Como ligar uma lâmpada quando três fios

Conectando os lustres com as mãos

Simples, aparentemente operação - instalação de um novo lustre - familiarizados com a pessoa eletricista pode coto: um monte de fios e não está claro quanto ao que combinar. Como ligar o seu lustre com diferentes números de chifres (e fios) para o interruptor e vai discutir.

Preparação: a continuidade e a determinação das fases de tecto

Aqueles que são um pouco ícone para a rede elétrica não é necessário, o resto vai ser útil. Uma pessoa que não tem nenhum negócio permanente com a eletricidade pode ser difícil de navegar. Para evitar confusão, vamos dizer tudo em ordem, como os encontrados no teto nos condutores de fase (ou fases) e zero a ver com o solo. E então, como um monte de fios no candelabro, para se conectar com aqueles que se destacam no topo. Como resultado, os lustres de conexão com suas próprias mãos será uma tarefa simples para você.

Se a fiação já está feito, ficar no teto, dois, três ou quatro fios. Um deles - exatamente "zero", eo resto - fase ainda pode ser aterrado.

O fio terra é nas casas de construção nova ou recentemente renovado

O fio terra é, nem sempre, mas nas casas de construção nova ou renovada, com a substituição da fiação elétrica. De acordo com o padrão tem a cor verde-amarela e está ligado ao mesmo fio no lustre. Se o seu lustre, não é, o fio desencapado cuidadosamente isolar e deixar assim. Deixe-nezaizolirovannym não pode - você pode acidentalmente em curto-circuito.

Com o resto dos fios precisam entender que a "fase" e onde "zero". Em casas antigas todos os fios são geralmente da mesma cor. Acima de tudo - preto. Em novos edifícios pode ser preto e azul, ou marrom e azul. Às vezes não é vermelho. Para não especular sobre as cores mais fácil para tocar-lhes.

em cada tecla e um "zero" - - o fio comum do teto, se você tem três fios, e no interruptor de parede dvuhklavishny, você deve ter duas "fases". Prozvanivat pode multímetro (tester) ou indicador chave de fenda (esta chave de fenda especial com uma lâmpada que acende quando a tensão disponível). Ao trabalhar para traduzir a chave na posição "on" (entrada automática também está incluído no painel). Após a continuidade, mudar as chaves para uma posição "off". Se possível, é melhor reduzir o painel e da máquina e conectar o lustre com o off poder.

fios de continuidade no temterom teto

Como tocar e para determinar o testador fio mostrado na foto. Expor o interruptor de "V", escolher a dimensão (superior a 220). Alternando pares de fios tocar sondas (sondas, mantenha os punhos para não tocar os condutores nus). As duas fases entre eles não é "tocar" - para exibir as alterações não vão. Se você encontrar um par, o mais provável - é uma de duas fases. Terceiro fio é provável que "zero". Agora, cada uma das fases propostas conectar sondas para zero. O display deve ser de 220 V. Você vai encontrar de zero - nas especificações internacionais é indicado pela letra N - e duas fases - são designados L. Se todos os fios da mesma cor, de alguma forma rotulá-los: pintura, marcador de cor, um pedaço de fita adesiva. Fase - uma cor, de zero - um.

indicador chave de fenda trabalho mais fácil: basta tocar o seu fim a um condutor nu. Luzes - fase não - zero. Muito simples.

Usando um indicador chave de fenda para a busca de fase

Se os fios saindo apenas dois, um deles - a fase, o outro - um zero. Ao mesmo tempo em um interruptor de chave. Sem outra escolha.

Conectar lustre com apenas dois fios, um dos quais é aparafusado na fase do outro para zero. A muito - não importa. Se a fase dois no teto, e interruptor na dvuhklavishny parede, há opções:

  • fase de torção com o outro e conectá-los a um dos fios do lustre. Neste caso, desligue a necessidade de traduzir para "off" os dois botões e interruptores a luz para estar em qualquer um deles.
  • Ligar o fio para uma fase, uma segunda isolados. Em seguida, o trabalho será apenas uma chave. A segunda - vazio.

Como conectar o lustre se houver apenas dois fios? Pelos mesmos fios no teto em nenhuma ordem particular

Em fios de lustres mnogorozhkovyh com precisão mais de dois. Com a nomeação de um verde-amarelo, decidimos. It - aterramento. Se o mesmo fio é no teto, conectar-se com ele. Com o resto, também, precisa entender.

Lustre com 3 fios ligados um pouco mais complicado. Se um deles - a terra (amarelo-verde), você pode:

  • ignorar - se os fios são da mesma cor (ou similar) não é no teto,
  • conectar-se a mesma cor.

Na verdade, nenhuma outra escolha. Três fios principalmente em luminárias com uma lâmpada. Com dois - um projeto desatualizado, com três - mais moderno, em linha com as recomendações atuais.

Conectando-se a um interruptor de dois

Ligue cinco, quatro, dvuhklavishnomu trehrozhkovuyu lustre para ligar o mesmo princípio. De cada um dos chifres é de dois fios coloridos. Na maioria das vezes, são os fios azul e marrom, mas há outras variações. Para a conexão ao switch double todos eles precisam ser divididos em três grupos: de duas fases e um zero.

Conectando lustres pyatirozhkovoy aos duplos (duas teclas) Interruptor

Em primeiro lugar, todos os fios azuis combinados uns com os outros e assim torcida. Isto é - zero. Em princípio, é possível tirar o fio de uma cor diferente - para a iluminação não importa. Mas o padrão é "zero" significa azul. É importante que em uma torção não bater fios, pintados em uma cor diferente. Na foto abaixo você pode ver que todos os condutores em azul são combinados em um único grupo. Este é o "zero".

Ora, o restante é dividido em dois grupos. Discriminação arbitrária. Um grupo de luzes vai ser mudado de uma chave, o segundo - a partir do outro. Em lustre pyatirozhkovoy normalmente combinados 2 + 3, mas é possível, e 1 + 4. Nas duas variantes também chetyrehrozhkovoy - 2 + 1 ou 2 + 3. Mas, com três lâmpadas sem opções: 1 + 2. fio dividido torcer o outro. Recebemos dois grupos que estão ligados à "fase" no teto.

Antes de ligar o lustre, os condutores são agrupados

Como ligar o interruptor para um único lustre

Se os fios no teto, apenas dois, e o lustre - muito, mas apenas duas cores, é simples. Todos os condutores da mesma cor torcer a parte nua e está ligado a um dos fios no teto (não importa com o que). Recolher em um arnês todos os condutores da segunda cor e anexar a segunda teto. lustres fiação, neste caso, é mostrado abaixo.

Esquema de ligação lustres para mudar de um botão

Com esta inclusão vai simultaneamente acender todas as lâmpadas.

Quando se trabalha com eletricidade há ninharias. Porque os fios de conexão no lustre fazer todas as regras. Quando combinado no mesmo grupo, eles não são suficientes para simplesmente torcer e tampa de rosca.

Ligue os fios dos lustres e a necessidade de mudar para a caixa de terminais

Esta torção, eventualmente oxidar e começar a aquecer. Altamente Desejavelmente, tais conexões de solda. Se você sabe como lidar com um ferro de solda e estanho, irá fazê-lo. Por isso vai ser garantido um contato normal e aquecer conexão é.

Agora, como conectar os fios dos lustres para os fios do interruptor (até o teto). De acordo com as mais recentes regras de torção não são permitidos. Você deve usar a caixa de terminal. A maioria dos lustres modernos estão equipados com eles. Se não - comprar em qualquer loja de ferragens e vende equipamentos de iluminação.

Ao usar uma caixa de tal terminal há um problema: encalhe de um grande número de fios no buraco só não subir. Rendimento: a um composto de fio de solda (cobre, sólido ou cadeia simples, uma secção de não menos do que 0,5 mm2). Este composto é bem isolado, e na caixa de terminais de inserir a extremidade livre do condutor soldado (longa não é necessária - 10 cm, é mais do que suficiente).

Inserindo os terminais de todos os fios de lustres, e apertando os parafusos, toda a estrutura é aumentada para o tecto. Lá, ela foi pré-fixados, e depois para os terminais no fim de conectar os fios. É importante definir um contra o outro "zeros". Fase para as fases são ligados em qualquer ordem.

Como dividir os fios no candelabro, como um condutor ligado ao bloco terminal e um lustre - está tudo lá no vídeo.

Conectando lustres chineses

A maioria dos lustres relativamente baratos no mercado vêm da China. Como eles são bons, por isso é uma grande escala, mas com a qualidade da montagem elétrica há problemas. Portanto, antes de conectar o lustre, é necessário verificar suas características elétricas.

Primeiro, verificar a integridade do isolamento. Eles podem ser montados em um chicote de fios e curto-circuito no caso. Tester não deve mostrar qualquer coisa. Se qualquer indicação, você tem duas opções: procurar e substituir fio danificado ou atribuível ao câmbio.

A segunda fase do teste - para verificar cada trompa. A partir do chifre são dois fios. Eles Chuck soldados aos dois contatos. Cada prozvanivat fio com o contacto correspondente. O dispositivo deve mostrar uma falha (curto-circuito ou o símbolo do infinito, dependendo do modelo).

Depois de se verificar início ao grupo dos arames, tal como descrito acima.

Ligar lâmpadas de halogénio (com controlo remoto e sem)

As lâmpadas de halogéneo não operam em 220 V e 12 V ou 24 V. Uma vez que em cada um dos transformadores de deslocamento definido e todo o circuito está montado e pronto para a instalação. Eles permanecem livres apenas dois condutores, que deve ser ligado com arames salientes a partir do tecto. Conectados em uma ordem arbitrária, "fase" e "zero" - não importa.

Se o lustre é equipado com controle remoto, um transformador acrescenta outra unidade de controle. Connection é semelhante: há dois condutores a serem conectados com Teim que há um teto. Indo para o outro lado, um terceiro condutor (que fina) - é uma antena pela qual "se comunicar" ea unidade de controle remoto. Este condutor permanece no interior do copo, de tal forma em que ele existe.

Como conectar o lustre com controle remoto, consulte o seguinte vídeo.

Simplesmente artigo elegante, que dividi-la. Muito obrigado!)

Graças ao autor para o artigo. Mastigado por 5 pontos.

Estou à procura de um artigo tão detalhada, mas apenas uma vez e torça os parafusos, flacidez ao longo do tempo. A manga é uma boa opção, mas pode ajudar a conectar os fios 5, de zero? Mais uma vez, torcer e empurrar a manga? Wago decidir sobre "tee" em miniatura. Ou seja, É semelhante a um filtro de linha 6 pontos de venda, que furam uma lâmpada de mesa, aquecimento, TV, oi-fi telefone móvel de carregamento, por exemplo, bem ou "6 Lights". Mas cerca de Wago informações conflitantes tanto na Internet e a falta de informações claras e detalhadas no site oficial, que parecia especialmente algo manter volta. Que eu novamente escolheu mangas NSHVI +, mas mangas com 6 torneiras não pode ver.

Acrescentaria uma ponta que o fio neutro é de preferência ligada à parte roscada do cartucho, como é por vezes o bulbo balão cai fora a partir da base e que é necessário para transformar o restante de um alicate ou mãos. E se você esquecer de desligar o interruptor, e se a fase da parte de rosca, você pode obter sob estresse

Você tem razão. Obrigado pelo esclarecimento.

Bem-vindo! Eu tenho algumas perguntas sobre a produção lustres da China, para iniciar a dois deles:

1 - Será substituindo lâmpadas de halogéneo disponíveis com LED?

2 - se possível a substituição das lâmpadas de 12 V a 220 V, com a excepção do circuito, é claro, transformadores?

Outras questões relacionadas diretamente conectar, após a sua resposta.

As lâmpadas podem ser substituídos, mas a lâmpada deve ser de 12 a 220 W. Em substituição não é possível, já que todos os componentes são projetados para baixa tensão.

Obrigado. Quais componentes de um discurso? Fiação dentro do candelabro?

Obrigado, mas não era um eletricista instalou o lustre)

Prompt, mudou-se para um novo edifício, há 4 fios saindo.

Alternar dvuhklavishny, portanto, há 2 fases, uma de zero e de ligação à terra.

A questão é que temos um lustre muito antiga (antiguidades), shestirozhkovaya e fora das varas de 3 fios azul, eu estou preso.

Você, provavelmente, o lustre é também a fase 2. Tome o testador e fios prozvanivatsya pares que vão desde os lustres (Tester posição Continuidade, as sondas de toque para o ponteiro fios devem desviar-se, em seguida, diga "Ligar" linha). Deve ser a seguinte: um dos fios vai chamar os outros dois. Este fio será "neutra" ou "zero". Os outros dois - fase. Estes dois fios de fase uns com os outros não tem que chamar. Para distinguir entre esses fios, tais como a sua marca. Por exemplo, a colagem neutra de um pedaço de fita adesiva ou marcador / prego tiras de tinta de verniz. Quando você se conectar aos lustres de switch, neutro é conectado ao fio fase neutra - com a fase.

Como conectar o lustre com 2, 3, 4 ou mais fios com as mãos?

O que é um dispositivo elétrico? É uma luminária de teto moderno com múltiplas lâmpadas removidos a uma distância igual uma da outra. A principal tarefa de lustres fornecer iluminação suave, sem sombra do quarto. As fontes de luz pode ser usado incandescente, LED ou fontes de luz fluorescente. lustres de instalação é a parte final do design de interiores. Instalá-lo não é tão difícil como pode parecer à primeira vista. Necessário habilidades elétricas mínimas e um conjunto padrão de ferramentas simples. Para instalar foi fácil e seguro, você pode seguir as seguintes instruções.

Preparação: a continuidade e a determinação das fases de tecto

Primeiro você precisa determinar como muitos fios expostos no teto e que eles precisam. Dois fios salientes significa que todas as luzes serão comutados em simultâneo, permitem que três ou mais combinada com a activação ordem. Um acordo eletricista experiente com ele sem dificuldade, mas vai ser difícil para iniciantes para entender onde a fase e zero, eo que fazer com o solo.

É encontrado apenas nas casas de construção nova ou em áreas onde o reparo foi feito com todos os requisitos de fiação elétrica. Ele tem uma pele amarelo-verde, está ligada a um fio da mesma cor da lâmpada. pode não ser nas casas mais antigas. Se o lustre conector há espaço para o solo, o fio deve ser isolada para evitar curto-circuitos.

Os fios restantes podem ser de qualquer cor - vermelho, preto, branco, com cor fio opcional irá corresponder a "fase" ou "zero". Para determinar com precisão onde as extremidades de fio, que é necessária para tocar um testador de chave de fenda ou indicador especial - um dispositivo com LED incorporado, que indica a presença de tensão. A inspeção é realizada com rede habilitada ea posição interruptor de parede "on". Como alternativa, tocar as extremidades nuas dos fios e ver o resultado. Fase irá acender a luz indicadora na chave de fenda e o multímetro exibe o valor de tensão de 220 V. Deve notar-se que o dispositivo de teste irá mostrar apenas entre a tensão e de fase zero. Para mudar de um botão ainda mais fácil - os dois fios no teto, um deles é zero, ea segunda é a fase. Antes de roan lâmpada trabalhos de ligação desligue o fio, é desejável fazê-lo off-chave no medidor.

A opção mais fácil e mais comum - dois fios no teto e dois fios no lustre e uma parede interruptor de um só botão. Basta conectar as pontas. É desejável ligar de tal modo que o zero foi levada directamente para o lustre e o interruptor de desligar de fase. Para a instalação, você pode usar almofadas especiais ou torcer com isolamento subsequente.

Desde as duas fases e a dvuhklavishnym seguinte opção opções. Um fase é isolado, e a segunda está ligada ao lustre. Neste caso, uma chave não for usado. As fases são interligadas e ligadas aos candelabros fio. Em seguida, mudar a lâmpada será qualquer tecla.

Conectando-se a um interruptor duplo.

Ligue 2 ou mais alfarroba lustre sempre no mesmo princípio. De cada lâmpada é de dois fios coloridos, recolher todos eles e dividir em três grupos - duas fases e neutros. Todos os fios da mesma cor são torcidos juntos. Este será zero para o fio padrão deve ser azul, mas se você estiver usando outro está bem. Os fios restantes em qualquer forma é dividida em dois grupos, com o circuito de comutação obtidos de lâmpadas 1 + 3, 2 + 2, 2 + 3. Os fios são trançados juntos e, em seguida, conectar aos respectivos terminais no teto.

Conectando os lustres para um único switch

O que se o teto dois fios e uma lâmpada de 3 ou mais. Neste esquema, os fios de ligação da mesma cor são agrupados. Uma torção é ligado ao condutor de neutro, a segunda para a fase. Quando você ligar todas as luzes do candelabro acenderá simultaneamente.

Brincando com eletricidade são ruins, então todo o trabalho é feito pelas regras. Torcendo um feixe de fios não é suficiente para simplesmente apertar terminal ou embrulhar fita. todos esses compostos é necessária para solda, então ele irá ser mais durável, melhor contacto, e será menos quente. O próximo passo - os lustres fios de ligação com fios que se estendem do switch. Usando a torção é inaceitável, de modo que a caixa de ligação aplicada. Se eles não estão completos, pode ser comprado em qualquer loja de ferragens. Quando torção espessura não passa através do orifício para fixação, de solda pode tentar contactar sua espessura de cobre desejada, mas não menos do que 0,5 mm2, em secção transversal. Ou comprar uma caixa de terminais maior, se o espaço permitir na luminária. Em seguida, sobe para o lustre de teto, finalmente juntar os fios e fase zero, todos os parafusos são puxados, após o que ela foi finalmente fixas no lugar.

Conectando lustres chineses

No mercado de lustres China apresentou muito bem. Devido ao seu baixo preço e grande variedade, são populares entre a população, mas com as dificuldades surgem enchimento elétricos. Recomenda-se antes de instalar e ligar à rede para realizar testes preliminares. Começamos com uma inspecção visual: ligações soltas, fio fino em secção transversal, a camada de isolamento fraco sobre eles já deve alertado. Para testar a qualidade do isolamento pode recolher todos os fios juntos e tentar curto-circuito-los para o corpo através do testador. O dispositivo não deve dar qualquer indicação. Se não for, então o lustre é necessário desmontar e remover a causa. Em seguida, verificou contato em cada chifre separadamente. Para esta cadeia prozvanivatsya estendendo-se desde o cartucho antes da extremidade do fio. Nesta fase, pode-se calcular o fio a partir do centro do pino no interior do cartucho para ligação subsequente à fase, como exigido pelas normas padrão e de segurança.

Ligar lâmpadas de halogénio (com controlo remoto e sem)

O princípio de funcionamento de lâmpadas de halogéneo construídos no filamento em um gás veículo com aditivos especiais (bromo, iodo). Isto faz com que seja possível reduzir o tamanho global da lâmpada e a tensão a 12 ou 24 V. Para este fim, cada lâmpada do transformador ajustado para baixo tipo. Normalmente, todo o esquema já está montado e pronto para usar, livre para permanecer dois fios que estão conectados ao zero e fase em qualquer ordem. Se acessório é equipado com um controlo remoto que é ligado ao transformador é também uma unidade de controlo. Connection, neste caso, é o mesmo. Não confunda o fio de ligação a uma antena que recebe o sinal do controle remoto.

O artigo veio sobre o tempo, justamente quando renovado, decidimos substituir todas as lâmpadas. Marido geralmente lidar de forma independente com a conexão, mas para o lustre de sala de estar com algumas luzes era difícil de entender. No entanto, a descrição detalhada, nos ajudou a lidar com os múltiplos fios e as próprias conexões. Ele tinha complicado aterramento, mas tudo passo a passo pintado, assim que este marido é capaz de lidar. informações úteis, especialmente para os recém-chegados.

Boa informação, quando estávamos envolvidos na reparação si conectar todas as guarnições, ou melhor, meu marido faz isso, e eu estava à procura de informações na Internet. Aqui todos os detalhes pintados em palavras simples.

Muito oportuna deparei com este artigo, meu marido e eu comprei um novo lustre e estão tendo problemas para se conectar. Antes isso era um típico velho sem zamarochek. I mostrou seu marido o artigo, ele percebeu rapidamente, e desligou.

Obrigado para o artigo claro e visual. não me eletricista, mas agora percebeu que conectar o lustre sozinho é bastante fácil, mas vai ter que gastar uma certa quantidade de tempo.

Bom e informativo artigo com um exemplo claro de como eo que fazer. Siga o passo a passo as instruções que são colocadas para fora, com minhas próprias mãos facilmente conectados candelabro, para o qual o autor de grande respeito.

Ltd. "MosStroy9quot; - pavimentos: linóleo, piso laminado, carpete, azulejos, etc ..

Como conectar o lustre com 3 fios?

Nu teto salientes gancho e os três fios. O padrão clássico para aqueles que escolhem para pendurar no lustre do teto! Auto-instalação é coisa muito problemáticas para muitos. No entanto, conectar o lustre com 3 fios é um piscar de olhos, a principal coisa a saber o princípio da distribuição de fios e abordagem completa para o caso. Onde e como conectá-los dizer a este artigo! E nós aconselham a comprar lustres em Podolsk.

na tensão da rede é de 220 volts, a derrota que pode levar à morte, é necessário lembrar, por isso não se esqueça de segurança. Cuidados devem ser tomados com a luz ambiente, usando uma lanterna. É possível realizar este trabalho durante o dia.

Depois de desembalar o lustre, você precisa verificar a superfície para a presença de condensação, pode aparecer no evento que a lâmpada foi trazida do frio. É necessário limpá-lo, e é melhor deixar por um tempo para secar. Antes de conectar o lustre com 3 fios do teto, você precisa para tornar a instalação do produto, que pode ser feito diretamente no chão.

ferramentas certas: multímetro, faca, indicador chave de fenda (indicador de tensão), alicates, fita isolante, bloco de terminais para 3 terminais. Além disso, a escada, folha lâmpadas marcador, folha de papel e um dispositivo de iluminação.

Por que a lâmpada se apagar três fios?

Dentro da base do lustre na verdade, existem mais fios, no entanto, estão ligados de uma maneira especial para os fios de saída são representados por três fios principais, que têm cores diferentes. Qual é o fio fase e um zero, não é tão difícil de entender. Eles variam em cor. Demonstrando a lâmpada no vendedor de loja pode contar em detalhes e mostrar que tipo de uma combinação de luminescência fornecido por este modelo. A mudança pode ser, mas precisa desmontar a base e fazer reinstalar os esquemas.

Como identificar o propósito dos fios no candelabro?

Basta utilizar um circuito eléctrico convencional, o que está nas lustres passaporte. Normalmente, isso indica o propósito de todas as três fios e como eles se conectam. De acordo com as normas de três cabos com códigos de cores como se segue:

  • Azul - nil;
  • fio castanho ou branco - fase;
  • terra de proteção verde-amarelo.

Na ausência de documentação da unidade de iluminação pode determinar a atribuição dos fios com um multímetro.

  1. multímetro ajustado em modo de continuidade, as sondas precisam momentaneamente curto-circuito. Um sinal sonoro que indica que o limite de medição foi seleccionada correctamente e unidade utilizável.
  2. Desapertar a lâmpada do abajur. Determinado visualmente em cartuchos de 2 contactos de mola: Fase no centro e um contacto de zero, que está localizado lateralmente.
  3. Desenrosque o cartucho de lustres. Precisamos encontrar neutro. Probe 1 multímetro colocar em qualquer lado do suporte do contato, o segundo deve ser alternadamente toque nos fios desencapados que saem da lâmpada. Em fios de contacto ouvir um som, que indica que o fio é zero. O fio marcado marcador.

Ligação de 2 lustres contorno à rede eléctrica.

Para conectar corretamente a lâmpada com 3 fios, 2 dos quais são de fase, é necessário inspeccionar o interruptor, bem como saindo de fios de teto. caso simples - 2 botão de pressão, e para fora do teto 3 do fio.

Identificar o propósito dos fios:

Precisamos tomar um ponteiro indicador chave de fenda, em forma e tensão. Ambas as chaves deve estar habilitado switch. Alternadamente tocar chave de fenda exibição para extremidades descascadas dos fios 3. Quando você toca uma fase condutores deve acender lâmpada sobre o índice de tensão. Agora é necessário observar os condutores de fase por qualquer marcador. Em seguida, desativar a chave e verificar o fio 3 novamente. Acender a lâmpada não deve ser! Agora, por sua vez ligar os condutores de fase para a luminária marcada fiação condutores de fase, ligue bem e neutros fios. Produzir um bloco terminal de composto utilizando ou a torcer usando fita isolante. Verifique o funcionamento da lâmpada, por sua vez, incluindo as chaves. feito trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

89 − = 85