Como fazer um bonsai

Árvores e arbustos

cultura bonsai Ele se originou na China e no Japão.

Traduzido do "bon-sai" (palavra chinesa - "Pun-sai") japonês significa "árvore em uma tigela."

No entanto, um bonsai - não é apenas uma árvore recipiente, é uma obra de arte, requer muitos anos de trabalho. Na tradição oriental no estilo de bonsai árvores são os elementos clássicos do design de interiores e paisagem.

Bonsai - é uma linguagem de símbolos. Algumas das pequenas árvores se assemelham os habitantes das costas marítimas, curvado sob ventos graves, outros - plantas alpinas, galhos bizarros das rochas, outros, pelo contrário, parece sereno e simples - como a árvore prado, localizada no meio da ensolarada ilha de tranquilidade.

Na natureza, a aparência de madeira é influenciada pelo vento, sol, e alívio, e imita mestre bonsai formas naturais com suas mãos - com uma faca, tesouras de podar e orientar dispositivos de arame.

bonsai pinheiro - idade das árvores cerca de 20 anos. forma de árvore não é perfeito - na verdade, o bonsai foi formada amador iniciante.

esta linden miniatura 30 anos. Este é um belo bonsai feita alemão Dieter Arndt, ele tem repetidamente ganhou prêmios em várias exposições.

Bonsai Juniper kiparisovidnogo

paisagem em miniatura - falésias de xisto, que sobe bonsai cotoneaster.

Bonsai Classic - uma réplica em miniatura de uma árvore em tamanho real na escala de 1: 100.

Os japoneses acreditam que o pinheiro é semelhante ao velho, e uma árvore de folha caduca - em um jovem. Portanto, um pinheiro em miniatura e zimbro são geralmente colocados em uma tigela aproximada de forma irregular - feita de madeira ou pedra. bonsai de madeira colocadas em vasos de cerâmica fina.

Bonsai são cultivadas por décadas. O bonsai mais velho e mais bonito se torna, a taça mais caro de seu transplante, ressaltando a nobreza da composição. No Japão, estas taças são feitas sob encomenda com a mão para o navio enfatizou perfeitamente a idéia de mestres bonsai.

Aproveite ao máximo o bonsai é muito difícil e longo, mas e emocionante. Vamos olhar para os passos de crescer uma árvore de bonsai.

A escolha de um lingote de madeira para bonsai

Primeiro você precisa escolher uma planta - é melhor não tomar uma cópia da rua, e a planta jovem, que viviam originalmente no recipiente e adaptou-se a tais condições.

Você pode também especificamente para a criação de bonsai mudas crescer - mas é mais longo.

As plantas jovens são as raízes podadas e colocá-lo em uma tigela plana. A taça original foi tomada o mais simples, sem enfeites.

Na primavera, as árvores são cortadas superior e lateral brotos.

Depois disso, um tronco de árvore está começando a ganhar espessura e a altura permanecerá pequena.

Verão a planta é melhor para segurar a rua, mas nos bonsai inverno colhidas na sala frost-free - suas raízes não estão adaptados à geada.

galhos de poda regulares e raízes

Nos meses e anos seguintes, a poda é repetido muitas vezes.

ramos de acabamento, particularmente grossa, deve ser muito cuidadosamente. Para aparar deve comprar um podador especial com uma lâmina côncava e garantir que as suas lâminas são afiadas. Tesouras de poda traz tão pouca madeira danos - cortes curar lugar mais rápido.

A cada ano, o futuro do bonsai deve ser removido do copo e aparar as raízes do mesmo.

Rins para o cultivo de coroa

Quando a espessura desejada do barril está formada, um rim poucos à esquerda na árvore para o desenvolvimento de ramos.

A partir deste momento começa o trabalho em forma de coroa bonsai.

O ramo principal para bonsai coroa esqueleto

Você tem que esperar até que os ramos se formará.

Depois disso bonsai deixar vários ramos para posterior formação da coroa, eo resto é cortado.

Moldar ramos bonsai

Para moldar os ramos usando o fio bonsai - alumínio ou cobre. espessura do fio deve corresponder aproximadamente a espessura dos ramos.

Fio ordenadamente envolvido em torno do tronco e ramos das árvores, dando-lhes a direção certa. Para se opor ramos utilizar uma única peça de fio.

As pontas dos ramos beliscar a melhor do ramo.

poda de formação regulares

Depois vem a parte interessante.

Árvore vai aumentar gradualmente em uma direção que ele define o fio.

Endireita o fio, garantindo que como bonsai crescimento. Regularmente encurtar os brotos de galhos de árvores melhores e permaneceu compacto.

Transplante de bonsai em uma tigela decorativo

Quando os bonsai estará pronto, você terá que escolher a taça adequada e considerar o arranjo inteiro é inteiramente para ele.

Após o transplante, seus bonsai pode ser considerado pronto. No futuro, ele vai precisar de poda de formação regular.

Se o bonsai é feita a partir de árvores ou arbustos de frutos, ele continua a florescer e dar frutos no tipo usual de tempo - como um espinheiro-alvar nesta foto.

o bordo há mais de 80 anos! mão hábil de um mestre Bonsai na árvore em forma de coroa em camadas. Sob esta bacia bonsai profunda como a altura do navio tem de ser proporcional ao diâmetro da copa.

bonsai zimbro, Kroon que polukaskadom formado. De acordo com a árvore escolhida tigela de forma irregular que imita a depressão na encosta rochosa.

árvores bonsai deve ser vantajosamente posicionadas em suportes e bem iluminado - para que o visitante do jardim pode admirá-los de longe em primeiro lugar, e depois, aproximando-se, considerar a sua coroa filigrana.

Os jardins no estilo oriental muitas vezes decorado com bonsai. É típico de um jardim japonês - uma ponte vermelho, lanternas de pedra, árvores em miniatura e gigante gramíneas - carriço, bambu e outros.

No entanto, se você seguir este exemplo e decorar o seu jardim de verão com árvores em miniatura - não se esqueça de protegê-los de inverno e outono geadas. Especificidade do sistema radicular em bonsai não permite que ele para passar o inverno nas latitudes médias na rua.

Agradecimentos para o artigo, se for provado pelo caminho - imagens visuais arrefecer facilitar um entendimento comum sobre o tema, mesmo para mim, um homem distante de crescer algo)))) Na minha opinião, a crescer tal milagre é muito mais divertido do que comprar por muito dinheiro pronto e pensar : e se vai sobreviver. especialmente porque, ao mesmo tempo pode ser de algumas mudas diferente-migalhas para tentar tomar em mãos e forma dependendo de suas fantasias. Obrigado mais uma vez!

geralmente muito legal! Sou engenheiro agrônomo, mas isso de alguma forma não achava que fora simplesmente formado taças coroa sem fio ... ... é apenas além das palavras. very nice!

Artigo escrito brevemente e claramente, isso é o que eu estava procurando)

Apenas eu expressar minha gratidão por este artigo! Nunca bonsai não é cultivada, mas realmente quero tentar. Aqui todos os detalhes descritos e muito clara. Obrigado mais uma vez!

Bonsai - uma árvore em uma bandeja: cuidado especial e cultivo em casa

Segundo a lenda, o imperador chinês decidiu assistir seu país em primeira mão, o que os mestres da China teve que criar uma cópia pequena das casas, pessoas e, claro, árvores. árvore de bonsai em miniatura, quase mil e quinhentos anos atrás, em primeiro lugar conquistado no Japão, mas hoje é uma habilidade incrível para conquistar o mundo.

Como muitos séculos atrás, o produtor objetivo, bonsai entusiasta - Jogue criações da natureza. As cópias pequenas de carvalhos, bordos, pinheiros, Sakura ou figos têm proporções realistas, eles vivem, de acordo com a natureza de rotina da rotina. Se o pote é cultivada árvore de folha caduca, floresce, folhas e entra em dormência de inverno.

Como semelhança hábil de madeira real é formada por mão, o cultivo e cuidados de bonsai - é trabalhoso, demorado, exige conhecimento, paciência e compreensão das necessidades do seu animal de estimação verde.

No entanto, mais e mais recém-chegados com entusiasmo retoma o trabalho difícil, mas muito excitante. Como crescer bonsai em casa e cuidar de uma pequena cópia desta árvore?

Entre os não iniciados nos meandros de técnicas agrícolas antigos são da opinião de que as árvores bonsai japonesas - uma planta derivada suas sementes especiais. Isto não é assim. cultivadores experientes sabem muito bem que o pequeno abeto, pinho, maçã e glicínias surgiu a partir de sementes convencionais, e torná-los para moderar seu crescimento e mudar de forma poderiam apenas as mãos humanas.

Como crescer casa bonsai: formas comuns

Se o florista está apenas começando a ter um interesse em bonsai, a maneira mais fácil de comprar já está formada, por exemplo, ficus ou planta cítrica. Ela vai ajudar a dominar todas as técnicas de evitar a rega normal para aparar e ajustar a forma do tronco e galhos. Experiência iria para tarefas mais complexas.

Crescer Bonsai casa de várias maneiras:

  • por semeadura gostou da cultura e da subsequente mudas "educação";
  • utilizando as estacas enraizadas;
  • a formação de plântulas a partir do viveiro ou animais selvagens;
  • transferir para o vaso, e a correcção já é um espécime cultural ou selvagem adulto.

O mais rápido destes métodos é a formação de coroa e raiz do sistema de um ou mudas de dois anos. Tal planta já é desenvolvido raízes, com a sua porção de superfície proporciona espaço para a imaginação e pode ser modificada de acordo com os planos de cultivador.

Entusiastas que estão interessados ​​em como crescer um bonsai a partir de sementes, você deve saber que este caminho é o mais longo, mas também gratificante. Aqui, o controle do homem planta tem, literalmente, após pipping a semente, e para mudar a forma de brotos e raízes é mais fácil por causa de sua flexibilidade.

Não necessariamente escolher madeiras exóticas ou arbustos. A principal coisa é que a planta tinha folhas pequenas e um pequeno aumento anual, ou "domesticar" a árvore bonsai futuro será muito mais difícil.

Escolhendo a árvore de bonsai adequada

Que tipos de plantas adequadas para a árvore de bonsai no estilo japonês? Para obter rapidamente uma árvore atraente, é possível prestar atenção:

  • em espécies de citrinos de apartamentos, tais como Calamondin ou de limão natural;
  • romã em miniatura;
  • um Ficus benjamina incrivelmente comum e despretensioso;
  • em variedades ornamentais de maçã;
  • no salgueiro;
  • em pinheiros atrofiados;
  • em vários tipos de bordo.

A seleção adequada para árvores bonsai é incrivelmente grande, e muitos deles - os habitantes indígenas da Rússia, e são encontrados em jardins, parques, parques urbanos e florestas. composição magnífico obtido a partir de irgi e bérberis, espinheiro, acácia, bétula, baga de sabugueiro e tília, árvore do fuso e carvalho.

Antes de cultivar bonsai, com base no tipo de planta, determinar sua altura futuro e estilo.

Sementes de árvores e arbustos, bonsai adequado para ser dividido em dois tipos. Parte da colheita é imediatamente pronto para germinar, mas no "programa" de muitos tipos de evolução estabelecidas durante a hibernação, quando o germe espera estação fria. Em casa, ajudar a simular estratificação inverno.

Sementes de árvores bonsai japonesas para 3-5 meses durante a colocação ou a areia molhada esfagno musgo, após o que o recipiente é colocado no frigorífico. Quando um pequeno temperatura positivo em sementes ambiente húmido preparação para o crescimento. Quando vai levar ao calor, broto rapidamente despertou. Para as espécies perenes, e sementes de plantas que possuem uma particularmente forte escudo-se utilizando o calor ou contraste de temperatura.

Sementes da sementeira é realizada a partir da primavera ao início do outono. As mudas obtidas na segunda metade do verão, já está na necessidade de iluminação, que é indispensável no outono e inverno.

Germinação e mudas primeiros meses de vida, utilizando um substrato de areia-turfa luz ou comprimidos turfa humidade embebidos e marcados. Enquanto na superfície não parece brotar, a capacidade deve ser no escuro sob o filme. A temperatura do ar é seleccionado dependendo do bonsai crescido.

Para evitar a condensação e apodrecer teplichku ao ar. Quando os rebentos dentro de fornecer um pequeno ar fresco e mudas transferidas para a luz. Como mudas necessários regadas e fertilizar as composições complexas. Quando a planta alcançou uma altura de 10-12 cm de altura, que é transplantado.

Nesta fase, a raiz principal podada por um terço, para abrandar o crescimento vertical de árvores. Imediatamente começar a moldar o futuro do barril, que utilizam fios de cobre.

Escolhendo panelas e solo para bonsai

árvore de bonsai é muitas vezes chamado crescido em uma bandeja. Para limitar o crescimento do animal de estimação, é plantada no recipiente notoriamente pequenas e raso, em paralelo para a formação e de corte para fora de uma porção do sistema de raízes.

Ao selecionar um pote para bonsai é necessário considerar que, ao longo dos anos e a árvore se torna grave, particularmente quando imprópria forma inclinada ou em cascata pode perder a estabilidade. Portanto, para bonsai, com dimensões de poucos centímetros até 9 metros, tradicionalmente feito enorme, muitas vezes, vasos de cerâmica, taças ou recipientes de diferentes formas e estilos.

Na parte inferior do recipiente deve ser um furo de drenagem e não um. Eles são usados ​​não apenas para drenar a água, mas também para a planta de fixação.

Proteger plantas e protegê-lo de infecções fúngicas do sistema radicular vai ajudar o processamento da panela para solução bonsai quente de permanganato de potássio ou queimaduras com água fervente.

Solo para bonsai não é concebido apenas para fornecer energia para a planta e reter a umidade, deve ajudar as raízes para ganhar uma posição em uma quantidade relativamente pequena de maconha. Portanto, para as cópias em miniatura destes carvalhos, limas, limões, de bordo e outras árvores de utilizar um substrato especial.

No Japão, por muitos séculos tal mistura com base em certas argilas refere akadama. Para mais nutritivo e o desaperto da substância granular é adicionado solo fértil e areia:

  1. Para as espécies de folha caduca bonsai recomendado substrato inclusão 7 partes terra turfa e 3 partes de um grande areia lavada.
  2. cultura floração cultivadas em uma mistura de 7 partes de húmus, areia, e três partes do húmus uma parte à base de gordura.
  3. Coníferas, os mais populares entre os amantes dos bonsais que necessitam de terra solta especial, para que tome 3 partes do solo relvado e 2 partes areia lavada.

Antes de preencher o solo pote para bonsai resolvido, removendo as impurezas que podem danificar as raízes, peneiradas e esterilizados. Na parte inferior do recipiente de providenciar a camada de drenagem para drenar o excesso de humidade.

cuidado da árvore bonsai em casa

árvore em miniatura pequena para comprar, receber o jovem raiz mudas ou caule gostou da raça. É importante saber como cuidar de árvores bonsai.

Constantemente limitar o crescimento, formando uma coroa e crescente bonsai em uma panela pequena, uma pessoa muda completamente a vida da árvore ou arbusto. Portanto, cuidado para uma tal cultura é muito diferente de cuidar de outras plantas de interior.

O principal objetivo do produtor - para ajustar a rega negócio bonsai com que, quando um pequeno volume de solo e uma panela rasa cheia de raízes, não é fácil.

rega apenas produtores disponíveis foram especialmente em forma anteriormente pode ou a capacidade para imergir o vaso de bonsai em uma tigela de água para molhar o solo abaixo. Hoje, a planta é a irrigação amplamente utilizado ou irrigação por gotejamento que permite dosagem e sem o risco de desfocagem umedecer o solo sob o bonsai.

Para regar tendo apenas um pano macio, derretido ou defender a água. Durante o período de crescimento das plantas precisam de mais umidade, com o início do outono e se aproximando período de dormência reduzir a rega e gastar menos, focando a condição do substrato.

A alimentação é efectuada a intervalos de 2-3 semanas, utilizando a sua mistura de diferentes culturas e épocas do ano. Existem suplementos minerais com base em algas para bonsai japonesas.

Você não pode deixar a planta sem poder, mas é igualmente importante para não overfeed bonsai. Portanto, sob os cuidados de árvores bonsai na limpeza de casa é feito com muito cuidado:

  • mola, à taxa máxima de crescimento incluindo um fertilizante duas vezes mais azoto do que potássio e fósforo;
  • proporções verão deixado inalterado, mas a concentração é reduzida a metade;
  • mais perto para cair, particularmente para culturas de folha caduca duas vezes aumentar de potássio e fósforo e azoto, pelo contrário, reduzida.
  • floração e árvores e arbustos, como mais curta de potássio na formação dos botões de flores e ovários frutíferas.

Quando o inverno chegar às mudanças evergreens nada exóticos, mas árvores coníferas e decíduas tem que se preparar para o inverno. Como cuidar de árvores bonsai no inverno? Se o clima permitir, eles são deixados nas ruas ou são inseridos no terraço não aquecida. O sistema radicular de um pequeno pote de bonsai pode sofrer primeiro, por isso, adicionalmente, porto e no chão um pouco seco. Com o início da planta primavera acorda novamente e necessidades de rega, adubação e obrigatória para moldar coroa bonsai e raízes.

Cultivar bonsai: instruções passo a passo com fotos

Bonsai - anão, mas é árvores absolutamente saudáveis ​​e muito bonito, que estão envolvidos no cultivo no Japão. Não é tão fácil de crescer um bonsai por todas as regras, porque estas plantas requerem atenção e cuidados especiais. Se você quer fazer o cultivo de bonsai a partir de sementes em casa, use as dicas deste artigo.

Inicialmente bonsai teve origem na China, que foi chamado de "pentsay" e só mais tarde esta antiga arte foi transferido para o Japão e desenvolvido lá. Diz a lenda que um dos imperadores queriam construir uma versão em miniatura de seu império, e que ela tinha crescido para estas árvores anãs. Estas árvores anãs crescer com as mãos que está longe de cada dona de casa hoje estão cada vez mais sendo usado para decorar o interior com suas próprias mãos.

Para crescer bonsai correta, você precisa adquirir as habilidades e conhecimentos necessários. Esta é uma arte muito difícil, mas, no entanto, em sua própria oriental fascinante e misterioso. Para plantar as sementes podem ser usadas, estacas e enxertos. Incluindo o seu cultivo tomar árvores silvestres de pequeno porte, que cresce no ambiente selvagem de condições estritas. geadas severas, ventos fortes e secas prolongadas parar ou abrandar o crescimento da árvore. Aproximadamente as mesmas táticas e ações utilizados na arte do bonsai.

Raízes e ramos de árvores anãs podadas em um sistema especial, e até mesmo galhos e trançado e amarrado com fio de cobre. botões desnecessários, brotos e folhas são removidos e os troncos de árvores podem ser adiadas ou dobrá-los por ter sido escolhido pela forma mestres. Crescimento desacelera bonsai através das seguintes ações:

  • Compressão de suas raízes.
  • Os potes mínimos de volume.
  • moída, onde quase não há micronutrientes.
  • Falta de substâncias nitrogenadas necessárias.
  • O impacto do vento.
  • Exposição ao calor.
  • A exposição a um arrefecimento brusco.

    Quando o excesso de luz e quantidade insuficiente de substâncias nitrogenadas em plantas nos grãos de clorofila selvagens ficar juntos e morrer. As plantas que vivem em condições de humidade elevada pântanos onde é obtido a partir de um excesso de protecção solar, - eles são formados de couro folhas pequenas dimensões e cutícula suficientemente espessa.

    Além das limitações no crescimento do bonsai tem outras regras que dizem respeito à forma escolhida da árvore. Naturalidade e a forma apropriada de regras - estes são os dois componentes do aparecimento de uma árvore anã. Há muitos tipos comuns de bonsai, diferindo de outras formas e, às vezes tamanhos. E, embora a altura total da árvore para a lei não deve exceder um pé, agora especialistas nesta área começou a crescer árvores e maior.

    madeiras usados ​​também afetam a aparência geral do bonsai árvore resultante. Por exemplo, de fibra longa será agradável aos olhos durante todo o ano, uma vez que não tem folhas, o que poderia cair. Bonsai, com belas flores ou frutas, irá mostrar-se em toda a sua glória em determinadas épocas do ano. Há mesmo espécies que são a cor mais marcante de folhas no outono.

    Formas de cultivo de bonsai em casa

    Como mencionado acima, árvores bonsai tipos diferem umas das outras na sua forma e a colocação num vaso. Eles estavam lá muito, e isso é as mais comuns:

    1. "equilibrada" (Tekkan) - árvore que cresce em linha reta e tem raízes fortes. Distingue-se pelo fato de que também tem uma grande tronco. variedade da raça, pode atender e vidoeiro são usados ​​para isso, e o pinheiro, e elm.

    2. "The Rock" (sekizhezhu) - rock paisagem imitação. Muitas vezes, cereja ou carvalho é cultivada por ela.

    3. "inclinado" (Shakai) - em contraste com a árvore anã direta "Tekkan" deste tipo é ligeiramente inclinada para longe da linha vertical.

    4. "Bent Wind" (kengay) - este bonsai é semelhante ao "Shakai", mas ele inclinou mais parecido com ele ao longo dos anos um forte vento soprou. Às vezes, uma árvore pode cair ainda abaixo do seu pote. Os ramos deste tipo, também, o efeito correspondente de um vento forte e muito - eles têm a mesma direção. É importante pot Kang era estável, porque não é de estranhar que, em tal caso, é importante manter um equilíbrio na composição.

    5. "Dead árvore" (sharimiki) - uma árvore que não tem casca. Neste caso, parece que ele está morrendo ou já sem vida.

    6. "Dois Canos Fumegantes" (kabudati) - um tronco bifurcada ea coroa geral. Há também duas árvores em um pote, mas eles crescem, como regra, ainda um ponto.

    7. "Hieroglyphics" (bunzingi) - esta árvore tem uma coroa de folhas apenas no topo dos ramos, que neste caso é quase desprovida do barril. Acredita-se que as coníferas, neste caso, parece particularmente interessante.

    8. "multilateral" (ECE-ue) - bem como "kabudati" não é uma única árvore, mas várias árvores bonsai, unidos em um pote. Neste caso, há uma imitação em miniatura do pequeno bosque.

    9. "Polukaskad" (Khan-kengap) - base das árvores bonsai deste tipo crescem para cima, mas depois o tronco começa a curvar-se. Neste caso, também, importante reservatório de resistência, em que os bonsai crescimento.

    Além da árvore no pote podem ser pequenas casas e figuras, e a terra está frequentemente coberta com pequenas pedras ou musgo verde. De árvore bonsai, você pode criar uma composição inteira que imita a paisagem natural.

    Leia também: como fazer frisado bonsai

    Cuidar de bonsai em casa

    Ao comprar uma árvore existente que você precisa saber as regras de atendimento para esta planta bonsai Deve ser hora de podar corretamente alimentados e para fornecer a quantidade certa de água. Foi removida a partir dele no inverno especialmente grandes galhos e recortada de acordo com a forma seleccionada. Para estas operações utilizam apenas ferramentas limpas e nítidas. Quando o transplante necessário remover as principais, as raízes grossas de árvores para proporcionar um crescimento lento.

    Molhar árvores em bonsai frequente, embora não muito abundante. Deve-se notar que a quantidade de humidade necessário depende das espécies, como é conhecido para as coníferas requerem uma porção menor de água do que a madeira. árvores de pulverização muito desejável. Toda semana no verão e anão devem ser alimentados, e não fertilizantes comuns, e especial concebido precisamente para essas árvores. No inverno, é feito apenas uma vez por mês.

    Cultivar bonsai em casa, bem como a sua manutenção exige a adesão a certas regras. Neste caso, você vai crescer belas árvores para decoração de interiores no estilo do minimalismo ecológica. Experimento e crescente coleção de plantas de casa nova espécie.

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    44 − = 35