grupo coletor para aquecimento radiante

Condução piso radiante colector - como ele deve funcionar

Instalando piso radiante - um assunto muito caro, porque vai ter que gastar dinheiro, não só para o circuito de aquecimento, embutida no chão, mas também em equipamentos adicionais para assegurar o funcionamento adequado do sistema de aquecimento. Tais equipamentos são colectores, bombas, válvulas e sensores. Neste artigo, vamos mostrar-lhe como construir um coletor para piso radiante de forma independente, assim, poupar dinheiro.

O que é radiante de aquecimento colector

Coletor - um conjunto de peças que permitem controlar de refrigerante: misturar e distribuir o líquido a partir dos anéis de aquecimento paralelos. A grande secção transversal e permitir baixa velocidade para misturar o fluido de transferência térmica quente é fornecido a partir de uma caldeira, quente e que se estende a partir de tubos de aquecimento, o que permite alinhar a temperatura do líquido de arrefecimento para os valores desejados.

Para misturar adequadamente a linha de retorno (água refrigerada de lacetes no piso) e água quente para a temperatura desejada para os vários sensores do sistema instalado: sensor de temperatura da água, do sensor de calor do lado de fora e o sensor mede a pressão dentro do sistema. As informações do sensor é alimentado para válvulas, que são refrigerante misto. conjunto de colector aquecimento de piso com uma bomba e um sensor especial pode monitorizar a pressão no sistema.

Para entender melhor o princípio do trabalho e da necessidade do sistema, preste atenção ao seguinte exemplo: em casa ligado à caldeira, aquecimento de piso, radiadores e chuveiro. Chuveiro requer água quente a aproximadamente 70 ° C, radiadores de aquecimento requerem um fluido de arrefecimento tendo uma temperatura de 75 ° C, e para o aquecimento do piso necessita apenas 50 ° C, para terminar a temperatura de piso não exceder as normas sanitárias 30 ° C.

Como você pode ver, está diretamente ligado à caldeira todos os consumidores de água quente não, portanto, um reservatório para andar de água quente, o que vai esfriar a água para o sistema, além da operação normal de loops longos precisam de uma pressão adicional, que fornece bomba. Veja também: "O esquema ideal de conexão de aquecimento no chão - fazer a escolha certa."

Para um funcionamento estável da unidade de mistura que você vai precisar de:

  1. válvula, que será discutida abaixo de mistura;
  2. A bomba, que permite controlar a pressão da água (veja mais: "Como escolher uma bomba para andar de água quente - a diferença nos detalhes");
  3. Shut-off e válvulas de equilíbrio;
  4. Sensores: medidores de pressão com um termómetro e um termostato;
  5. Acumulando no sistema de ar impede a operação estável, por isso, deve ser ventilada para a pit.
  6. Você vai precisar de uma variedade de conectores de encanamento: curvas, acessórios, etc.

No total, há dois tipos de válvulas misturadoras que estão instalados no conjunto de colector para aquecimento de chão: bidireccional e válvula de três vias. Eles diferem no princípio do seu trabalho, o que deve nos dizer mais.

Como válvula de duas vias:

  1. Termostato com um sensor de temperatura mede o aquecimento do transportador de calor que flui para contornos;
  2. Se a temperatura da água é mais elevada do que o normal, a cabeça térmica fecha a válvula para reduzir o fornecimento de água quente;
  3. Se a temperatura é mais baixa do que o requerido, a válvula é aberta e a quantidade de água quente no circuito aumenta.

Como se pode ver, a operação da válvula de duas vias é a de controlar o fornecimento de água quente, enquanto existe um fluxo constante de tubos de retorno. Esta válvula tem um rendimento baixo, o que proporciona um aquecimento de piso liso. Se a sala em que você planeja instalar aquecimento de piso é inferior a 200 metros quadrados, você pode se sentir livre para usar este misturadora.

Deve desviar e dar conselhos ao ligar uma válvula de mistura na conduta de distribuição para aquecimento radiante, que é necessário para instalá-lo através do acoplamento destacável, o que, no futuro, é fácil de substituir, no caso da válvula se torna defeituoso.

Trabalhar válvula de três vias:

  1. válvula de três vias, ao mesmo tempo o equilíbrio da linha de retorno e a água quente no interior da caldeira através da passagem;
  2. No interior da válvula é uma válvula especial, instalado perpendicularmente ao tubo de água quente e um tubo de retorno;
  3. A posição desta válvula varia, e que regula a temperatura final do fluido misturado.

Uma tal válvula é ideal para grandes sistemas de aquecimento, por exemplo, onde é utilizado vários circuitos de aquecimento. Eles também são recomendados no caso em que o coletor para aquecimento radiante Grupo é capaz de ajustar automaticamente a temperatura da água. Sistema funcionar automaticamente instalado sobre os actuadores de válvula, controla os sensores de temperatura e de tempo.

válvula de três vias tem dois inconvenientes:

  1. mudança de temperatura chão ocorre de forma abrupta;
  2. Devido à grande largura de banda, é muito difícil para regular a temperatura, porque mesmo uma pequena mudança na posição da válvula pode conduzir a alterações severas de temperatura. Veja também: "Como é um mixer para aquecimento radiante e por que precisamos dela."

Se é necessário para automatizar o sistema

Antes de tudo é necessário falar sobre os sensores meteorológicos. Eles permitem que você ajustar a temperatura do líquido de arrefecimento com base na temperatura do lado de fora de sua casa. Você poderia fazê-lo sozinho, mas a geada vem de forma inesperada, como quando você dormir, por isso na parte da manhã na casa pode muito frio, é nestas situações, sensores meteorológicos não vai deixar você congelar.

sensores de tempo, muitas vezes definido sensores de temperatura interior, que distorcem a porção de válvula para 1/20 quando a temperatura na construção do que o necessário.

Depois de selecionar todas as peças para o sistema de aquecimento, você pode começar a construir. Definir o misturador pode ser no armário exterior ou interior, mas lembrar que armários exteriores só pode encaixar uma largura sistema de 16 cm.

Condução colector de aquecimento radiante é mostrado na foto. lê-lo com cuidado e recolher o seu sistema para este regime.

Collector - uma coisa necessária para o arranjo do sistema de aquecimento em casa, você só pode assustar o preço, mas a conexão de aquecimento colector radiante para reduzir significativamente os custos de energia para aquecimento de água.

Como instalar o coletor para aquecimento radiante com suas próprias mãos

A necessidade de instalar o gabinete de coletor

Guarda-roupa, em que o colector está disposto para aquecimento e aquecimento de piso, em uma fotografia, que é necessário para cobrir o elemento de aquecimento deste sistema. É também o lugar onde a doca dos tubos de aquecimento com os outros detalhes de construção para aquecer as instalações. É também definir os dispositivos para ajustar o fornecimento de calor e o funcionamento de um piso quente.

Alguns proprietários de casas particulares preferem instalar coletor para aquecimento radiante com suas próprias mãos. Depois de um gabinete especial pronto, infestar alimentação e retorno do refrigerante pipe. O primeiro deles fornece a água quente na caldeira, eo segundo - recolhe o refrigerante resfriado e devolve-lo de volta para o lugar do aquecimento.

O elemento colector como um sistema de aquecimento

As válvulas tem de ser ligado ao colector. É uma secção de tubo com um lado com várias saídas. colector de log deve ser ligado à válvula. Com acessórios especiais realizar a ligação ao colector de metal e de plástico de pavimento circuitos de aquecimento do sistema de aquecimento.

No colector de distribuição com múltiplas ramificações para a extremidade oposta do tubo tem um rendimento. É fechado ou ficha normal ou instalar um divisor - que tem sobre um lado, está a válvula de drenagem, e, por outro - purga de ar, a remoção automaticamente gerado aleatoriamente no sistema de ar.

Nomeação de coletor e as características de sua instalação

Construção para o aquecimento de uma casa com a ajuda de água no chão montados separadamente de todo o sistema de aquecimento. Instalação de aquecimento de piso múltiplo é necessário para a instalação de isolamento a partir do abastecimento de água e tubo de retorno. O escopo desta unidade também inclui uma unidade de bombeamento (leia também: "lareira elétrica com as mãos: Apenas sobre o complexo").

Tipicamente, o aquecimento radiante colector com as suas mãos montado no espaço de parede, de modo que a sua localização foi equidistante das extremidades de condutores de calor. Devido a este arranjo a conexão de aquecimento no chão pode ser assegurado um modo de funcionamento ideal para o sistema de aquecimento. No caso em que o calor é necessário para um grande número de quartos e dependências, é desejável prever vários centros de distribuição de fluido de transferência de calor (leia também: "Como fazer caldeiras de pirólise com as mãos").

Os elementos constitutivos do grupo recolha

grupo coletor para aquecimento radiante na sua composição tem:

  • Comb-linhas, que são ligados de acordo com os T "TTT";
  • uma unidade de mistura com uma válvula de três vias;
  • fornecer colector com ajustar as válvulas de fluxo de água sobre os ramos;
  • retorno colector - ajustando a operar em modo automático, a servo-válvula;
  • uma bomba de circulação ter um dispositivo de drenagem;
  • Medidor de fluxo para aquecimento radiante colector;
  • dispositivo para ajustar o processo de aquecimento e automação radiante água.

Às vezes grupo coletor pode conter pentes projetados para o sistema de radiador de aquecimento se necessário.

Como fornece circuito de aquecimento de piso de ligação do colector, o fluido de transferência de calor quente entra na montagem de se misturar com o sistema de aquecimento de água, em que o escoamento e a água de retorno são misturados para se obter um modo de aquecimento (leia-se: "circuito de aquecimento com pisos quentes, de simples a complexa").

Válvulas montadas em pentes, é responsável pelo fornecimento da fonte de calor para os diferentes circuitos do sistema montados e, simultaneamente, controla o aquecimento de piso água cartão. Ao atingir uma determinada temperatura (predeterminado) no quarto, o acesso automático bloco da válvula do líquido de arrefecimento no circuito de aquecimento. Colector para aquecimento radiante com o medidor de fluxo proporciona o consumo de energia económica.

Além disso, de pente de linhas têm de se completar dispositivos específicos e ilustrativos de medição, tais como manómetros - termómetros, dispositivos de pulsação associadas com os sensores na mesa de aquecimento.

unidade de coletor instalado corretamente para o sistema de aquecimento do chão água deve ser dada uma atenção especial - a partir de seu trabalho depende de como quente e confortável será em casa (leia-se: "Como fazer o piso quente água com as mãos"). Antes de ligar o colector de aquecimento radiante, é necessário executar um diagrama detalhado da localização de todos os elementos que proporcionam aquecimento e realizar a instalação de acordo com o plano. Caso contrário, a eliminação dos defeitos custará uma quantidade significativa.

grupo Collector para aquecimento radiante: instalação e gestão

O funcionamento eficiente do sistema de aquecimento de piso é fornecido por um colector grupo equilibrado e fiável. Este bloco de distribuição, que delimita os circuitos de alimentação de refrigerante para os ramos de tubos de aquecimento. Estes nódulos podem ter diferentes configurações e especificações, e em algumas formas de realização também executar funções auxiliares. grupo coletor qualitativamente montado para aquecimento radiante permitem alcançar não só para otimizar o abastecimento de água, mas também poupanças significativas em recursos energéticos.

O que é um grupo colecionador?

O grupo de distribuição de criação é formada por duas arestas canalização, em que as válvulas de retenção estão dispostos. Nos modelos mais simples tais blocos são formados cabeçalhos de ida e retorno com orifícios para controlar refrigerantes. construção mecanizada de equipamentos de volantes com alças para ajustar. versões modernas mais sofisticadas permitem também a possibilidade de controle automático de abastecimento de água e de drenagem. Equipamento estendida assume que o grupo colector para a montagem radiante pode ser equipada com válvulas de bloqueio termómetro, nós terminais e suportes de metal. A funcionalidade adicional é caudalímetros geralmente representados são integrados no contorno.

O limite superior da temperatura de trabalho é um distintivo coletores de indicadores concebidos para funcionar em um sistema de aquecimento do chão. Assim, quando comparado com válvulas de radiador tais construções operar com líquidos de arrefecimento a 40-50 ° C. Quando esta regulação de fluxo pode variar de 0,5 a 6 L / min em média. Uma característica importante é a pressão à qual o colector grupo funcionamento para aquecimento de chão. A bomba pode ajustar esse valor na faixa de 6-10 bar. No que se refere ao fabrico de materiais, o substrato de metal é feito de aço inoxidável e elementos de encaixe - na maioria das vezes feitos de latão. Também em construções podem proporcionar componentes de plástico de polipropileno mostrado. A propósito, a partir do mesmo material são realizados e os circuitos de aquecimento de aquecimento do chão.

Praticada pelo uso de esquemas verticais e horizontais, que organizou o fornecimento de circuitos de refrigeração. A configuração mais simples é usar um layout vertical sistema de tubulação único - respectivamente, e o coletor requer uma configuração mínima. Mas tais projetos têm muitas desvantagens, incluindo possíveis violações na distribuição de calor ea baixa precisão do ajuste da temperatura inicial. sistema de tubagem inclui um grupo colector de comprimento completo para o aquecimento de chão, são dispostos separadamente do aquecimento central. Entre as desvantagens de tais estruturas existe um elevado consumo de água e a complexidade das operações de montagem.

Instalação de sistema de aquecimento por piso radiante começa com a instalação do coletor do gabinete, que, em seguida, colocou toda a acessórios de distribuição. Módulo Colocação já vendidas montado, e, em seguida, para os seus nós conectados circuitos. Composto de componentes individuais realiza-se de diferentes maneiras, dependendo do tipo do colector. Por exemplo, os tubos de descarga podem ser fornecidos com rosca especial ou saída de solda. Na saída bicos podem ser elementos de comando e de controlo já memorizadas, incluindo válvulas, torneiras, válvulas e assim por afinação. D.

materiais de fabricação de circuitos também afectar a tecnologia na qual está montado um grupo de colector para aquecimento radiante. As mãos podem ser realizados e o ponto de transição a partir das saídas de polipropileno ao metal, se necessário. ligação roscada, neste caso, é realizada combinado com equipamentos de acessórios. Alternativamente serve T e polipropileno, que também fornecer as condutas de distribuição. Após a conclusão das operações técnicas necessárias para verificar a disponibilidade do sistema. Uma operação de teste é levado a cabo sob pressão elevada indicador. Em relação a um nível padrão de pressão deve ser aumentada em 20-25%. Isso permite que você verifique as conexões quanto a vazamentos, identificar defeitos e defeitos de design.

blocos múltiplos inicialmente fornecido com um sistema de ajustamento fechado. válvulas abertas pode ser removível através termométrico, em conjunto com isso, é necessário rodar o medidor de caudal para o ajuste da porca contra o batente. Neste caso, usar as chaves não é recomendado, porque não há risco de deslocamento e fixação do dispositivo de discussão. Para definir a taxa de fluxo desejada é necessário para diminuir o volume do fluxo. Uma vez que esta acção está a rodar e medidor de caudal. Quando o valor óptimo é atingido, a válvula de manga pode ser usado novamente. Equilíbrio e afinação de cada circuito deve ser realizada periodicamente, de acordo com as recomendações do fabricante. medidas preventivas regulares depende do equipamento, que vem aquecimento por piso radiante. grupo colector também entupidas no articulações e ligações depois de um certo tempo de operação. Por isso, é necessária para limpar e lavar estas áreas.

Recomendações para o uso de medidores de fluxo

correto funcionamento do medidor de vazão só é possível se os circuitos ideais de abastecimento configurações refrigerante de acordo com as necessidades do usuário. válvulas não utilizados deve ser hermeticamente fechado. Tampa do medidor, é desejável manter 5-7 mm abaixo da posição normal fechada. Além disso, note que o grupo colector para aquecimento radiante pode ser complementado com outros dispositivos de medição. A sua integração pode fazer ajustes para a taxa de fluxo, então você deve fazer concessões sobre a taxa de fluxo de refrigerante não-alvo.

Para os líderes no mercado para sistemas de aquecimento de encanamento incluem a empresa Valtec e Comisa. Estes fabricantes produzem coletores de alta qualidade na coleta, complementados por todos os acessórios necessários. Em particular, o grupo do coletor para aquecimento radiante Valtec nas versões mais recentes prevê EPDM-rings que eliminam a necessidade de selantes nas articulações. decisões orçamentárias e oferta firme IPS TIM. Este funcionais e fiáveis ​​unidades, que também são adequados para a maioria dos sistemas de aquecimento.

Contra o fundo da propagação de parâmetro equipamentos de engenharia de sistemas de controle automatizado de coleta mecânico pode parecer ultrapassada. Mesmo o aquecimento de piso elétrico tem uma enorme vantagem a este respeito. Por outro lado, o grupo colector para aquecimento radiante diferem em suas vantagens sob a forma de economia e a ausência da necessidade de uma cablagem eléctrica. As vantagens incluem o controlo do colector e um elevado grau de fiabilidade. Fabricantes pentes e acessórios sanitários estão constantemente a melhorar o mecanismo de acoplamento que proporciona não só durabilidade, mas também o fluxo racional do líquido de arrefecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

9 + 1 =