Collector piso quente com as mãos

Manifold para aquecimento radiante com suas próprias mãos

Construções de sistemas autónomas de aquecimento estão cada vez mais olhando para o ideal. desempenho máximo, mínimo custo, confiabilidade e durabilidade - requisitos da norma, que agora estão colocando os usuários às unidades e sistemas de aquecimento. Um dos nós, fornecendo uma eficiência mínima e o desempenho do sistema de aquecimento é um colector. Recolha Manifold para aquecimento radiante com as mãos com bastante facilidade, sabendo que seu esquema, e entender como ele deve funcionar.

Qual é a unidade para o coletor de aquecimento

O colector é uma montagem de tubos de plástico (metal-menos), válvulas, manómetros, válvulas, tubos e outros componentes auxiliares. O colector está concebido para misturar o fluido de arrefecimento flui a partir dos diferentes circuitos de aquecimento, e posterior distribuição de embora. Como um resultado, a temperatura da mistura do líquido está alinhada, respectivamente, a temperatura nas zonas aquecidas é constante e estável.

O conjunto de colector correcta depende da qualidade do sistema de aquecimento radiante.

Princípio de funcionamento qualquer aquecimento conhecido - fluido de arrefecimento aquecido depois de passar sobre todos os contornos e as câmaras de ar arrefece, e sob a acção da bomba de circulação ou de circulação natural de novo alimentado para dentro do reservatório, onde é misturado através do tubo de retorno (linha de retorno). As proporções da aquecido e o meio de aquecimento arrefecido são reguladas por válvulas especiais, a sua temperatura é controlada por sensores de calor, sensores de tempo e sensores de pressão. Se o sistema de aquecimento é também estendida ou layout da casa não permitem organizar a circulação natural, o coletor incluem uma bomba de circulação.

Normalmente, em um apartamento ou em uma casa ligado à caldeira, radiadores, às vezes improvisado registros. Em qualquer caso, a temperatura do líquido refrigerante no radiador deve estar dentro de 70-95 0 C. Quando ligar sistema "Piso aquecido", que muitas vezes é feito em apartamentos modernos, a temperatura do líquido de arrefecimento não deve exceder 30-55 0 C. De acordo com os padrões sanitários, a temperatura máxima aquecimento do chão deve ser não mais do que 30 0 ° C, ou revestimento decorativo exterior (linóleo, azulejos de MDF, PVC) irá deformar, o ar interior é overdried e andando sobre superfícies quentes não são muito confortável.

Portanto, em tais casos, o sistema liga-se o coletor - na verdade, a diferença de temperatura no sistema de aquecimento central e sistema de "chão quente" substancial e produz apenas uma temperatura da caldeira. Outra razão para o coletor - piso aquecido tem uma maiores tubos de extensão. Portanto, a pressão total do sistema cair. Para manter a pressão a um nível requerido é necessário para instalar a bomba de circulação, que entra na estrutura colectora.

O circuito colector padrão consiste nos elementos:

  1. A válvula de mistura de duas ou de três vias.
  2. Válvulas e válvulas para equilibrar.
  3. Um sensor de temperatura e um medidor de pressão.
  4. bomba circular.
  5. respiradouro de ar automático.
  6. Por conjunto de colector será também necessários acessórios, T, redutores, bicos, e os outros elementos de suporte para a montagem.

componentes montados adequadamente radiante colector de aquecimento.

colector alimentada como se segue: quando a temperatura sobe acima de um valor predeterminado da válvula de cabeça térmica e fecha o transportador de calor quente é fornecido numa quantidade menor. Ao arrefecer o refrigerante válvula de fluido térmico leva mais. O fluxo de retorno do meio de aquecimento do tubo alimentado com pressão, e do tubo de fornecimento de - quando necessário. Assim, a temperatura média do fluido de arrefecimento permanece a um nível constante.

Finalidade Válvula Manifold

Nos dois sentidos da válvula permite que o refrigerante em uma direcção, mas tem um rendimento baixo. momento positivo na aplicação da válvula de duas vias - um fluido de transferência de calor quente é fornecido sem problemas e sem choques. Tais válvulas devido à pequena capacidade são usadas em espaços pequenos - até 200 m 2. Os modelos mais recentes estão equipados com servo-válvulas. Servo - válvula de motor de sensor de posição precisa de precisão e por passos para abrir / fechar a abertura de passagem.

O princípio de funcionamento da válvula de duas vias no sistema de "chão quente".

A válvula de três vias misturas ou divide o fluxo de líquido de arrefecimento. Outro nome para a válvula de três vias - a mistura ou separação. O corpo da válvula tem três bocal através do qual ele é ligado aos tubos de aquecimento. A válvula recebe refrigerante a partir da caldeira, passa-a para o sistema de aquecimento, e também recebe fluido de transferência de calor a partir da linha de retorno para misturá-lo com o fornecimento quente. válvula de três vias instalados em sistemas de aquecimento autónomos na saída do sistema de colector, em que não há necessidade de limitar o fluxo a uma mistura uniforme.

[Título Su_box = »Importante!» Box_color = »# d13030" Raio =» 0" ] válvula em operação contínua fica entupida e que era mais fácil de substituir, no composto utilizado releasable acoplamento «americano.» [/ Su_box]

Se a cablagem do circuito refrigerante é instalado vários colectores, a saída de cada divisor está instalado com a ventilação de ar. O sangramento é realizada com o lado superior da haste, a válvula de drenagem é montado a partir da parte inferior e serve para esvaziar o sistema quando reparações.

Alguns circuito de aquecimento simplificado não exige a mistura do fluxo de refrigerante e, portanto, a válvula não pode ser instalado. Para manter uma temperatura constante em tais sistemas é apenas uma bomba de circulação. A bomba deve ser instalado apenas no tubo de retorno para evitar o consumo excessivo de fluido a partir do sistema de aquecimento.

Para ajustar automaticamente a temperatura no sistema de "chão quente" pode conectar sensores meteorológicos. Como é que um tal sensor: uma onda de frio acentuado na rua faz com que mais rapidamente e se refrescar do quarto, assim que o aquecimento deve aumentar automaticamente. Tempo de sensor fornece os sinais para o ligar / desligar da caldeira ou o aumento / diminuição do grau da quente e a mistura do líquido refrigerante arrefecido. O ajuste manual de temperatura dependendo do tempo e ineficiente muito impreciso. Modulando os sensores de temperatura é verificada várias vezes em um minuto e, se necessário manivela servo-válvula em um ou outro sentido, a 5 0 C.

Se você não sabe como montar aquecimento piso colector, você pode procurar as unidades de venda da montagem.

coletor simples para aquecimento radiante

Para construir o reservatório mais simples precisa válvula de mistura a ¾ mamilo polegadas e o adaptador a ¾ de polegada T, um cotovelo (90 0) e o polegadas manga-americana a ¾ de polegada, uma bomba de circulação com um rendimento de válvula de esfera de 1 polegada a ¾, uma meia polegada conector colector e um colector de conectores ½ ou ¾ de polegada com ¾ de polegada, de ventilação de ar roscado externo e interno e válvula de drenagem.

colector de múltiplas circuito para aquecimento radiante

Recolha colector multi-circuito para aquecimento radiante com as próprias mãos não é difícil. Estruturalmente ele é composto por uma cabeça térmica com um sensor (sensor - tipo remoto), a válvula de mistura, Americana sobre ¾ de polegada porca ¾ de polegada tee e o pino de 1 polegada, os guindastes da bomba de circulação ligados ½ polegada, válvulas de esfera de encaixe polegada múltiplas de meia polegada , ½ polegada encaixe, as porcas de acoplamento para o ½ diâmetro da bomba e tubos de plástico polegada.

Esquema de ligação para o colector de aquecimento radiante.

Se você estiver conectado ao sistema de tubo coletor de "chão quente", é recomendado o uso de acessórios de compressão. Antes de ligar para o tubo é chanfro pouco profunda, de modo a que o tubo se encaixa no assento de rolamento. Depois de instalar e ligar todo o sistema coletor para a caldeira e para o "chão quente" é necessário para pressurizar a verificação do sistema de tubos para manutenção.

Cravamento é realizada de 3-5 horas para a presença de até mesmo a menor fuga que pode manifestar-se. Além disso, durante algumas horas, o sistema mostrará a temperatura máxima de aquecimento do quarto. Todos circuito colector está colocado em uma caixa de recolha especial, que é montado em uma parede perto da caldeira ou instalado próximo do local de ligação ao chão quente.

colector caseiro para aquecimento radiante

Popular ultimamente aquecimento de edifícios com o uso de aquecimento por piso radiante requer atenção no design, seleção de componentes e dispositivos. aumentando o número de componentes e produtos, do que para um sistema com radiadores é necessário para a fabricação. Isto é devido a muitos fatores, mas o principal é a necessidade de uma distribuição competente do refrigerante através dos ramos e o controle de seu aquecimento.

Um dos nodos é necessário colector (pente) que estão ligados a tubos que se estendem no chão. Ele executa várias funções e sem chão dispositivo de aquecimento é problemática. Apesar do fato de que o grupo do coletor para aquecimento radiante é feita por muitos fabricantes e é comercializado em muitas modificações, muitas vezes o desejo de salvar e criá-lo.

Como é este processo, a partir do qual ele pode auto-montar múltiplas e que materiais são utilizados para este fim? Vamos tentar responder a estas perguntas.

Collector sistema de aquecimento no chão.

Nomeação aquecimento radiante colector

Colector para sistemas de aquecimento utilizados para tais finalidades:

Seu principal objetivo é alimentar a temperatura do refrigerante e a quantidade necessária em cada ramo de aquecimento no chão. Para este conjunto completo de mistura com o conjunto colector que compreende uma bomba, válvulas de controlo e da derivação (em algumas formas de realização).

a necessidade de um controlo de temperatura devido ao facto de que as caldeiras são preparados principalmente pela temperatura da água é muito mais elevada do que a necessária para o aquecimento. E, a fim de transformá-lo em parâmetros de água necessária é misturado com uma "linha de retorno" para atingir a temperatura desejada.

O nó de colector no misturador.

Outros materiais e desempenho coletores diferentes no tipo de regulação. Eles são ambos mesmo sem regulação, portanto, usando um medidor de fluxo, as válvulas de corte manuais e dispositivos automáticos.

Manifold para aquecimento radiante sem um regulamento para criar uma versão mais barata do sistema de distribuição. Ele não usa quaisquer dispositivos de regulação, e fluxos de refrigerante são alocados de acordo com as características do sistema hidráulico. Apesar do custo de tal opção não deve ser utilizado, uma vez que não é conveniente de usar e pode criar dificuldades no futuro.

Defina esse coletor opção tendem principalmente aqueles que estão tentando economizar em hardware. Não é sempre uma coisa ruim. Poupança pode direcionar os fundos para um lugar onde eles são necessários. Quais são os prós e contras desta opção?

Collector com regulagem manual do direito à vida e pode cumprir a sua função na manutenção da quantidade necessária de líquido de arrefecimento em cada ramo. Neste caso, a temperatura do líquido refrigerante é controlada no nó de mistura, e a sua quantidade para cada ciclo é definido manualmente ajustar um tempo. Em seguida, o sistema funciona de forma independente. coletores de bronze deste tipo bem comprovada.

Tal variante é particularmente relevante quando o dispositivo de aquecimento de piso como um elemento adicional no sistema de aquecimento ambiente. Quando o aquecimento principal é realizada radiadores ou outros dispositivos, e piso aquecido apenas criam um conforto adicional. Para o principal sistema de aquecimento na forma de um piso quente é melhor para fornecer mais grave automação.

Uma opção para a regulação do fluxo de refrigerante para cada ramo que se estende desde o coletor é o uso de equilibrar o medidor de vazão. Este elemento faz com que seja possível regular o fluxo de líquido de arrefecimento e monitorar visualmente ele.

O aparelho consiste de flange de haste, que permite controlar a passagem condicional no pipeline. Ele consiste de uma janela com a calibração, pelo qual você pode identificar visualmente um fluxo de refrigerante em particular através da sucursal observado. O ajuste é efectuado ajustando anel sob a tampa. Ligar o seu cabeceamento é realizada por um fio.

Manifold com medidores de vazão são frequentemente utilizados em sistemas atuais, devido ao seu baixo custo e bom desempenho.

Nos últimos anos, muitas vezes instalados piso radiante, que é estabelecido coletores com regulação automática. Para isso, os servos em cada dobradiça. Eles são combinados com o chão quente sensores de temperatura de água permitem ajustar o fluxo do líquido de arrefecimento em cada ramo na dependência das leituras dos sensores de temperatura.

Collector com atuadores.

Para fazer isso, defina a seção desejada da passagem. Estes sistemas são mais caros que as versões sem regulamentação ou com um manual, mas sim flexível e dar uma confortável condições de vida. Não se esqueça que os sistemas automáticos exigir regulamentação competente, sem o qual não irá mostrar todas as suas funcionalidades.

Pelo que podemos coletor

Fornecidas nos coletores padrão de mercado para aquecimento radiante são feitos de materiais diferentes: ele e polipropileno e aço, e várias ligas. Os elementos de metal mais amplamente utilizado devido à sua qualidade, a durabilidade e a fiabilidade.

Emitido pentes individuais com diferente número de torneiras do polipropileno que podem ser montados uns com os outros e criar reservatórios de diferentes dimensões. O mesmo se aplica aos elementos de latão.

Se houver um problema para a instalação do coletor de elementos de aquecimento de piso não são de fábrica, você pode usar pedaços de tubos, curvas e outros elementos da rede de aquecimento urbano. tubos de aço adequados de grande diâmetro, no qual os mamilos colisão para ligar condutas. Há também opções para a utilização de tees de polipropileno que são interligados através de estacas tubos. Esta ação se transforma pentear o tamanho e as características direita.

O colector de polipropileno.

Fazendo coletor com suas próprias mãos

Se você decidir coletar um coletor self-made para aquecimento radiante, você deve ter alguma experiência e compreensão da concepção de sistemas de aquecimento. O primeiro passo é necessariamente familiarizado com o princípio dos coletores eo problema então segure cálculo competente e fabricar diretamente.

colector aquecido esquema é seleccionado com base nas características do sistema particular. O primeiro passo é calcular e escolher a seção do gasoduto. Antes da produção, é necessário:

  • De acordo com um esquema predeterminado para determinar qual dos ramos será sistema de aquecimento de piso e suas características.
  • Calcular todos os parâmetros do sistema: a temperatura da água quente que é aplicado ao colector, o fluxo de refrigerante através de todos os ramos de aquecimento do chão, as áreas de localização.
  • É importante para determinar a presença e número de outros dispositivos de aquecimento, excepto aqueles que estão ligados ao colector de distribuição.
  • Escolher um sistema de regulação e controlo, que irá ser utilizado no colector de distribuição.
  • É necessário definir a localização do coletor, como isso afeta sua concepção e localização dos sindicatos de saída. Fazendo deste ponto permite a ligação de aquecimento de piso múltiplo é óptima.

Para criar um bom colector de distribuição, que irá controlar de forma inteligente o piso radiante na casa, é importante prestar atenção especial à seleção de componentes e peças. Eles devem ser projetados para operar em tais sistemas.

Para colector seleccionado cumpriu qualitativamente a sua função, e não criar resistência hidráulica adicional ao fluxo e o ruído, devem ser orientado na selecção de uma tal regra: diâmetro colector de distribuição deve ser escolhida de modo a que a sua área em corte é igual a ou mais do que a área em corte de todas as condutas que ligado ao dispositivo. O mesmo aplica-se a um colector de recolha.

Isto é, por exemplo, se o tubo colector 4 está ligado diâmetro interno d = 20 mm, a área de secção transversal do colector deve ser: S = 4 (πd² / 4) = 1256 mm². Ou seja, o diâmetro do tubo para o coletor não é inferior a 40 mm. Esta regra para a rede de equipamentos de aquecimento descrito em particular em tais regulamentos: estações de RAO UES da Rússia "Subestações redes térmicas".

Ao selecionar um conjunto dentro do coletor de elementos precisa se concentrar sobre estes produtos:

  1. O pente, que é uma peça de tubagem com nenhuma encaixado nele para ligar as torneiras de tubagem radiante. Eles podem ser adquiridos em separado a partir dos elementos de metal ou de polipropileno solda de solda. Para o colector que está em pé sobre o campo necessário para ter uma válvula de controlo em cada circuito.
  2. respiradouro de ar que liga a porção superior do artigo para repor o sistema de ar montado.
  3. Suportes que permitem qualitativamente para segurar a instalação de piso radiante colector aquecimento à estrutura do edifício. Eles podem escolher entre o padrão ou feita de forma independente.
  4. A válvula de drenagem, através da qual é possível levar a cabo a remoção do líquido de arrefecimento a partir do sistema.
  5. Juntas em T e elementos de ligação.
  6. Acessórios para a conexão de metal-plástico ou sexo quente tubos de plástico.

Acessórios para o coletor.

Este é um conjunto padrão de itens para os catadores de materiais diferentes.

montagem diretamente colector para aquecimento de piso, exceto o coletor inclui um grande número de elementos adicionais que lhe permitem gerenciar e monitorar o sistema. Ele inclui um de três vias ou de dois sentidos de válvulas, bombas, válvulas e as válvulas de controle. Fiação formas de realização, cada colector depende do tipo de equipamento.

É desnecessário fabricar o colector não é diferente de trabalhar com os elementos de aquecimento da rede. Se estiver a utilizar o polipropileno, todos os componentes são soldados em conformidade com as válvulas de estanqueidade ligada e outros elementos. É necessário monitorar a localização dos tubos para torná-lo conveniente para se conectar.

Ao instalar o colector de tubos de aquecimento radiante de aço deve ter habilidade em soldagem. Para trabalhar é levado a tubulação de aço de grande diâmetro redonda ou secção quadrada. Uma vez que as secções de tubo são cortadas em pedaços de colector de comprimento desejado. As secções de tubo são soldados em ambos os lados em relação de aperto, e, em seguida, soldadas aos mesmos tubos de aço redondos, que tubos podem ser ligados. Para instalar medição e regulação dos injectores deve ser preparados assentos para o dispositivo de ventilação e outros componentes. Para evitar a corrosão, um colecionador precisa de pintura.

Antes da montagem, é importante avaliar todos os riscos e potencial de poupança, em seguida, começar a trabalhar. não deve ser considerado como um coletor de sistema independente: é uma parte importante da unidade de mistura, e se a idéia de construir a si mesmo, você deve prestar atenção para a possibilidade de auto-produção de todo o conjunto. Para fazer isso, é importante escolher corretamente todos os componentes, válvulas de três vias, bomba e válvulas. Necessidade de cumprir com todos os requisitos da instalação de equipamentos de aquecimento.

Coletor para aquecimento do chão com suas próprias mãos: a montagem e conexão

Chão quente têm sido uma característica de edifícios de alto padrão.

A sua utilização alta qualidade causada pelo aquecimento - o espaço em torno do volume aquecido devido à convecção natural, como a área de andar inteiro serve como o aquecedor para o ar ambiente.

em que o próprio pavimento é aquecida por elétrico, filme ou boa aquecedor de água de idade - caldeira de água quente.

Uma casa ou apartamento tem alguns quartos, e em cada um deles no chão são colocados no circuito termal.

Para uma linha de líquido de arrefecimento que está ligado através de uma unidade de entrada e saída na forma de dois tubos.

A necessidade de energia térmica em cada um dos circuitos normalmente diferentes: em salas diferentes, a temperatura pode variar. Por outro lado, o espaço não é o mesmo, e, portanto, o volume de refrigerante para cada quarto é diferente, também.

Assim, entre os circuitos de caldeiras e de aquecimento tem de ser instalado com as funções da válvula de controlo. Tal dispositivo é chamado de coletor. De acordo com a sua funcionalidade é unidade de mistura. Sua tarefa - para garantir o fornecimento de água para os contornos.

Normalmente, o tubo coletor tem os nós de ligação - o número de circuitos de aquecimento.

coletor total contém dois tubos:

  • um actua como um misturador e um fluxo de líquido de refrigeração em circuitos;
  • o outro serve para recolher o retorno de todos os contornos e retornar arrefecida em circuitos de água numa caldeira, e, em parte, através de uma válvula de duas ou três vias na saída do misturador.

A adição de água quente da caldeira ocorre misturador girando válvula termostática, que é colocado no caminho da água de abastecimento para o misturador. Ao reduzir a temperatura no misturador é menos do que o permitido (que lembrar - é de 40 ° C), parte da válvula que fornece água quente.

Este grupo de válvula bimetálica muda a secção transversal de escoamento, e a quantidade de água que flui. Isso permite que você ajustar a temperatura conforme desejado. Nas entradas do retorno sensores de fluxo são montados, e um pente é fornecida com a abertura de ar de retorno também. Bombear refrigerante através do sistema opera uma bomba de água, o que cria a pressão da linha necessária.

Um conjunto completo de peças de colector também contém uma variedade de artigos sanitários. Em um conjunto de dispositivos para a quente colector andar água, talvez o mais importante, uma vez que fornece:

  • segurança e operação correta dos sexos;
  • capacidade de personalizar o conforto de usar dispositivos térmicos.

O coletor tem uma desvantagem significativa - o alto custo.

Por isso, muitos "faça você mesmo" recolher as suas próprias mãos uma variedade de opções para colecionadores, de acordo com a bolsa e a disponibilidade de componentes.

Há duas variantes desta maneira:

  1. Recolha colecionador de componentes adquiridos, usando o fato de que quase todos eles estão à venda. Isso pode ser econômico, mas a qualidade dos produtos utilizados é pobre.
  2. Substituir certos itens tubo colector de polipropileno. Aqui, as economias esperadas pode ser de até 40%, mas a estética do dispositivo acabado, e confiabilidade, para dizer o mínimo, não muito ...

colector Esquema 3 laçadas pode ser implementada como se segue:

  1. Primeiro, você deve reunir o colector de tubos - eo retorno do líquido de arrefecimento, circuitos de alimentação de calor. Para este propósito, um pente no canal 3 ou nó 3 odnopetelnyh para cada colector.
  2. O colector de retorno está equipado com um sensor ou medidor de fluxo e um conjunto de contador do nó de ligar o tubo de retorno para o fornecimento de cada ciclo. Uma colectores de circuito conectado elementos em pente de uma rosca. Cada teplodatchik circuito do líquido de arrefecimento que compreende um actuador e uma ligação da linha de nó de potência em circuito térmico.
  3. Para um fim dos colectores de ventilação de ar ligadas, por outro lado - está ligado ao colector de tubos de bomba bombear meio de calor, e ainda ligado a este ponto, o actuador de válvula termostática ou, o que é tempo por tempo, a torneira de água quente.
  4. O conjunto do colector para a parede, verificado para manutenção e está ligado ao circuito de aquecimento. Depois de que a instalação e configuração de todo o sistema final.

Aqui é a versão mais simples do coletor de funcionamento para aquecimento radiante está disponível uma ampla gama de artistas DIY. Talvez os coletores reais muitas vezes se estendem conectando sistema mais complexo de regulação e contabilidade.

Por exemplo, ligar os contadores de calor, medidores de temperatura e ainda mais, alguém que muito - na verdade, e há de inventores DIY a qualquer coisa "para se reunir."

Se colector caseiro é soldada em conjunto a partir de tubos de polipropileno, que é necessário para reconstituir o arsenal de ferramentas especiais para soldar partes deste polímero de soldadura.

Durante a montagem método de soldagem tamanho odnopetelnogo de cada nó é aumentada pelas articulações, e se os lacetes térmica é maior do que 3, todo o colector torna-se volumoso e sua instalação torna-se problemática. No resto do circuito colector de plástico e a sua configuração não é diferente daquela que foi descrita anteriormente.

Assista ao vídeo, em que um usuário experiente explica as nuances da montagem coletor para aquecimento do chão com suas próprias mãos:

  1. 5
  2. 4
  3. 3
  4. 2
  5. 1

A cópia dos materiais é possível sem negociação preliminar no caso de uma hiperligação directa ao nosso site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

− 1 = 3