Coletor para andar água morna

Condução piso radiante colector - como ele deve funcionar

Instalando piso radiante - um assunto muito caro, porque vai ter que gastar dinheiro, não só para o circuito de aquecimento, embutida no chão, mas também em equipamento adicional para garantir o funcionamento adequado do sistema de aquecimento. Tais equipamentos são colectores, bombas, válvulas e sensores. Neste artigo, vamos mostrar-lhe como construir um coletor para piso radiante de forma independente, assim, poupar dinheiro.

O que é radiante de aquecimento colector

Coletor - um conjunto de peças que permitem controlar de refrigerante: misturar e distribuir o líquido a partir dos anéis de aquecimento paralelos. A grande secção transversal e permitir a baixa velocidade para misturar o fluido de transferência de calor quente é fornecido a partir de uma caldeira, quente e que se estende a partir dos tubos de aquecimento, o que permite alinhar a temperatura do líquido de arrefecimento para os valores desejados.

Para misturar adequadamente a linha de retorno (água refrigerada de lacetes no piso) e água quente para a temperatura desejada para os vários sensores do sistema instalado: sensor de temperatura da água, do sensor de calor do lado de fora e o sensor mede a pressão dentro do sistema. As informações do sensor é alimentado para válvulas, que são refrigerante misto. conjunto de colector aquecimento de piso com uma bomba e um sensor especial pode monitorizar a pressão no sistema.

Para entender melhor o princípio do trabalho e da necessidade do sistema, preste atenção ao seguinte exemplo: em casa ligado à caldeira, aquecimento de piso, radiadores e chuveiro. Chuveiro requer água quente a aproximadamente 70 ° C, radiadores de aquecimento requerem um fluido de arrefecimento tendo uma temperatura de 75 ° C, e para o aquecimento do piso necessita apenas 50 ° C, para terminar a temperatura de piso não exceder as normas sanitárias 30 ° C.

Como você pode ver, está diretamente ligado à caldeira todos os consumidores de água quente não, portanto, um reservatório para andar de água quente, o que vai esfriar a água para o sistema, além da operação normal de loops longos precisam de uma pressão adicional, que fornece bomba. Veja também: "O esquema ideal de conexão de aquecimento no chão - fazer a escolha certa."

Para um funcionamento estável da unidade de mistura que você vai precisar de:

  1. válvula, que será discutida abaixo de mistura;
  2. A bomba, que permite controlar a pressão da água (veja mais: "Como escolher uma bomba para andar de água quente - a diferença nos detalhes");
  3. Shut-off e válvulas de equilíbrio;
  4. Sensores: medidores de pressão com um termómetro e um termostato;
  5. Acumulando no sistema de ar impede a operação estável, por isso, deve ser ventilada para a pit.
  6. Você vai precisar de uma variedade de conectores de encanamento: curvas, acessórios, etc.

No total, há dois tipos de válvulas misturadoras que estão instalados no conjunto de colector para aquecimento de chão: bidireccional e válvula de três vias. Eles diferem no princípio do seu trabalho, o que deve nos dizer mais.

Como válvula de duas vias:

  1. Termostato com um sensor de temperatura mede o aquecimento do transportador de calor que flui para contornos;
  2. Se a temperatura da água é mais elevada do que o normal, a cabeça térmica fecha a válvula para reduzir o fornecimento de água quente;
  3. Se a temperatura é mais baixa do que o requerido, a válvula é aberta e a quantidade de água quente no circuito aumenta.

Como se pode ver, a operação da válvula de duas vias é a de controlar o fornecimento de água quente, enquanto existe um fluxo constante de tubos de retorno. Esta válvula tem uma baixa que proporciona um aquecimento de piso liso. Se a sala em que você planeja instalar aquecimento de piso é inferior a 200 metros quadrados, você pode se sentir livre para usar este misturadora.

Deve desviar e dar conselhos ao ligar uma válvula de mistura na conduta de distribuição para aquecimento radiante, que é necessário para instalá-lo através do acoplamento destacável, o que, no futuro, é fácil de substituir, no caso da válvula se torna defeituoso.

Trabalhar válvula de três vias:

  1. válvula de três vias, ao mesmo tempo o equilíbrio da linha de retorno e a água quente no interior da caldeira através da passagem;
  2. No interior da válvula é uma válvula especial, instalado perpendicularmente ao tubo de água quente e um tubo de retorno;
  3. A posição desta válvula varia, e que regula a temperatura final do fluido misturado.

Uma tal válvula é ideal para grandes sistemas de aquecimento, por exemplo, onde é utilizado vários circuitos de aquecimento. Eles também são recomendados no caso em que o coletor para aquecimento radiante Grupo é capaz de ajustar automaticamente a temperatura da água. Sistema funcionar automaticamente instalado sobre os actuadores de válvula, controla os sensores de temperatura e de tempo.

válvula de três vias tem dois inconvenientes:

  1. mudança de temperatura chão ocorre de forma abrupta;
  2. Devido à grande largura de banda, é muito difícil para regular a temperatura, porque mesmo uma pequena mudança na posição da válvula pode conduzir a alterações severas de temperatura. Veja também: "Como é um mixer para aquecimento radiante e por que precisamos dela."

Se é necessário para automatizar o sistema

Antes de tudo é necessário falar sobre os sensores meteorológicos. Eles permitem que você ajustar a temperatura do líquido de arrefecimento com base na temperatura do lado de fora de sua casa. Você poderia fazê-lo sozinho, mas a geada vem de forma inesperada, como quando você dormir, por isso na parte da manhã na casa pode muito frio, é nestas situações, sensores meteorológicos não vai deixar você congelar.

sensores de tempo, muitas vezes definido sensores de temperatura interior, que distorcem a porção de válvula para 1/20 quando a temperatura na construção do que o necessário.

Depois de selecionar todas as peças para o sistema de aquecimento, você pode começar a construir. Definir o misturador pode ser no armário exterior ou interior, mas lembrar que armários exteriores só pode encaixar uma largura sistema de 16 cm.

Condução colector de aquecimento radiante é mostrado na foto. lê-lo com cuidado e recolher o seu sistema para este regime.

Coletor - uma coisa necessária para o arranjo do sistema de aquecimento em casa, você só pode assustar o preço, mas a conexão de aquecimento colector radiante para reduzir significativamente os custos de energia para aquecimento de água.

Colector (unidade de mistura) para água radiante

Quando o dispositivo de soalho água tubos de aquecimento previsto número considerável - vários segmentos, que são chamados contornos. Todos eles se transformou no dispositivo, para distribuir e recolher o líquido refrigerante - um coletor para aquecimento radiante.

chão água quente é caracterizada por um grande número de circuitos de tubos e o meio de calor de baixa temperatura de circulação no seu interior. Basicamente refrigerante necessário aquecimento para 35-40 ° C. Somente caldeiras, que são capazes de operar neste modo - condensação de gás. Mas eles raramente definido. Todos os outros tipos de caldeiras gera a água quente fuste. No entanto, com o seu contorno em tal temperatura não pode correr - piso muito quente é desconfortável. Para reduzir a temperatura e misturar com os componentes necessários. Eles, em certas proporções, misturados com o fornecimento de água quente e retornar gasoduto de ostyvshaya. Em seguida, através do colector para aquecimento de piso, que é fornecida ao circuito.

Manifold para aquecimento de piso com uma unidade de mistura e uma bomba de circulação

Para todos os circuitos de água actuou mesma temperatura, que é fornecido para o radiante pente - um dispositivo com uma entrada e um determinado número de saídas. Tal pente recolhe água refrigerada do circuito, a partir de onde ele entra na entrada da caldeira (e, em parte, vai se misturar com o nó). Este dispositivo - um fluxo pente e retorno - também chamado de coletor para aquecimento. Ele pode ir para o mix nó com, e talvez - apenas pentear sem qualquer "fardo" adicional.

Colector para aquecimento radiante são feitas de três materiais:

  • aço inoxidável. Mais durável e caro.
  • Brass. categoria de preço médio. Ao usar liga de alta qualidade são muito longos.
  • Polipropileno. O mais barato. Para o trabalho com baixas temperaturas (como neste caso) de polipropileno - boa solução orçamento.

Colector para os circuitos de aquecimento radiante 6

Instalação para a alimentação de colector ligado pente circuitos de entrada radiante, para o pente de linha de retorno - emite laçadas. Eles estão conectados em pares - que era mais fácil de ajustar.

Quando o dispositivo de aquecimento do chão água é recomendado para fazer todo o circuito do mesmo comprimento. É necessário aquecer cada ciclo é o mesmo. A única pena é que este ideal é incomum. diferenças no comprimento são muito mais propensos a ter, e substancial.

Para equalizar calor todos os circuitos dos medidores de vazão pente de alimentação colocados no pente de volta - ajustando válvulas. Medidores de vazão - um dispositivo com uma tampa de plástico transparente com a classificação aplicada. A caixa de plástico é um flutuador, que marca a velocidade com que se move de refrigerante no circuito.

É claro que o fluido de arrefecimento passa menor, o mais frio do ambiente. Para ajustar a velocidade de mudança de temperatura em cada circuito. Com esta configuração o colector para aquecimento radiante fazê-lo manualmente utilizando as válvulas de controlo montado na parte de trás de um pente.

mudança consumo respectivo bot rotativo (representado acima são de cor branca). Torná-lo mais fácil de navegar, a instalação do nó coletor, todos os circuitos, é desejável para assinar.

Potocomeros (direita) e servo / servos (esquerda)

Esta versão não é ruim, mas ajustar a taxa de fluxo e, portanto, a temperatura das contas manualmente. Nem sempre é conveniente. Para automatizar o ajuste das entradas são definidas servos. Eles trabalham em conjunto com termóstatos. Dependendo da situação, para o actuador for comandado para fechar ou abrir o fluxo. Desta maneira a manter a temperatura desejada automatizado.

conjunto misturador para aquecimento de piso pode ser baseado em dois sentidos e válvula de três vias. Se o sistema de aquecimento é misturado - com radiadores e piso aquecido, o nó ainda está presente e uma bomba de circulação. Mesmo que a caldeira tem a sua tsirkulyatsionnik, todas as voltas chão quente "vendendo" não pode. Portanto tornando-se o segundo. E o da caldeira funciona com radiadores. Nesse caso, o grupo é às vezes chamado de unidade de mistura de bomba.

válvula de três vias - um dispositivo que mistura o fluxo de duas água. Neste caso - ele é aquecido pela fonte de água e uma água fria a partir da linha de retorno.

O princípio de funcionamento da válvula de três vias

Dentro desta válvula de regulação de um sector móvel, que regula a taxa de fluxo de água mais fria. Este setor pode ser controlado por um termostato, um termostato manual ou eletrônico.

Esquema unidade de mistura a válvula de três vias é simples: a válvula liga as saídas de fornecimento de água quente e tubos de retorno, bem como uma saída que vai alimentar colector pente para aquecimento de chão. Depois de uma válvula de três vias é instalada uma bomba que "empurra" a água na direcção de fluxo do pente (a direcção é importante!). Uma outra bomba instalada sensor de temperatura pouco a partir de uma cabeça de impressão térmica, montados na válvula de três vias.

Esquema grupo de mistura para a água quente sobre a válvula de três vias andar

Tudo funciona assim:

  • Da caldeira entra na água quente. Em primeiro lugar, ele é ignorada, sem mistura com válvula.
  • O sensor de temperatura transmite a informação sobre a válvula que uma água quente (acima da temperatura do conjunto). A válvula de três vias abre misturar com água a partir da linha de retorno.
  • Neste estado, o sistema opera como desde que a temperatura da água atinge os parâmetros pré-definidos.
  • A válvula de três vias fecha a água fria.
  • Neste estado, o sistema opera até que a água é muito quente. Em seguida reaberto podmes.

o simples algoritmo e intuitiva. Mas este esquema tem uma desvantagem significativa - existe a possibilidade de que, em caso de falhas na superfície de aquecimento será alimentado diretamente para a água quente, sem mistura com. Desde tubos de chão aquecida colocado essencialmente em polímeros com uma exposição prolongada a temperaturas elevadas que podem entrar em colapso. Infelizmente, esta falha neste esquema não é eliminada.

Note-se que no diagrama acima é desenhada na ligação em ponte verde - de bypass. É necessário excluir a possibilidade da caldeira sem a despesa. Esta situação pode ocorrer quando todas as válvulas de corte sobre o colector para aquecimento radiante será fechada. Essa é uma situação em que a taxa de fluxo de refrigerante não será de todo. Neste caso, se o circuito de desvio não está presente, a caldeira pode sobreaquecer (superaquecimento mesmo certo) e queimar. Na presença de água com um fluxo de derivação através da ligação em ponte (tubo feito, o diâmetro da qual é menor do que uma espinha dorsal passo) vai ser fornecido à entrada da caldeira. Superaquecimento não acontece, ele vai trabalhar no modo normal, desde que nenhuma despesa será (não desça a temperatura em um ou mais circuitos).

válvula de duas vias é colocada sobre a fonte de alimentação da caldeira. Na ponte entre a oferta e a conduta de retorno instalado válvula de balanceamento. Este dispositivo é ajustável, que é ajustado, dependendo da temperatura de fluxo desejada (geralmente regulada chave Allen). Ela determina a quantidade de água fria de alimentação.

válvula de duas vias deve ser instalada com um sensor de temperatura controlada. Tal como no esquema anterior, o sensor é colocado depois da bomba e da bomba dirige o fluido para dentro do lado do pente. Somente neste caso muda a taxa de fluxo de água quente da caldeira. Por conseguinte, alterando a temperatura da água de alimentação na entrada da bomba (fluxo de conjunto de frio e é estável).

Esquema unidade de mistura com base de válvula de duas vias

Como você pode ver, misturar com água fria em tal esquema é sempre, de modo que neste esquema a entrada de água no circuito diretamente da caldeira não é possível. Ou seja, o esquema pode ser chamado mais confiável. Mas o grupo de mistura de válvula de duas vias pode fornecer aquecimento apenas de 150-200 metros quadrados de piso água morna - não há válvulas com um desempenho mais elevado.

E de duas vias e válvula de três vias é caracterizado pela largura de banda ou capacidade. Este valor mostra a quantidade de refrigerante que é capaz de saltar através de si mesmos por unidade de tempo. Na maioria das vezes expressa em litros por minuto (l / min) ou em metros cúbicos por hora (m3 / h).

Em geral, ao projetar um sistema, ele é obrigado a fazer um pagamento - para determinar a capacidade da superfície de aquecimento, ter em conta a resistência hidráulica, etc. Mas se o coletor para aquecimento de piso vai com suas próprias mãos, os cálculos fazem muito raramente. Muitas vezes, com base na experiência, e eles são os seguintes:

  • válvula com uma taxa de fluxo de 2 m 3 / h são necessárias para fornecer aproximadamente 50-100 metros quadrados aquecimento de piso (100 quadrados - um estiramento com um bom isolamento térmico).
  • Se o desempenho (por vezes designado como um KVS) 2 m 3 / h a 4 m3 / h, a sua venda elegante em sistemas em que a área radiante de não mais do que 200 quadrados;
  • para as áreas de mais de 200 m2 é necessária capacidade de mais de 4 m 3 / h, mas a maioria se misturam com dois nós - verifica-se mais fácil.

Os materiais de que fazem a válvula - de duas vias e de três vias - latão e aço inoxidável. Ao escolher estes elementos é tomar apenas o genuíno e comprovada - de seu trabalho depende do trabalho de todo o aquecimento de piso. Há três líderes claros em termos de qualidade: Oventrop, ESBI, Danfoss.

Não há outra opção para o qual você deve escolher - limita o ajuste de temperatura de fluxo. O desempenho é geralmente especificado bujão - mínima e temperatura máxima. Se você mora na zona média, ou para o sul, na off-season confortável temperatura interior é mantido se o limite inferior de ajuste de 30 ° C ou menos (a 35 ° C já quente). Neste caso, os limites de ajustamento pode ter o seguinte aspecto: 30-55 ° C. Para regiões mais ao norte ou andar isolamento pobre tomadas para limitar o ajuste de 35 graus.

Como escolher um coletor de água para aquecimento de piso e configurá-lo com suas próprias mãos - conselhos valiosos de profissionais

Coletor para aquecimento do chão água - é um dos principais elementos de todo o sistema. Graças a ele, você tem a capacidade de manter uma certa temperatura para aquecimento. Sem esta Piso aquecido componente não irá funcionar eficazmente. Naturalmente, é necessário conhecer o princípio da operação e características das obras de instalação.

Antes de instalar um coletor para aquecimento radiante é necessário entender, tem um dispositivo:

  1. O produto é equipado com uma bomba de circulação é necessária.
  2. Dois coletores.
  3. válvula de mistura (que podem ser de 2 fios ou de três vias). Duas vias caracterizado, que tem um rendimento baixo. Neste caso, o refrigerante quente é fornecida sem descontinuidades bruscas. É mais adequado para salas com uma área inferior a 200 m2. A válvula de três vias podem ser usadas em sistemas de aquecimento complexos. É versátil.
  4. Shut-off e válvulas de balanceamento.
  5. medidores de pressão, pelo que o controlo de pressão é realizado.
  6. O sensor e a cabeça térmica, a qual regula a temperatura de aquecimento.
  7. Respiro.
  8. Acessórios, T, conectores e fixadores.

Qualquer válvula torna-se obstruído com o tempo, como o sistema é raramente utilizada água destilada. A fim de ser capaz de resolver este problema, instale-o em um acoplamento removível.

Apresenta alguns dos elementos estruturais

conjunto de distribuidor pode ser montado muito rapidamente, mas você precisa para tê-lo em sua estrutura conter certos elementos obrigatórios:

  1. O regulador de fluxo. Ele deve ser instalado se o seu sistema contém vários caminhos. Quando este comprimento do tubo pode ser diferente. Se não estiver definido, a distribuição de calor será desigual. Neste caso, o ajuste da taxa de fluxo permite a equilibrar o escoamento do fluido aquecido em cada circuito.
  2. Termostaticamente controlado. Elas ajudam o sistema de reagir a flutuações no regime de temperatura no caso de arejar o ambiente ou a alteração das condições meteorológicas. Tais controladores devem ser instalados em cada circuito. termostatos de ambiente são utilizados para controlar a temperatura.
  3. unidade de mistura. Observe que, se o seu piso aquecido é energizado pelo sistema de aquecimento geral, a temperatura inicial do líquido de arrefecimento pode chegar a 70-90 graus Celsius. É aceitável apenas para radiadores ou baterias. Para reduzir a temperatura do líquido de arrefecimento, são utilizadas unidades de mistura especiais. Graças a eles, misture fluido quente e frio.
  4. Válvula misturadora. É responsável pelo fluido de arrefecimento é muito quente. ajuste da válvula pode ser feita manualmente, bem como por um dispositivo automático especial.

Manifold para aquecimento radiante é necessário escolher corretamente, ele precisa levar em conta essas nuances:

  • O parâmetro mais importante na seleção de tais produtos é um diagrama de um piso quente.
  • No momento da compra, tenha em mente que o dispositivo garante a segurança de todo o sistema. Portanto, não comprar telefones muito baratos.
  • Você deve selecionar o produto com todos os recursos do seu sistema de aquecimento. Ou seja, o dispositivo deve fornecer a pressão necessária no sistema.
  • Durante a seleção também deve levar em conta o material de fabricação. Por exemplo, alguns deles podem ser feitas de latão, aço inoxidável e outros metais. Este parâmetro é muitas vezes dependente do coletor de preço.

  • Preste atenção para a complexidade do modelo. Talvez no seu caso esquema de aquecimento por piso radiante permite que você instale o aparelho sem quaisquer elementos adicionais.
  • Observe a área das instalações, bem como o fato, para que finalidade ele será usado. Por exemplo, se a sala é pequena, você pode usar uma variedade de plástico.
  • O último parâmetro importante que deve orientar, é o custo do produto. Depende da configuração da unidade. Por exemplo, se o colector de distribuição inclui um medidor de caudal e ter a possibilidade de ajustar, em seguida, um tal dispositivo vai ser suficientemente barata. Se você quer escolher algo um pouco mais complicado, você pode comprar o dispositivo, que é instalado em um grupo de misturadores com cinco saídas. É produzido por diferentes empresas. Mas este grupo terá um custo relativamente alto.

No grupo coletor foto em 5 circuitos com unidade de mistura

Manifold para aquecimento radiante com suas próprias mãos para construir e instalar fácil. Basta observar o esquema de ligação e algumas características do trabalho.

Se você deseja instalar o piso radiante colector com suas próprias mãos, é necessário para se preparar para o trabalho pela frente. Este dispositivo de distribuição deve estar em um armário especial. Sua instalação é feita dentro ou fora das paredes.

Antes de começar o trabalho, a ser elaborado esquema pelo qual a conexão será feita, só então pente para aquecimento radiante.

A instalação só pode ser realizada após os tubos já estão definidas, eo gabinete do coletor é instalado.

O coletor deve ser posicionado de modo que você não sente qualquer desconforto. Ao fazê-lo, é bom acesso deve ser fornecido.

esquema de montagem depende do número de circuitos do sistema. Se dois deles, então ele pode ser: uma válvula de esfera e de duas vias dispostos paralelamente uns aos outros. Eles estão ligados com a válvula de controlo. Por meio da bomba de circulação de água quente de entrada e instalado o sensor de temperatura da água. Em seguida há uma conexão do servomotor, que desviou fios para instalar a unidade de comutação, fonte de alimentação e termóstato ambiente. Em seguida, o líquido quente é alimentado para dentro do tubo. Assim, um princípio do colector.

Além disso, esta linha está ligado ao colector de retorno, que recebe a água já frio. Após a válvula de esfera é alimentado de volta para o sistema de aquecimento. Este esquema é muito simples.

coletor de montagem para aquecimento radiante com as próprias mãos não é difícil. Mas você precisa seguir algumas regras. Note-se que um coletor self-made deve cumprir todos os requisitos do sistema de aquecimento por piso radiante. controle de temperatura deve ser configurado corretamente possível.

Conduzir um tal aparelho com válvulas de controlo de ligação pode requerer a incorporação de uma quantidade suficientemente grande de recursos. No entanto, a vantagem deste sistema é a capacidade de controlar o fluxo de água em cada circuito.

Naturalmente, a instalação deve começar com a instalação de válvulas de corte, equipado com um termómetro. Se você não tem certeza de que o coletor pode recolher-se, o melhor é comprar um conjunto de ready-made de colecionador. Na maioria das vezes ele já está aberta e pode ser conectado diretamente ao sistema de aquecimento. Tal grupo pode ser caro o suficiente, apesar de existirem diferentes modelos.

Se você comprou um kit ready-made que os conectam não é difícil. Em primeiro lugar a montagem do produto para os tubos de fornecimento de água quente e reverso. E ainda ele está conectado aos elementos de aquecimento chão.

Para bloquear todos os componentes do aparelho utilizado acessórios compressor. Uma vez que os elementos têm diferentes diâmetros, em seguida, as suas ligações de adaptadores necessários.

Se você instalou um pente para piso radiante fornece o princípio do coletor, em seguida, tudo é feito corretamente. Deixar opinião sobre o artigo de hoje nos comentários, se ela foi útil para você?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

3 + 7 =