bem guindaste

Como bem torta com as mãos

2. contrapeso Reliance.

tamanhos desenhos geométricos são diretamente dependentes da profundidade do poço.

Cárter guindaste - área de decoração funcional

Elevar a água do poço por meio de uma alavanca e contrapeso conhecida desde os tempos antigos. Ao longo do século passado a construção do mecanismo foi melhorado, mas ainda assim simples e acessível para a auto-produção. Bem guindaste tornou-se bastante raro, pelo que a sua estrutura no site vai trazer para a paisagem de originalidade especial e romance.

bem guindaste

Características de design do poço guindaste

Os primeiros modelos do guindaste bem com árvores próximas como suporte eram conhecidos dos antigos egípcios. Mais tarde, eles foram usados ​​para a irrigação na Mesopotâmia. princípio dispositivo talha permanece a mesma - esta alavanca tendo, sobre um braço do contrapeso e na outra balde de água. Com cálculo adequado da massa do balde contrapeso cheio de subidas, sem esforço físico.

e - com a ajuda do portão; b - com a ajuda de um guindaste; 1 - portão; 2 - cadeia ou uma corda; 3 - preponderância guindaste; 4 - contrapeso; 5 - Grua Baba (pólo com um garfo)

A base para a concepção é a barra de equilíbrio, um poste ou viga, que está suspenso com uma cadeia lateral (hex) a partir do recipiente, e por outro lado - vantagem. Toda a estrutura é montada sobre uma mulher (pólo com um garfo). Usando um guindaste mais fácil de extrair água do que usando o circuito de porta a enrolar sobre um cilindro. A única desvantagem do design é para limitar a profundidade do lençol freático. A uma distância de até 8 m de água vai exigir a utilização de peças de grande comprimento, para fazer um tal mecanismo de elevação com as suas próprias mãos, vai ser muito difícil.

parâmetros bem relação Tabela

A concepção para a água de elevação é composto pelas seguintes partes:

Parâmetros geométricos do poço guindaste dependem da profundidade da mina. Antes de prosseguir com o fabrico do mecanismo, é melhor para fazer um desenho, que todos determinar as dimensões das partes estruturais.

O mecanismo de elevação tem as suas próprias vantagens:

  • design incomum;
  • elevação rápida e fácil de água;
  • construção simples e durável.
  • no limite bem profundidade;
  • nenhuma tampa ou o uso de desenho não hermética, o que leva à poluição da água.

O primeiro passo é selecionar um local para o equipamento de origem. Ele não pode ser arbitrária, para sua própria segurança, você deve seguir as normas e regulamentos de saúde:

  • distância a partir de fontes de contaminação (pilhas de estrume, fossas) - 30 m;
  • de casa - 10 m;
  • em rodovias - 30 m;
  • Wells não pode segurar em zonas húmidas nas áreas inundadas.

O projeto pode ser de qualquer forma adequada, incluindo as versões comuns - redondo e quadrado. Bem consiste em três partes:

  • headroom - deve agir para 50-70 cm acima do solo e proteger a mina dos escombros e congelamento;
  • barril - serve para a passagem de produtos de levantamento de água (baldes, banheiras);
  • parte da água da chuva.

Aviso. Todas as regras existentes sobre a construção da fonte de abastecimento de água centralizado determina Sanpin 2.1.4.544-96.

Revestem as paredes da madeira ou de concreto anéis bom desempenho. profundidade eixo e tipo de reforçar as paredes do mesmo depende do tipo de solo no local.

Para construir uma casa de madeira precisam de madeira de várias raças. A água da chuva é recolhido a partir dos registos do carvalho, amieiro, larício. Estas árvores são resistentes à humidade. A parte superior do bordo livre pode ser feita a partir de pinho ou abeto. Madeira devem ser limpos de casca de árvore, polida até ficar homogêneo. Os logs de emprego são 200 mm de diâmetro, sem rachaduras, buracos de minhoca, fungos e insetos.

Bem feito de madeira

Conselho. Para cavar poços selecionados estação seca (verão, início do outono), quando a tabela de água vai profundidade.

Cabine pode ser montada em acabamento mine bem ou baixe lentamente o método tronco minar. Para um melhor ingresso da água na parte inferior da coroa está colocada de modo a formar a tenda. Na parte inferior vertida areia grossa e cascalho para filtrar o fluido que entra. Após o final da instalação log alguns da água do poço de bombeamento, enquanto a qualidade não vai cumprir as normas sanitárias.

Bem equipado com um guindaste frequentemente Anéis de concreto. Mais fácil trabalhar com eles do que com os registros, porque para instalação log habilidades necessárias com um machado. A mina é cavado 20 cm maior que o diâmetro dos anéis comprados. Esta distância permite a facilmente baixar os anéis no tronco e executar enchimento externo com areia ou cascalho, que será uma camada de filtro adicional.

Conselho. Para a instalação é recomendado o uso de marca anel de concreto KS 10-9. Escolha produtos com o bloqueio, ele irá melhorar a sua doca e a força das costuras.

Podem construir gradualmente bem, minando o solo por baixo do anel, e a estrutura de carregamento para o próximo elemento flacidez. Segunda Forma de Realização - escavar a mina para o valor desejado, a bomba de água e diminuir os anéis, unindo-os um com o outro. Os produtos com bloqueio deve promazyvat solução de areia, cimento e vidro de água, braçadeiras convencionais anel apertado ainda mais. O anel de topo deve sobressair acima do solo, será bem cabeça do poço. Na parte inferior é necessária para filtrar cascalho é vertida.

Instalação de anéis de concreto

parte de chão caixas decorativas próximos, operar a partir de vigas de quadro ou utilizar outros acabamentos. O telhado sobre o poço guindaste não se encaixa, então a próxima etapa - a construção da talha.

<h3 "9gt; Saúde e Segurança na regeneração da fonte

  1. Você não pode fazer o trabalho sozinho, deve ser sempre um parceiro que temer e ajuda.
  2. O homem caiu no fundo do eixos assim deve ser garantido por uma corda de segurança.
  3. Deve controlar o ar no cano nos primeiros sintomas de entrada de gás (tonturas, náuseas) tem de subir para a superfície.
  4. bomba de água de entrada regularmente bombeado ou baldes para evitar o colapso do solo.

tecnologia de fabricação de guindaste bem

Para trabalhar os materiais necessários:

  • pernos e porcas;
  • parafusos;
  • corrente de metal;
  • secção de barra de madeira 50 x 100 mm;
  • duralumínio tubo ou um pólo fino;
  • um peso de 18 kg;
  • balde 9 l;
  • cantoneiras de aço;
  • secção de tubo de 50 mm.

O primeiro passo - a altura de montagem de 2,7 m para um guindaste de madeira apoio de braço usados ​​50 x 100 ou 100 x 100 milímetros .. A força da fundação vai garantir a ausência de contato da árvore no chão. Para este suporte estiver ligado ao "stepchildren." - dois tubos metálicos ou de um comprimento de canal de 2,5 m "Pasynky" pinos fixos em ambos os lados da viga.

Pit é escavado até uma profundidade de 1 m, na qual uma cremalheira. Um suporte montado alinhado verticalmente. Entre a trave e no solo deve permanecer a uma distância de pelo menos 15 cm. As peças de metal concretados. Durante 2-3 semanas, até que a solução atinge suportes de resistência instalado.

Conselho. Excelente material para suporte durável e forte - lariço.

Desenho Pit guindaste

A segunda etapa. O braço ou barra é feita da viga estabilizadora 50 x 50 mm. Para uma profundidade do poço de 4 m guindaste barra requerida 3,1 m de comprimento. A barra é montado sobre um suporte depois da secagem do cimento. O ponto de fixação é recomendado para reforçar a sua aderência. O conjunto de articulação com a qual o balanceador é ligado a um suporte feito de duas peças metálicas e os pinos de montagem M10. cantoneiras de aço são fixos na frente com quatro pinos M8.

A terceira fase. Pólo para baixar o balde para o tronco deve executar o movimento sem tocar nas paredes. O material para esta parte pode ser dural tubo oco colado película impermeável ou um poste. um comprimento de 2,2 m de pólo, se for feita de madeira, a superfície do pólo é polido com uma lixa com cuidado para evitar danos quando se utiliza o mecanismo de mão.

Um balde (topo) e uma cadeia de pólo (abaixo)

Para o topo do mastro está presa comprimento da cadeia galvanizado de cerca de 1 m, liga-se o produto com uma seta. Na parte inferior do poste é fixa a mesma cadeia, apenas metade do tempo. Para isso está fixado um volume de 9-10 l balde ou balde.

Conselho. Recomendado porção superior mais pesado do balde de carga, em seguida, em contacto com a água, ele irá afundar mais rapidamente e rolo.

A quarta etapa. A segunda extremidade do balancim - um braço curto, o qual é montado no contrapeso. Como cargas podem utilizar barras de metal, o seu peso era de 14-18 kg. Para contrabalançar o boom montado M8 pernos de montagem.

Cárter guindaste está pronto, resta para decorar a estrutura.

Para dar suporte de metal anódino vigas transformar em uma colina próspero, você vai precisar de fertilizantes e sementes. Ao redor do posto cavando uma vala e cheio de compostagem. Trepadeiras a melhor maneira de não só esconder edifícios feias e postes, e torná-los atraentes, agradando ao olho. Pode ser plantada ervilhas doces, hortênsia, clematis ou feijão decorativos para apoio decoração. Depois de algumas semanas, o lugar perto do poço vai se tornar um pequeno jardim perfumado.

projeto variante do bem

Uma das opções - para colocar em torno dos vasos bem e vasos de flores. Estes artesãos com mãos de ouro feitas de roqueiro molda guindaste, pintura moldura de madeira ou de aço sob o pássaro, complementando elementos decorativos de design.

Cárter do guindaste é um eco do passado, mas a sua funcionalidade e apelo decorativo e exigir estes dias.

Como shadoof próprias mãos

A história do primeiro-guindaste começa bem no tempo do Novo Reino do Egito (1550-1069 gg. BC. E.). A mais antiga forma do poço foi chamado shadoof e também foi utilizada para a irrigação de terras. Mas o princípio de funcionamento desta estrutura manteve-se inalterada e ainda é.

Descida ea elevação de água balde é devido a uma alavanca com um contrapeso na outra extremidade.

Os primeiros poços tentou definir ao lado de uma árvore, usando-o como um suporte para o equilíbrio.

O design do bem-guindaste consiste nos seguintes componentes:

  • equilibrador (de outro modo conhecido como uma seta, feixe);
  • Suporte para crescimento (apoio);
  • pólo;
  • cadeia;
  • balde;
  • carga;
  • apoio para o contrapeso (opcional);
  • bem.

Advantage "zhuravlya9raquo; que é muito mais fácil e aumentar a água mais rápido do que o bem com o colar. Mas, infelizmente, ele pode ser usado em poços com pouca profundidade, caso contrário, a estrutura é demasiado pesado.

Devido a esta falta de tais poços geralmente não têm construído, se apenas como uma decoração.

Antes de iniciar a construção, você deve fazer todos os cálculos para a instalação de um guindaste poços.

  1. Determinar o local para a construção de poços e a instalação da viga.
  2. Bem deve ser mantido longe de fontes de poluição (25-30 m).
  3. A distância entre a estrutura de núcleo central não deve ser inferior a 10 m.
  4. É melhor instalar um bem em terrenos mais altos.

Bem consiste em três partes:

  • altura livre (para proteger o bem da queda de detritos e não permitir que promorznut);
  • meu;
  • parte de admissão de água.

Mina de escavação no local onde a água subterrânea são todos mais perto do chão (para encontrar os melhores lugares melhor convidar um especialista). Profundidade instilação no aquífero é tipicamente inferior a 1 m.

Você pode cavar um buraco de uma só vez ou gradualmente.

O quadro para o eixo do bem é feita de madeira, tijolo, pedra, concreto. Acima de tudo, ele não deve permitir que o solo a desmoronar-se dentro do poço e penetrar em águas subterrâneas não potável a partir das camadas superiores do solo.

A forma pode ser um redondo ou quadrado, e poliédrica.

O diâmetro do furo deve ser maior do que o diâmetro dos anéis em 20 cm para facilitar a descida e a enchê-los fora cascalho ou areia.

Para o bem de anéis de concreto recomendo escolher anel KS 10-9 marca com um bloqueio, que irá firmemente fixá-los juntos. Esse quadro seria impermeável e vai durar por décadas.

Se o poço está completamente escavado e água bombeada, começam a cair o anel, por sua vez, firmemente mantidas juntas por uma fechadura ou suportes especiais. O último anel deve subir acima do solo por pelo menos 20-30 cm.

Se decidiu cavar um buraco gradualmente cavar o primeiro recesso dimensionado de um anel de betão, mas de maneira a sobressair ligeiramente para fora (20-30 cm). Uma vez que é omitido, a cova cavada, mas a partir do conforto do espaço interior do anel. Uma vez que a altura do recesso torna-se igual à altura do anel seguinte, começar a limpar o chão debaixo da primeira borda, para que ele começou a afundar e afundar. Serve segundo anel e assim por diante.

O material mais comum para a construção do bem é uma árvore. Usando madeira de carvalho, amieiro, choupo, pinheiro, larício, bétula, tília, salgueiro. Oak é melhor tomar irritou, então não vai dar água um gosto amargo e coloração, bem como servir 20 anos mais do que o não tratada.

Não é recomendado usar o abeto, uma vez que na água se deteriora rapidamente.

A madeira deve estar seca e isenta de podridão, molde e podridão, e cuidadosamente inspeccionar quanto à presença de escaravelhos da casca. Com logs de casca e nós removido, mas a camada de topo deve permanecer intacto.

O diâmetro dos troncos de pelo menos 180-200 mm.

bem madeira, você pode começar a construir no poço já completamente terminado ou por imersão gradual.

No primeiro caso, a parte inferior da primeira coroa montada e, em seguida, preso seguinte e assim por diante.

No segundo caso, ele vê a profundidade do poço de 1-1,5 m e é definido uma vez de três coroa. Então a profundidade da mina aumenta em 25 cm e remover o solo sob a meio de cada lado da coroa. Estabelecer uma cópia de segurança e remover o solo a partir dos cantos, e então eles vybivat enquadrar e começa a ceder.

O fundo do poço é preenchido primeira camada de areia grossa, e, em seguida, verter uma camada de gravilha (para uma melhor filtração de água).

A superfície de todas as peças de madeira devem ser inclinados para lascas foram completamente ausente.

Após a conclusão do poço, para sempre, por várias semanas para bombear a água para toda a construção finalmente clareou. água evacuado pode ser usado para fins técnicos.

Segurança durante a construção do poço

Cavando buracos para o bem um trabalho muito perigoso. Em nenhum caso, não realizá-la sozinho. Pelo menos uma pessoa deve sempre estar perto.

Para o seguro para alguém que está na profundidade do poço, a corda deve ser amarrado em caso de colapso do solo.

Na cabeça deve estar usando capacetes.

Às vezes é necessário sair da mina, bem como para verificar a quantidade de oxigênio no-lo (se a vela é acesa, isso significa que não é suficiente). Em caso de tonturas ou náuseas, você deve imediatamente sair do poço.

Ao escavar o poço atinja o aquífero, a água deve começar a bombear causas ou socorrendo balde para o colapso do solo não aconteceu.

Primeiro de tudo, você precisa determinar o tamanho do "zhuravlya9raquo; para o bem. Isso depende da profundidade da mina.

É importante para determinar o comprimento do curto e o braço longo do guindaste poços.

A tabela abaixo mostra as dimensões de "zhuravlya9raquo; tendo em conta a profundidade do poço.

A profundidade do poço h, m

A altura do eixo B, m

Braço longo G, m

Braço curto L1, m

Contrapeso m, kg

Ou seja, se a profundidade do poço de 7 m, o braço curto deve ter um comprimento de 3 m.

A figura mostra a construção completa-guindaste bem.

  • 1 - a barra transversal ao suporte (cavados no solo cerca de um metro);
  • 2 - suporte (Frente);
  • 3 - um peso (contrapeso);
  • 4 - balancim;
  • 5 - com o anel de cadeia;
  • 6 - pólo (comprimento pólo é igual à profundidade do poço);
  • 7 - cadeia com baldes para fixação.

Primeiro, você precisa instalar o suporte. Ela pode ser feita a partir de uma barra (50 × 100 mm). A fim de feixe influenciada tão pouco quanto possível de humidade, recomenda-se defini-lo por utilização de dois canais de aço, cimentadas no solo a 80-100 cm. A distância (folga) a partir da madeira para o solo depois da instalação, devem ser, pelo menos, 20 cm.

A lança está ligada à barra por uma junta de dobradi (dois aço suporte de cravo e M10). Os cantos são fixas às vigas de suporte M8.

Por Boom cadeia fixo pólo, e para a outra extremidade livre do pólo se agarra balde cadeia.

Um braço boom de curto montado carga (você também pode fixar pregos M8).

Para o bem não cair precipitação e resíduos deve ser feita uma tampa de madeira, ou instalar uma porta especial.

Faça shadoof pode com as mãos, o mais importante, seguir os cálculos e observar as precauções de segurança, especialmente durante o pit.

Opções, como decorar shadoof para muitos cottage. Todos eles dependem inteiramente da sua imaginação e possibilidades. Por exemplo, o crescimento pode ser feita sob a forma de um pássaro (guindaste, garça-real), ou qualquer outro caractere.

Around "zhuravlya9raquo; você pode polvilhar todos com cascalho e colocar vasos de flores.

Se o poço de anéis de concreto, ele pode ser pintado em uma cor ou mais, e também desenhar uma imagem única.

Para decorativos opções ainda mais projeto bem-guindaste. Você pode completamente em torno das flores da planta, mesmo com encaracolados, ou instalar muitos vasos de flores.

Shadoof pode não só fornecer água, mas também contribuir para a concepção do quintal uma adição interessante, decorá-la e sempre um toque agradável para ele.

Str. A maioria Dorogomilovskaya 10

Dmitrov Shosse. 163 e, a construção de 1, piso -1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

70 − 69 =