia do usuário?

abóbora de Halloween - é um monstro lâmpada.

Pelo que podemos fazer abóbora, abóbora, se isso não é?

Abóbora para o Halloween pode ser feita a partir de todos os tipos de materiais. Temos esta celebração na mesa era uma abóbora-lanterna, e em torno de seus laranjas, que foi pintado marcador preto careta sinistra. Abóbora também pode ser feita de papel alaranjado:

Abóbora para o Halloween pode ser ligado:

Faça uma abóbora e podem ser feitas de feltro:

E você pode torná-lo mais fácil - para inflar uma bola normal da cor laranja e pintá-lo no marcador preto:

Você pode encomendar um bolo em forma de abóboras:

Abóbora com suas mãos em papier-mâché:

Mesmo tecido pode fazer uma tykovku bonito. Instruções aqui.

Outono. . . Dia das Bruxas. . . o que faz uma abóbora Jack-o'-lantern se não for?

Por tradição, no Halloween, que acontece à noite, véspera de Todos os Santos, fazer luzes de abóbora. Estas abóboras brilhantes decorar a casa e quintal. Segundo a lenda - as luzes espantar os maus espíritos que saem de seus túmulos no meio da noite.

O que sabemos sobre esta lâmpada de Jack? Precisa de um rosto vela ardente e brilhante terrível - pior do que - o melhor, e os espíritos mais malignos, assustada e não entrar em sua casa.

Abóbora não é, e a lâmpada precisa ser feito.

Proponho a tomar os bancos (Vidro comum ou estanho, qualquer tamanho) e substituir o seu abóbora.

Banco pode ser coberta com tinta amarela, enrole a fita amarela, ou ataduras brancas (vai olhar como uma múmia), para desenhar rostos horríveis, no interior das latas para colocar velas e decorar essas luzes seu quarto, e se você anexar a eles uma corda, em seguida, agradável para sair no quintal nas árvores.

O que fazer Se você está hospedando um partido na noite de Halloween e urgentemente precisa criar uma atmosfera festiva?

Você pode substituir a abóbora com balões amarelos - para inflar balões, um marcador preto para desenhar olhos e boca terríveis, pendurar em torno das lâmpadas acesas à luz.

Vídeo. master class. A partir da linha comum (ou corda) para fazer uma lâmpada.

Tal luz redonda cor amarelo-vermelho grande, não só pode substituir a abóbora para o Halloween, mas também lindamente iluminar seu quarto depois de um feriado.

Se a abóbora não é, mas realmente quer organizar um feriado e tornar a presença obrigatória de uma abóbora, você pode fazer a partir de vários materiais à mão.

Abóbora - atributos de um feriado de Halloween.

Esta é caretas ou com raiva, tristes ou felizes da abóbora para o feriado.

Por exemplo, a abóbora você pode fazer a partir de polímero de argila e vai simbolizar o Dia das Bruxas. Há rostos tão engraçadas com uma abóbora e uma master class abaixo abóbora feita de argila do polímero com as mãos:

Além disso argila polimérica pode ser feito de abóbora imagens de meios improvisados, por exemplo, balões de:

Pumpkin pode ser representado como brilhante com uma vela frascos ou garrafas:

Faça-se um frasco, uma master class:

Abóbora também pode ser não só de papel ou improvisado, e comestíveis: biscoito, arroz tufado, aroeira, uma abóbora-pie:

artesanato abóbora miúdos com suas próprias mãos

No outono dos vegetais mais populares para criar artesanato e decoração é considerado uma abóbora. Ele permite que você produzir uma variedade de trabalho. Na escola, jardim de infância ou círculos de habilidade oferecido a colheita de abóbora interessante não só para o Halloween, que é celebrado no final de outubro. É útil saber o que fazer com este vegetal.

Fãs de decoração para casa conhecimentos úteis de como fazer artesanato para fora da abóbora. Se você conectar a imaginação e criatividade, você pode fazer originais, diferentes cores brilhantes e uma decoração elegante. O material pode não só reduzir vasos, figuras decorativas ou fazer máscaras assustadoras Halloween - ele pode servir como uma decoração em casa ou no jardim, servir peça de mobiliário, uma parte do design. Na preparação da embarcação precisa aprender os segredos de preparação vegetal, cortá-lo e produtos de decoração.

Como diy cabaça seco

vegetais preparam adequadas para uso posterior é uma obrigação. Deve ser secas abóbora para o artesanato, de modo que torna-se difícil e foi capaz de fazer todas as etapas de processamento. Útil para secagem tipos especiais de pedras decorativas, mas se não o fizerem, um terno e legumes destinados ao consumo humano comum. variedades ornamentais diferem formas arredondadas e expressa protuberâncias, de cor castanha ou branca plana.

Por secagem vegetal útil apenas saudável, sem sinais de podridão e molde, com a haste, com uma textura macia, "vísceras", com a pele, sem danos. não grande demais para secagem vegetal em uma casa não se encaixam - melhor escolher pequena. Antes do procedimento, é necessário lavar a pressão da água fraco, toalha molhada e deixar durante uma hora numa sala escura, sem excesso de humidade. Após a secagem, a parte superior pode ser totalmente vegetal seco.

Há uma opção para secar abóboras pequenas no quarto, e grande - em aerogrill, secadores de forno ou elétricos. O forno é aquecido a 80 graus, Secadores eléctricos - 70, e o forno de microondas deve ser operado a 600 watts. Durante o procedimento, o vegetal deve ser transformado de modo que não é queimado. Preparação determinada pela cobertura de sombra acastanhado, a dureza da superfície.

  • uma faca afiada ou um cortador;
  • tesoura;
  • colher raspando a carne;
  • lâmina de serra para o corte de tampas de metal;
  • arquivo para o processamento das bordas;
  • cola ou pistola de cola;
  • às vezes você precisa usar um pincel;
  • elementos decorativos - papel de cor, feltro, papelão.

O que fazer com sua própria abóbora mãos

Dependendo do nível de formação para lidar artesanato até as crianças de idade pré-escolar - eles têm acesso a vasos simples, estatuetas. criança mais velha, a frequentar a escola, pode produzir formas mais complexas - montanhas-russas, casas. Adultos com a exibição correta de imaginação capaz de fazer um trabalho interessante - o treinador, os homens, retratos.

Artesanato de abóboras para o jardim de infância

opções espectaculares para a criação de artesanato abóbora para crianças no jardim de infância serão as seguintes ideias:

  1. Povos - precisam abóboras brancas, feltro, tesoura, cola PVA, acessórios, decorações de flores. criança sentiu será capaz de cortar fitas, bigodes, cabelos, elementos colados ao abóbora. Adequado para decoração óculos antigos, versão de papelão deles, chapéus, flores e outros acessórios.
  2. Owl - precisa de um vegetal, feltro, tesoura, supercola. De feltro cortar olhos, penas, bico, asas e orelhas, que adere a uma abóbora. Penas pode ser feito em cores diferentes, anexar linhas escalonados. Decore coruja pode ser arcos, flores, pérolas, botões, cores da pintura em um tema.

As crianças mais velhas estarão disponíveis os seguintes ofícios:

  1. Elementos de decoração - dê uma abóbora branca ou laranja em cima dela estava lápis de cera coloridas, cola-los com supercola ou pistola de cola. Melhor tomar um multi-colorido lápis - cerca de 16 peças. Depois da cola ter secado secadores de cabelo e pastéis aquecidos a uma velocidade lenta até que derretido. A parte superior do vegetal será coberto com intrincados desenhos.
  2. Emoticons - levar algum pequeno tykovok, cortou sua parte superior e retire a polpa. caneta de feltro ou lápis para desenhar um círculo, de um lado, dentro dela - uma cara. Cortar os olhos ou boca, pintar um círculo com tinta amarela em várias camadas. Decore com corações, língua, olhos, proteínas, círculo toda a marcador preto. Da mesma forma, a criança pode fazer um servo ou qualquer outro personagem em desenhos animados.
  3. Composição com folhas - amplo corte tykovku em metade, remover a polpa, colocado na esponja floral ou um pedaço de espuma de borracha. bordo natural deixa prender uma corda ou de arame para o feixe, inserir a esponja. Repita até que um bouquet exuberante.

Muitos carrega escultura de abóbora. Uma opção simples seria a produção de um cano, para o qual precisa de uma faca vegetal de tamanho médio, marcadores e tintas acrílicas para decorar. O procedimento funciona:

  1. De abóboras para cortar a parte inferior ou superior da cabeça, remover o interior.
  2. caneta de feltro para desenhar uma cara, cortar elementos finos com uma faca de cozinha.
  3. Se você não pode desenhar - pode ser aplicado para o estêncil de abóbora.
  4. Depois de cortar as partes na lâmpada, você pode inserir uma vela, para obter fotos espetaculares.

Como decorar uma abóbora para o Halloween

O próximo festival implica que uma abóbora para o Dia das Bruxas com suas próprias mãos será decorado com a forma mais sinistra. Há exceções - os vegetais podem ser decorado com lantejoulas e cores de tinta, então eles simplesmente complementar o interior da sala. Como variantes caber formas apenas puro, padrões de orifícios intrincados. Você pode desenhar morcegos, aranhas, fazê-lo com um corante fluorescente.

Como os elementos de volume pode ser feita do homem de abóbora - cortar o rosto, e impô-la no corpo do manequim, vestido com uma camisa e jeans. Se você inserir uma vela dentro e desligar as luzes, ele vai ser muito assustador. Para executar um morcego, legumes devem ser pintados na cor preta, aplique ou cortar os olhos e presas, anexar asas de papelão. Dos vários tykovok reunidos, você tem uma pista agradável, e se o primeiro deles para anexar orelhas triangulares e corte focinho - Cat.

Que tipo de artesanato você pode fazer a abóbora - uma master class para iniciantes

Surpreenda belo feitas à mão produtos de uma abóbora. Tópicos criações de artesãos surpreender. Aqui estão algumas idéias que são feitas a partir deste material:

Uma forma de realização simples, é uma formulação de produção vegetal de recipientes de TI. Como fazer um vaso:

  1. Cortar a parte superior da cabeça com um furo para se ajustar a um copo de plástico, retirar o conteúdo.
  2. Insira um copo, despeje a água de volta.
  3. Coloque flores ou folhas.
  4. Autumn decorar o recipiente com pérolas, botões, cores, miçangas, apliques, decoupage.

Para aqueles que estão profissionalmente interessado em artesanato, não será difícil para fazer uma casa de abóbora:

  1. A opção mais simples seria a de cortar os legumes secos com pré-limpas as janelas dentro e portas, colocá-los em uma estrutura de varas secas para decorar a escada de fósforos.
  2. Para mais variantes complexas tem que fazer uma casa de dois andares, com várias janelas, portas, decorá-lo com "forro" de tijolos ou madeira - pintura por uma textura. Chaminé pode ser feita a partir de uma mistura de farinha e de pintura. Janelas decorar as varandas com flores de squash, melancias, ou papel com feltro. A casa pode até ser retirada do telhado e decorações fora de escadas de corda.

Eficazmente parece transporte, o qual pode ser facilmente fabricado de acordo com os passos que se seguem:

  1. A partir de um amplo corte superior vegetal, retire a polpa, cortar janelas e portas.
  2. Decorar a base do ornamento transporte esculpido.
  3. Para a fabricação de rodas de corte a partir de papelão 4 círculos desenhados nas raios, ou substituir pequena roda de abóbora ligado à base do fio ou espetos, tiras trançado.
  4. Para definir as rodas no centro de cada thread um espeto, corrigi-lo no exterior ou argila contas. É necessário perfurar a parte inferior dos espetos de carruagem ou ligar pares da roda - torná-los a base sobre a qual o produto será colocado. Decoração decore a gosto.
  5. Para o transporte armazenamento a longo prazo pode preencher o papel.

Lâmpada da abóbora com as mãos

É fácil fazer a luz de abóboras de outono, que vai ser bom para iluminar e aquecer a sala no frio:

  1. A partir de vegetais para cortar a cauda, ​​delinear as bases para velas. Cortar um furo de tamanho, inserir uma vela dentro após remoção das vísceras.
  2. Adesivo anexo ornamentos Candlestick - folhas, galhos, frutos e cones.
  3. Para ser seguro, a vela pode ser preso. Melhor tomar o alto para decorar não queimar quando inflamado.

Como fazer uma abóbora para o Halloween. Faz uma lanterna bonita no feriado

Halloween - um festival vívida e divertida, que veio até nós a partir dos países anglo-saxões e veio a gosto tanto crianças como adultos.

Todos os anos, em 31 de Outubro realizou desfiles, carnavais, sessões de fotos, luzes escolares e festas de empresas em grande estilo o Dia das Bruxas em muitas cidades europeias no Norte e América do Sul, México, Japão e China, bem como na Rússia.

tradição de celebrar diferentes cores nacionais, rituais, massa, cenário, mas também o principal atributo da noite - a abóbora brilhando - permanece o mesmo personagem reconhecível, e graça a todos os participantes das celebrações.

A partir da história de Halloween é conhecida pela lenda que é a base da chamada tradição "abóbora".

Segundo ela, um irlandês chamado Jack foi rejeitado pelas forças superiores e enviado para vaguear na eternidade, iluminando sua abóbora maneira lanterna. Desde então, esculpido abóbora jack-o'-lantern simboliza e cria uma comitiva incomum de magia e misticismo.

Há muitas maneiras diferentes de abóboras escultura, e agora é uma arte que é "anti-americano" soa como uma arte de abóbora (a arte de abóbora), e um nome comum - "escultura".

Mas a abóbora mais simples e descomplicada pode cortar até mesmo uma criança com um mentor adulto. Este hack bem decorar o feriado, eo trabalho conjunto vai trazer muita alegria seus artistas.

fase preparatória: o que é necessário para o fabrico da lâmpada e como selecionar e processar a abóbora

Há uma grande variedade de ferramentas profissionais para a escultura.

Mas, a fim de fazer uma lanterna de uma abóbora por conta própria, em casa, você precisa estocar:

  • faca de cozinha comum, e clerical,
  • vela ou lanterna,
  • colher,
  • caneta de feltro,
  • álcool,
  • e algodão ou esponja.

Deve prestar atenção para a escolha de uma abóbora: um grande complexo seria boa imagem, mas pela primeira vez, mais conveniente de tomar uma abóbora de tamanho médio.

cor de abóbora pode ser qualquer coisa: uma laranja brilhante e pálido, amarelo, branco.

Procedimento para a fabricação de uma abóbora para o Halloween:

  1. Antes de criar uma "obra-prima" devem ser bem lavados frutas, seco e desengordurado com álcool e algodão.
  2. Em seguida, cuidadosamente cortadas "chapéu", e colher a polpa é removida. Quanto mais você limpar a abóbora eo mais fino será as paredes, mais tempo permanecerá uma lanterna festiva.
  3. Em seguida, corte o padrão adequado. Mas antes melhor colocar contornos do marcador.

Um padrão ou imagem é desenhada na cabaça, e então, cuidadosamente cortar uma cozinha ou escritório fina faca. Se você tem um pouco de talento do pintor - apenas pintar, exemplos posmotrivaya. No caso oposto - usar modelos.

É melhor cortar a abóbora com antecedência, que ela tinha secado completamente 12 horas será suficiente.

Como a luz de fundo pode ser usado pequena vela ou lanterna. Como uma opção - embrulhar Natal guirlanda de LEDs jarra de vidro, ou simplesmente colocar uma guirlanda em uma abóbora.

Pierce recomendado a cobertura em vários lugares com um furador para aquecer a partir de velas não frite a abóbora.

artistas da fantasia escultura ilimitado. A ocupação tradicional tornou-se uma forma de arte. Corte a abóbora mais comum não é muito difícil, mas um feriado no feriado e para surpreender, encantar e inspirar!

máscaras simples - a solução clássica

O padrão mais básico na abóbora - uma máscara ou um smiley, embora mesmo aqui há uma abundância de maneiras de manter a originalidade.

Depois de completar todas as etapas de preparação do futuro "Jack Lantern", você deve considerar como ele vai olhar como uma máscara. Pode ser engraçado e divertido ou realmente causar medo e terror ao seu sorriso monstruoso.

No final do material, nós oferecemos-lhe alguns modelos prontos para a concepção sobre a abóbora, que pode ser aberto em uma nova aba do navegador e download. desenho acabado deve ser impresso, fazer cortes nas bordas para padrão bem deitou-se sobre uma superfície irregular e fixe-o com a "fita adesiva" em uma abóbora.

Se você cortar os detalhes do modelo, tomada de stencil, o caminho certo, você pode simplesmente cortar a volta ao marcador. Alternativamente, você pode deixar a imagem baixada como ele é e para perfurar os contornos de uma ferramenta furador ou outro afiada.

Mas muito mais interessante para conectar seu pensamento criativo e criar um único e inimitável "face". Tente pocherkat em papel ou oferecer pokreativit seu filho.

Muitas vezes, fazer máscaras, use padrões geométricos.

Nariz e os olhos rostos podem ter uma forma triangular, e o sorriso - a forma de um ziguezague. A complexidade de um tal padrão é cortar cantos.

Para não estragar o trabalho deve ser cuidadosamente perfurado com uma casca fina com uma faca e, em seguida, fazer pequenas incisões.

Não há necessidade de virar a faca, para cortar ângulo, melhor para remover a ferramenta da abóbora e perfurar a pele da nova direcção da viagem.

Para fazer mais bom e bonito máscara de abóbora deve apenas se livrar de cantos afiados, acrescentando linhas suaves. Grin facilmente tornar-se o sorriso, se puro quadrado "dentes" será cortado em vez de "presas" triangulares.

Olhos pode ser feito redonda, utilizando-se como uma ferramenta para suavizar a passagem das linhas um pouco faca de bolso ou de corte (podem ser encontradas em lojas de arte).

Além de máscaras assustadoras olhar humanóide muito interessante rostos de animais e criaturas de fantasia esculpida como o gato mística Behemoth ou Pokemon.

Pokemon sem os seus ouvidos aguçados será irreconhecível, assim você pode experimentar e cortar os outros dois grande abóbora "orelha." Para "localizadores" estão bem conservados e não ter caído durante os festivais ocupados e sábados todos "maus" de fazer em um slot de abóbora e prenda usando palitos "ouvidos".

Nem sempre uma abóbora é apenas "Jack Lantern". olhares coloridos e uma máscara esculpida sem luz, se o trabalho é feito de forma sutil e artisticamente.

Claro, isso pode muito bem decorar o festival de abóbora durante o dia e à noite muito mais espetacular olhar tudo a mesma coisa "cabeça de fogo" colocados para uma superfície brilhante reflexiva.

Seleção de uma abóbora alaranjada brilhante, você pode fazer uma grande máscara. Olhe figuras espectaculares sobre a abóbora, abóbora diferente da cor do corpo principal e até mesmo sombra. Por exemplo, a fim de obter mais dentes brancos, você precisa limpar a camada superior da pele e, em seguida, fazer cortes cada dente individualmente. Muito bom para executar bem o trabalho semelhante e facas tailandeses picantes.

Não requer um trabalho backlight executados na seguinte escultura maneira. Neste caso, a carne de abóbora não pode ser recuperado. imagem de qualidade suficiente para trabalhar usando uma ferramenta afiada, cortando apenas as camadas casca superior.

O efeito desejado é alcançado através da variação força de pressão e a profundidade dos cortes.

Desde a tampa não é cortado, a cauda de uma abóbora pode imitar nariz feio velha bruxa.

É claro que, de pé sozinho na cabeça de abóbora irá olhar aborrecido, mesmo se for executado com grande talento. Muito mais interessante olhar composição luzes.

Grandes e pequenas abóboras, estabelecidos em diferentes alturas, decoradas com ramos e folhas de outono, decorar qualquer zona interior ou foto no dia de Todos os Santos. idéia interessante para colocar a abóbora em prateleiras altas para flores ou frutas.

Você pode criar uma composição de várias abóboras para o tipo de "one to one". Nestes trabalhos, primeiro cortar um grande abóbora "cabeça do vilão", e, em seguida, colocar um pouco de rosto sorridente no "vilão" cortar mandíbulas. Enganchando parte da composição, utilizando palitos ou hastes para o sofá.

Halloween - a noite antes do Dia de Todos os Santos, desta vez borra as fronteiras entre o mundo terreno e o mundo dos poderes superiores. Por conseguinte, o espírito do feriado é refletida nas obras dos mestres da abóboras escultura.

Aqui e bonitos fantasmas, ou solitário, como Carlson ou na companhia alegre.

E feio, sustos e aterrorizantes, morcegos, corujas, aranhas e outras criaturas com poderes místicos.

E onde escapar este feriado sem bruxas, suas poções mágicas, gatos pretos e um dragão cuspidor de fogo?

Notavelmente olhar composição na forma de casas abóboras bruxas. Canivete cortar janelas, uma porta, usando os elementos do hotel de corte em fase de conclusão do sotão, varandas porta. A luz nas janelas lembra como se todos os fãs de Halloween, que não dorme um monte de criaturas misteriosas na noite.

É necessário salientar que com a devida competência pode ser cortado em uma abóbora para o Halloween cena mágica sofisticado com motivos mágicos, detalhes ricos. Alguns será mostrado abaixo.

Horseman Headless ... assustador! Horrível! Mas parece bom Desta forma, o corte no símbolo principal do Dia das Bruxas!

Um dos filmes mais populares e bem sucedidos sobre magos, mágicos, feiticeiros e a escola de feiticeiros - "Harry Potter". Por que não usar as idéias deste filme para decorar abóboras?

Tradicionalmente costumam usar motivos ou personagens de quadrinhos ou livros. caráter fabuloso e misterioso é o Homem-Aranha. Além disso, retratado abaixo de um certo entrada inferno. Talvez esta caverna fatal em Mordor do livro popular por JRR Tolkien.

Fãs de gadgets da Apple pode fazer abóbora da lanterna do Dia das Bruxas com o emblema do seu iPhone favorito.

E os motivos da morte e do submundo ouvido no trabalho gótico, que vai encontrar seus admiradores.

Bem, é claro um lembrete do Dia das Bruxas é comemorado nas lanternas de Jack sob a forma do abóboras, inscrições e outras festivo e simbolismo.

Muitas vezes, quando a criação de obras originais de abóboras usando a tecnologia de coloração.

elementos individuais da composição pode ser compensado utilizando corantes ou tintas para ovos de Páscoa convencionais.

E você pode desenhar os padrões comuns ou parte tinta guache da imagem.

Aviso! cursos imprudentes pode ser facilmente removida com álcool e algodão.

abóbora de Halloween do papel - simples e original!

Se escultura tecnologia parece muito complicado e difícil, e decorar para o feriado realmente quer isso, a opção ideal seria a criação de uma abóbora de papel feito de papel machê.

A fim de fazer abóbora de papel com as mãos precisa:

  • papel (preferivelmente cor)
  • balão
  • Cola,
  • fio
  • caneta de feltro,
  • faca de artigos de papelaria,
  • lanterna LED.

Você precisa escolher o papel em pedaços pequenos, então inflar o balão e colá-lo em várias camadas de papel. A camada superior não é vale muito para manchar cola.

Pronto para a bola de papel pendurado fio e deixadas para secar por 10-12 horas. Uma vez que o papel é de abóbora seca, você pode furar a bola para dentro, fazer uma pequena incisão e gentilmente removê-lo.

Se você tiver tempo, você pode esculpir fora da base de argila para uma forma mais complexa. Então você tem a chance de fazer não apenas uma lanterna, uma verdadeira obra de arte.

Desenhar um rosto no papel de abóbora também pode usar a caneta ou marcador, em seguida, corte faca escritório fino ou pequenas tesouras de unha resultantes imagem.

Colocar dentro da lanterna LED, você pode conseguir grandes semelhanças com o presente trabalho adereços Jack lanterna.

Em nenhum caso, não pode ser colocado em tal lâmpada da vela, o papel é altamente inflamável e pode acontecer não planejada «show de fogo». Como descrito acima, é melhor usar a seqüência de LED.

abóbora papel notáveis ​​Crafts alternativos do presente feto.

É quase sem peso, fácil para anexar ao teto. Irá deliciar os hóspedes do partido doces ou pequenas surpresas, colocados em uma abóbora feita de papel machê.

Apesar do fato de que o Halloween veio até nós a partir dos EUA, é amplamente celebrado em nosso país. Ele fornece uma oportunidade única para mostrar imaginação, desencadear uma criatividade e apenas ter um grande momento com amigos próximos.

Se você não escolher uma imagem adequada para o partido, sugerimos que você olhar para os nossos materiais. Nós dizemos-lhe como criar a imagem de um gato, bruxas conto de fadas.

Você pode olhar para o vídeo como colocar maquiagem de vampiro bonito, ou aprender a escolher uma roupa para um vampiro elegante.

Abrir em novos talentos e não acredito que a superstição!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

65 − 62 =