fio terra

fio terra - marcas populares, ea nomeação de um cabo

Gasto em nossa eletricidade casa - é tremenda força impressionante, que pode facilmente matar um ser humano. Portanto, quando a fiação dispositivo deve primeiro cuidar da segurança dos usuários.

o "chão" palavra pode ser considerado em engenharia elétrica sinônimo de "segurança" por direito.

Neste artigo vamos falar sobre porque é que há um fio terra e quais os requisitos que deve cumprir.

Em condições normais, as partes activas de material eléctrico são separados de todos os outros isolamento, de modo tocar, por exemplo, para o corpo do utilizador não ameaça.

Mas em caso de acidente, o envelhecimento do material ou sua roedor danificar o isolamento pode ser quebrado, pelo que o alojamento ou o outro elemento é energizado. Cabe agora a tocá-lo, como imediatamente seguido por um choque elétrico.

Que em uma situação semelhante para enfraquecer ou até mesmo impedir completamente (quando conectado através de um RCD) efeitos atuais sobre o usuário, todo o equipamento que pode tornar-se vivo, ligue um fio separado para mergulhar no aterramento chão. Agora, o contato carga passa pelo usuário apenas parcialmente, já que a sua quota alguns vão sair do chão.

Se o aparelho estiver ligado através de um RCD (dispositivo de corrente residual), em seguida, como já mencionado, é geralmente capaz de evitar o choque eléctrico: bloqueio do dispositivo de corrente de fuga no circuito e desconecta-lo imediatamente.

Você precisa saber a cor do fio terra.

Tipicamente, o fio terra como uma parte separada do núcleo do fio de núcleo, o aparelho ou a saída de alimentação.

Assim, em rede 1-fase será a terceira residencial, e no 3 fases - 5º.

Neste caso, a ligação à terra fornece uma marcação para distingui-la da fase ou nulo duração especial e, assim, evita confusão ao conectar:

  1. Alfabeto. EUP prescreva aplicada ao fio de ligação à terra de isolamento letras "PE". A mesma designação é estipulado pelas normas internacionais. Nota área da secção transversal, e marcar o material não é obrigatório.
  2. Cor. normas nacionais e estrangeiros para o fio terra é fixo combinação de cores amarelas e verdes. Alguns fabricantes estrangeiros de produtos de cabo representam uma veia única amarelo ou somente verde.

Além de combinações de condutores de terra são aplicados, operando simultaneamente a função de deslocamento zero e zero, blindagem. Eles são indicados pelas letras «PEN» e uma combinação de azul e amarelo ou verde. Uma cor é um condutor de terra grande, o segundo é aplicado em tiras nas extremidades.

Instalação de fio terra

Assim, um fio terra para distinguir de zero, seguindo-se azul e garantido letra «N», e de fase (de um castanho, isolamento de preto ou branco, denotado por letra «L») é bastante simples. O código de cores é não só simplificou a instalação de sistemas elétricos, mas também funciona como procurar e substituir soprado, fios pendurados ou sobrecarregado.

Alguns fabricantes tingir condutor de fase e as outras cores: cinza, roxo, vermelho, turquesa, rosa, laranja.

Note-se que a marcação cor é impossível determinar se uma rede de 1-fase ou 3 fases, e é alimentado em uma alternada ou corrente contínua. Assim, o núcleo da rede e do barramento CC (utilizados na construção, transporte elétrico, subestações, etc ..) e pintado em vermelho ( "+"), azul ( "-") e azul (ônibus zero) de cor. As redes de três fases a fase A, B e C podem ser designados, respectivamente, amarelo, verde e vermelho.

Designação viveu em cores diferentes é aplicado nem todos os fios. Assim, um cabo de 3-core da marca PPV, aparentemente atraente por causa do custo relativamente baixo, isolamento verde-amarelo você não vai encontrar, por isso, é fácil confundir com os fios de ligação.

Se a marcação não é visível ou está ausente, para determinar o fio de terra no fio ligado à rede pode utilizar o voltímetro: tensão medida entre um condutor de fase (fase indicador é determinada), e cada um dos restantes dois. Quando entrar em contato com a sonda com o valor "chão" no painel de instrumentos é maior do que quando o contato com o "zero".

Também é possível medir a tensão entre os condutores e qualquer dispositivo ligado à terra verificável, por exemplo, o alojamento do eléctrica ou radiador. Se viver for zero, o dispositivo irá mostrar algum pequeno valor; Se a "terra" - no placar mostrará zero.

Indicador de fase, o qual é determinado por meios ligados ao condutor de fase, como uma chave de fenda, apenas na pega tem um ddo de luz e um contacto especial (geralmente sob a forma de uma lâmpada de anel). Para determinar a fase que você precisa para passar o dedo ao toque e ao mesmo tempo uma chave de fenda - ao condutor sob teste. Se ele está sob estresse, a lâmpada acende-se.

Entende-se que a conexão do consumidor para o fio terra não é uma condição suficiente para a segurança. Um fio no outro lado devem ser ligados ao sistema de ligação à terra.

moradores de apartamento em um edifício alto urbana é o suficiente para encontrar o contato apropriado no painel de comando, mas o proprietário de uma casa privada este circuito terá de criar a si mesmo.

Normalmente, é conduzido para os pinos de metal de terra (sob a forma de um triângulo isósceles) ligada armadura.

secção transversal do fio de ligação à terra para

Esta opção é principalmente determinada pela potência do equipamento protegido. É regulado através dos seguintes documentos:

  1. Capítulo 1.7 PUE ( "medidas de aterramento de segurança e de proteção").
  2. Capítulo 54 dos 5º GOST R 50571.10-96 «Instalações eléctricas de edifícios" (repete o IEC padrão internacional 364-5-54-80).
  3. Apêndice RD 34.21.122-87 "Instruções de segurança contra raio de edifícios e estruturas."

cor verde-amarelo nos terminais de aterramento

A principal tarefa no secção de selecção do fio de terra - excluir o seu aquecimento durante o fluxo do (curto-circuito de uma fase) de corrente máxima sobre a temperatura de 400 C. 0 A secção transversal máxima do fio de cobre é de 25 metros quadrados. mm de alumínio - 35 sq. mm de aço - 120 sq. mm. Use fios com mais de secção especificado não faz sentido.

A vertente separada para os fios terra contêm estas marcas:

Aplicável para conectar instalações fixas e projetado para tensões até 660 V. Ele pode ser usado em áreas de risco: classe B1 B, R B1, Biia - em redes de energia e de iluminação; Classe B1 e - só na iluminação.

especificações do cabo para o NYM-do-chão:

  • material do núcleo: cobre;
  • Tipo de núcleo:-fio único;
  • existe uma camada intermdia;
  • veias são marcas coloridas.

Corte e instalação é fácil.

Fusível, disjuntor e o RCD - os principais componentes de segurança elétrica. Como ligar o RCD sem terra - Esquema de ligação e aconselhamento profissional.

Exemplo de cálculo da fonte de alimentação para a tira de LED é mostrada aqui.

Por que desligar quando piscando a luz e como corrigi-lo, continue a ler.

cabo comum da marca é o seguinte:

  • material do núcleo: cobre;
  • Tipo de núcleo: cadeia simples (classe encalhe - I ou II);
  • material de isolamento e uma concha: PVC (codificada cor-);
  • Há dois armadura de aço da fita executar a função;
  • cabo exterior enrolado com fibra de vidro e composição betuminosa rebocada.

A tampa exterior de cabo a queima VVG não se espalha e não é destruído pela radiação ultravioleta. Disponível em versões com um número de condutores do 1 r a 5.

Para fazer isso, encaixar os cabos das seguintes marcas:

Stranded cabo de cobre sólido. Isolamento - de uma única camada, feita de PVC. Na montagem deve ser facilmente removível do núcleo. Se o isolamento é colada ao cobre, em seguida, a produção ou armazenamento de irregularidades.

MF-3 secção dos cabos fabricados a partir de 0,5 a 240 sq. mm.

Como o anterior, é um único núcleo de cobre, de cadeia simples, mas tem algumas diferenças:

  • classe núcleo é maior (№6 contra №№2, 3 e 4 no MF-3);
  • isolamento é feito de espécies de PVC transparente que permite monitorizar visualmente o estado de fios;
  • Ele resiste a temperaturas de -40C a + 50C;

PV6-3P sem medo de flexão ciclos (segundo um ângulo de 180 graus e um raio de curvatura não inferior a 50 mm).

Sobre o princípio da ação e tipos de instalação de aterramento chão, considere o artigo. Tradicional, modular e aterramento eletrolítica.

O princípio de funcionamento do dimmer para as lâmpadas incandescentes e opções de conexão são descritos neste material.

Este cabo está disponível na Alemanha. Projetado para o uso como um fio de terra na proteção contra curto-circuitos. Capaz de resistir a temperaturas elevadas e é particularmente forte e resistente ao ataque químico do envelope.

Desde a cabo ESUY originalmente concebido para organizar o solo, a tensão nominal não é padronizado para ele.

Como determinar o fio terra

Quando soquetes de montagem ou outros elementos de fiação precisa conectar o cabo à caixa de junção, cessa a questão de como determinar onde um fio de três disponíveis. Onde está o fio ao vivo, via de regra, determinar não é difícil - é o suficiente para usar um indicador chave de fenda. Em seguida deixa de questionar onde os restantes dois fios condutor neutro, e onde o condutor terra de proteção.

Se os fios não são rotulados, ou seja, eles não têm as devidas etiquetas indicando onde um fio, para muitos é um problema cessa. Neste caso, você precisa determinar exatamente onde um fio, como no caso de conexão errônea possíveis consequências negativas - um curto-circuito ou choque elétrico. A seguir irá tentar responder a questão de como determinar o fio terra na fiação casa.

O que é uma fase zero e terra:

encalhe - o terceiro fio à rede monofásica (para seu atual entra em nosso apartamento), a carga de trabalho não pode ser realizado, mas serve como um fusível,

zero (Em circuito aberto, por exemplo, na tomada, a tensão sobre o fio neutro não está presente),

fase - fio de fase através da qual circula uma corrente.

cores dos fios

Cabos e fios podem ser codificados por cores. Se a fiação foi montada por todas as regras, e cada um dos condutores das linhas de fiação estava ligado estritamente por cor, o habitual relevante para a fase zero e o condutor de aterramento, os problemas em encontrar onde um condutor, não irá surgir.

De acordo com a norma SAE azul ou azul marcado condutor de zero de trabalho listrado amarelo e verde - um condutor de protecção de terra. No que diz respeito à fiação de casa condutor de fase, pode ser uma das seguintes cores - branco, preto, marrom, vermelho, cinza, roxo, rosa, laranja e turquesa. Os fabricantes de cabos e fios pode selecionar uma das cores para a marcação do condutor de fase.

Outra questão - se você está conectado corretamente. Certifique-se de que os fios podem ser conectados apenas por cores corretamente somente se a fiação foi realizada por conta própria.

Em todos os outros casos, não se pode garantir que todas as linhas de fiação foram conectados estritamente por cor e, portanto, se necessário, a conexão de certos elementos para a fiação não pode ser guiado por fios codificados por cores para evitar erros de conexão.

Neste caso, para determinar o fio de terra é necessário o uso de outros meios, como discutido abaixo.

Determinação do fio de terra com um multímetro

Quando se trata de fiação, então, antes de tudo, deve estar ciente das medidas de segurança e desenergizado fiação elétrica cada vez que será necessário para realizar o trabalho com fios desencapados e outros elementos condutores. Por exemplo, se os fios de cabo necessário decapagem ou cabo é ligado a uma tomada de energia.

Então, nós temos três fios - fase, neutro e terra, o que não é marcado de forma alguma. condutor de fase, como mencionado no início deste artigo, é fácil identificar, com a ajuda de um indicador chave de fenda. Os condutores restantes podem ser determinadas com um multímetro.

Expor multímetro para medir alternada valor gama de tensão acima de 220 V. De acordo com o tipo de medidor, os valores da voltagem medida pode variar, mas em qualquer caso, é necessário escolher o limite acima de 220 V.

Medindo alternadamente entre o condutor de fase e um dos restantes, em seguida, entre fase e outro condutor. O maior dos dois valores - uma tensão entre um condutor de fase e um valor mínimo de zero de trabalho, respectivamente, entre a vontade tensão de fase e um condutor de terra.

Deve-se notar que muitos eletricistas consideração do Conselho um método de determinar os fios zero e de terra, mesmo sem especificar qual o sistema de fiação de aterramento.

Esta recomendação sobre a busca do fio terra é real apenas para TT configuração de rede, ou seja, para aquelas ocasiões quando a fiação de casa tem um loop de terra único, e o condutor neutro da rede elétrica é usada apenas como um condutor neutro trabalhando.

Quanto ao mais comum nos nossos tempo de configuração de rede TN-C-S, em seguida, a rede acima da recomendação é irrelevante.

Este sistema prevê a separação do condutor de terra no condutor neutro e de protecção de trabalho combinado directamente para o edifício, que é, na sua essência, estes condutores são ligados electricamente um ao outro, o ponto de divisão para o local de medição é de aproximadamente o mesmo comprimento e a mesma impedância, respectivamente.

Portanto, neste caso, as medições mostram o mesmo valor de tensão, a diferença de poucos volts pode ser um sinal de que é neutro ou terra.

Em uma configuração de rede TN-S é também um tal método não é relevante. Em redes de dados operando condutor neutro eo condutor de aterramento de proteção é dividido por toda a potência da fonte de alimentação para o consumidor. Resistência dos fios da linha de energia, respectivamente, diferentes e a diferença de tensão entre as medidas de fase e alternadamente zero e um condutor de terra devido unicamente de diferença de resistência.

O método para desligar o condutor neutro

A fim de determinar com precisão o fio terra na fiação seguinte manipulações para ser realizada. A primeira coisa a fazer - desligue todos os aparelhos eléctricos, para que através deles não passar a corrente na fiação condutor neutro.

Em seguida, no quadro de distribuição eléctrica tem de ser desligado de desligar o fio neutro da abertura do seu interruptor de circuito ou nula do pneu a partir dos quais a ramificação de zero em outras linhas. Assim, a fiação é toda condutor de fase presente e a protecção de terra.

Tomar um multímetro e medir a tensão entre as curvas obviamente-marcados condutor de fase e os outros dois. Neste caso, a tensão é mostrado apenas entre o condutor de fase e de terra, o qual pode ser directamente marca. Entre um condutor de fase e um zero de tensão não irá, uma vez que é desactivado no painel. Pode ser um valor pequeno, até doze volts - o chamado tensão induzida.

Determinar o fio terra casa fiação pode ser através de continuidade. Este método é relevante para aqueles casos em que uma das extremidades do cabo prozvanivat saber claramente a localização do zero e o condutor de aterramento, eo outro não marcado.

Neste caso, é suficiente para desligar os fios eléctricos, e o método de verificação da integridade viveu definem o início e o fim de cada um dos condutores do cabo. fase Por exemplo, na caixa de junção de um dos quartos do apartamento são marcados, condutor neutro e de protecção e o cabo conectado a partir desta caixa de junção tem nenhuma marcação.

Antes de trabalhar na fiação elétrica deve ser completamente desenergizado. Para a continuidade, você pode usar um home-made ordinária de lâmpadas, baterias, cabos ou o multímetro para o modo de teste de continuidade. Se o comprimento do cabo é relativamente pequeno, por exemplo, dentro de uma sala, é possível usar o fio com o comprimento para a ligação a ambas as extremidades do cabo.

Para as secções de longa, por exemplo, a partir do painel eléctrico de saída uma das salas, é melhor usar o notoriamente conhecido em ambas as extremidades do fio. Para esta finalidade, até que a fiação não é desenergizado, é necessário encontrar um indicador do condutor de fase e marcá-lo em ambas as extremidades local prozvanivatsya.

Depois de desligar de fiação deve ser conectado um multímetro sonda (ou caseiro) para marcar os fios e a outra sonda para um dos dois fios restantes.

Na outra porção de extremidade prozvanivat alternadamente toque nos dois fios para os fios da marca anteriores e, assim, definir a segunda extremidade do fio e marcá-lo em ambas as extremidades.

Em conclusão, deve-se notar que se tornou-se necessário para determinar o fio terra, é melhor para marcar imediatamente para que no futuro não tem que executar esse procedimento novamente.

Para isso, você pode comprar encolher ou tubo de polietileno cores correspondentes à identificação núcleo padrão, que foi mencionado no início deste artigo, ou o uso para este Etiquetas de propósito.

Compartilhe esse artigo com seus amigos:

Adira ao nosso grupo nas redes sociais:

Fios para ligação à terra

Aterramento no apartamento e uma casa privada é garantir a protecção do homem contra choque elétrico. terra de proteção - é uma conexão deliberada de fiação elétrica, equipamentos elétricos e receptores elétricos com o chão, como o solo, é a forma que pode assumir o atual. Os cabos eléctricos, equipamentos e equipamentos consumidores de energia ligado à terra através dos condutores de terra. Eles podem servir tanto como um cabo multi-condutor vivo e fio condutor único. Mais detalhes podem ser lidos nos artigos. "Terra" e "apartamentos de terra e casas particulares"

Em que um fio de terra em qualquer caso ser de cobre, ou de cadeia única. ligação à terra a secção transversal do fio depende das características eléctricas, isto é, o poder dos consumidores de energia elétrica, e que ela protege. A principal coisa - seção do fio terra deve ser de pelo menos uma seção central de cabeamento.

Considere cabo marca adequada e arame, usado encalhe, que permitiu que os padrões SAE (regras de elétricos dispositivos de equipamentos).

Marca cabo com um condutor de ligação à terra é seleccionado dependendo do tipo de solo: estacionário ou não-estacionária (portátil). Para estacionária (ou seja, estacionário) terra pode incluir os seguintes exemplos - edifícios de terra, fiação no apartamento e uma casa particular, um equipamento elétrico fixo, quadros, etc.

Quando terra estacionário é permissível usar-se como (flexível) de cobre do cabo de cadeia de três marcas de núcleo VVG, PVG e fios de cadeia simples - por exemplo, marca NYM. Eles devem ter um condutor de terra com uma cor amarelo-verde do isolamento. Há momentos em que utilizado mais barato do cabo de três fios da marca de PPV, sem o isolamento do condutor de ligação à terra amarelo-verde, como é a veia média é utilizada. No entanto, quando se utiliza um tal cabo é alta probabilidade de confusão durante a ligação ou reparação subsequente fiação.

Além disso, alguns cabos de cadeia (flexíveis) único núcleo de cobre pode ser utilizado para o condutor de terra no apartamento e uma casa particular. Por exemplo, arame marca ESUY (Alemanha). Neste caso, a fiação (+ fase zero) é realizada cabos de cobre de dois fios, além de aqui é definido e o fio de terra sólida, por exemplo, ESUY.

Breve descrição de algumas marcas de cabos e fios para chão

fiação do cabo e aterramento NYM

O cabo de transmissão e distribuição de energia eléctrica em instalações fixas

em tensão variável de 0,66 kV a 50 Hz, incluindo os sistemas eléctricos de edifícios e de estruturas para a utilização segura da classe de protecção eléctrica para um eléctrico. O cabo pode ser utilizado para o assentamento de energia e iluminação redes mesmo em áreas perigosas usadas classe B1 B1 g, WPA, bem como para iluminação de redes em zonas explosivas B1 uma classe.

- cores principais, de acordo com a SAE;

- facilidade de corte e instalação.

Material: núcleo - cobre I ou de classe II de isolamento encalhe - bainha de PVC - PVC, armadura - duas cintas de aço, o revestimento exterior - fibra de vidro de enrolamento com rega composição betuminosa.

O revestimento do cabo é resistente à radiação solar e retardador de chama.

Cabos fabricado 1-, 2-, 3-, 4- e 5-fio, ou zero-habitação residencial de ligação à terra.

condutores isolados cabo de cadeia tem a coloração distinta. isolamento do condutor neutro é azul ou azul claro, o isolamento dos condutores de terra de duas cores - amarelo e verde.

cabo PV-3 - isso é por design, um núcleo dos fios trançados de cobre macio. Em secções de 0,5 ... 1,5 milímetro quadrado - classe núcleo № 2, 3 ou 4; para as seções dentro 2,5 ... 4 mm quadrados. - classe principal - №4; para seções dentro de 6 ... 95 mm kV.- condutores de classe - №3. Veia coberto isolamento de cabos de uma camada de plástico de cloreto de polivinilo. Quando um conjunto de cabo, e começar a cortar as extremidades, então o shell deve sair sem uma ruptura dos fios torcidos. Se existem lacunas isolamento t. E. Ele está preso ao núcleo, o que significa que durante datas de armazenamento ou de produção foram violados, condições ou tecnologia. secção transversal do cabo produzido em milímetros quadrados: 0,5;. 0,75; 1; 1,5; 2,5; 4; 6; 10; 16; 25; 35; 50; 70; 5; 120; 185; 240. cabo pintado em 11 cores diferentes: branco, azul, preto, vermelho, verde, amarelo, etc. Se o cabo é usado para o equipamento ou instalações de terra, em seguida, a cor do revestimento isolante deve ser apenas verde-amarelo ...

Condutor - cobre, de cadeia simples, classe 6, de acordo com GOST 22.483.

Isolamento - PVC transparente, proporcionando visibilidade sobre a integridade ea qualidade do condutor.

PX-6 Sn - fio com núcleo de cobre alta flexibilidade com isolamento feitos de PVC transparente para a ligação à terra portátil.

Os fios são resistentes aos efeitos da temperatura ambiente: a partir de -40 ° C a + 50 ° C

Isolamento Frontal: temperatura de deformação (50 ± 2) 9deg; C; craqueamento a uma temperatura de (120 ± 2) 9deg; C.

Os fios são resistentes aos efeitos de alternando curvas com um ângulo de não mais do que 180 ° com um raio de curvatura de (50 ± 5) mm.

cabo de aterramento ESUY é usado para pavimentos de protecção contra curto-circuitos. aplicação especial do cabo solo durante trabalhos de reparação em sistemas com grandes correntes EVU, instalações ferroviárias em sistemas de distribuição, sistemas de corrente alternada, transmissão e sistema de distribuição como uma proteção em plantas.

Para este cabo existem requisitos especiais, tais como a leveza, maior flexibilidade ao longo de um amplo intervalo de temperatura e de temperatura de resistência. O revestimento do cabo é uma função importante de protecção contra influências mecânicas e químicas.

Característica: para este cabo não é padronizado tensão nominal, porque este cabo é usado como um cabo de ligação à terra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ 78 = 79