cuidados Coleus

Coleus - cuidados em casa

Encha sua coleção de casa com novas flores em vasos, os produtores estão cada vez mais à procura de algo diferente, algo fora do comum, algo que poderia se gabar para outros jardineiros ... Coleus requintado e exclusivo é apenas uma parte da série de plantas mágicas.

Espetacularmente colorida folhas, uma grande variedade de espécies, combinações de cores agradáveis ​​- é tudo sobre coleus. Esta flor incomum decora e galerias da cidade e peitoris de janelas e varandas. Até o momento, existem mais de cento e cinquenta espécies desta planta. Estritamente falando, muitos deles veio até nós a partir da natureza da Ásia e África. Mas cultivada na maioria dos casos híbridos Blume Coleus. Esta flor maravilhosa foi importado da ilha distante de Java, que é parte da bela Indonésia. A planta pertence à família Lamiaceae, e as pessoas às vezes chamado de "Krapivko".

O nome incomum da planta está associado com a palavra grega «kleos», o que significa ou bainha. sala de flor é relativamente baixo. Dependendo da variedade pode atingir uma altura de trinta a sessenta centímetros.

K as variedades mais populares Coleus, que muitas vezes são cultivadas em janelas e varandas, incluem: Buttercup, carmesim Ruffles, Firebird, Glória do Luxemburgo, Rose Blush, Renda Salmon, Kong e outros.

E aqui é como cuidar de esta flor em vaso maravilhoso - isso você vai aprender neste artigo!

Cuidar de coleus em casa

A primeira coisa a enfrentar produtor, é a escolha de plantas em uma loja de flores. Este evento deve ser levado muito a sério.

  • Coleus é preferível comprar na primavera.
  • não deve comprar uma planta que está em fase de floração. A mudança acentuada das condições pode afetar adversamente o desenvolvimento da planta.
  • Não compre plantas com apenas uma fuga. Coleus deve adquirir vários tiros. coroa estilo compacto e alguns brotos são um sinal certo de um sistema radicular bem formado.
  • Antes de comprar uma planta, detalhe Peça vendedor sobre a origem das plantas. Se ele veio do exterior, após a aquisição deve ser imediatamente transplante. O fato é que a terra de envio não é adequado para o cultivo de longo prazo de plantas.

Isso é importante! Após a aquisição da planta não pode ser transplantado, se for plantada em um vaso apropriado e do solo. Caso contrário, Coleus deve ser imediatamente transplante.

"Krapivka" ama o sol. Ele vai se sentir bem em áreas bem iluminadas, portanto, as janelas são perfeitos para hospedá-lo com:

lado da casa. Não muito bem, misture Coleus no peitoril da janela norte e jovem. No primeiro caso, é simplesmente falta de luz. No segundo caso, a luz solar direta podem danificar as folhas: eles perdem a sua cor e pode simplesmente queimar. No entanto, se não houver outras opções, você pode colocar um "Krapivko" e no norte e lado sul. Se necessário, tem dosvechivat produtor ou, pelo contrário, as plantas pritenyat.

A temperatura ideal para o cultivo de Coleus

"Krapivko" com certeza absoluta pode ser atribuído às plantas heat-loving. Tal como acontece com a maioria das outras plantas, os padrões de temperatura depende do estágio de desenvolvimento da sala de flor e da temporada.

  • No inverno, temperatura óptima para Coleus irá variar de 16 a + 18C. Se a temperatura cai abaixo de níveis aceitáveis, a sala de flor iria reagir para tal um decaimento oscilação do sistema de raízes, deixando cair as folhas. Se o agricultor não tomar medidas urgentes, coleus pode morrer.
  • Durante o verão, quarto conteúdo flor temperatura deve ser mantida a partir de 22 a + 25C. Seria bom se no coleus estação quente será colocado à varanda, alpendre ou no jardim.

Dica! Muitos produtores de saber onde suas flores interiores aparecem pragas? Parece ser a maneira comprado em uma loja da especialidade, e antes de plantar a planta desinfectados e devidamente e prontamente teve o cuidado de flor em vaso. Mas coleus, e muitas outras plantas, teimosamente atormentada por pragas. Isto pode ser devido a secar o ar quente para dentro da sala. Sob tais condições, as pragas vivem e se reproduzem bem.

"Krapivko" pode ser com confiança atribuída às plantas que gostam de umidade. Portanto, rega abundante e oportuna é uma das principais condições para o crescimento da planta bem sucedida.

As regras básicas de irrigação Coleus:

  • Rega Coleus deve ser regular. Isto é muito importante. Se você tem medo de obter cronograma mensalmente confuso ou errado, melhor regar a sala de flor.
  • pulverização regular para plantas de interior é tão importante como a rega. Por isso, ser spray de cuidado e pulverizar as folhas "Krapivka".
  • Em contraste com muitas outras plantas de casa, o que rega o inverno não é, em geral, muito importante, Coleus "goza de" molhar no verão e no inverno.
  • De grande importância quando regar é a qualidade da água Coleus. Não regar a flor água da torneira. Este é o caminho certo, que mais cedo ou mais tarde vai levar à morte da planta. A água obrigatória deve ser defendida. Pelo menos durante 1-2 dias. Isto será suficiente para formar lama de cal e cloro evaporado. Se você não tem tempo para defender a água, ou simplesmente se esqueça de fazê-lo, não há problema! É possível despeje a planta de água fervida, ostuzhennoy a uma temperatura confortável. também pode ser vertida água Coleus artesiano ou chuva.

Dica! O melhor momento para regar Coleus - Esta manhã horas antemeridiano.

solo nutriente para Coleus, e na verdade para muitas outras plantas de interior, você pode facilmente comprar no galho loja. A principal coisa - rigorosamente seguidas para que o solo é realmente adequado para este tipo de planta. Não se esqueça sobre a data de expiração. Se a mistura de solo (assim como em fertilizantes) saiu a data de vencimento, para usar essa ferramenta não é necessário.

Existem várias opções para a preparação independente do solo para Coleus.

método №1. Misturar uma parte de areia e turfa e adicionar à mistura de duas partes de húmus.

método №2. Tome uma parte de areia, relva, relva e folhas do solo e misture componentes necessários.

Importante! A principal coisa - não se esqueça de boa camada de drenagem para as plantas!

Lembre-se que se você não tem certeza da qualidade da terra preparada, é melhor para desinfectar com uma solução fraca de permanganato de potássio.

Top Coleus curativo é feita de acordo com o desenvolvimento sazonal de plantas:

  • Primavera e no Verão, quando a planta está em fase de crescimento activo, adubação deve ser feita pelo menos uma vez por semana. É dada preferência aos fertilizantes de potássio.
  • Outono e inverno Coleus deve fertilizar uma vez por mês.

Problemas na crescente coleus

Crescer "Krapivka", como muitas outras plantas, muitas vezes é agravado pelo surgimento de uma série de problemas. Home - um ataque de pragas. Muitos problemas com insetos pode ser evitado se você seguir cuidadosamente as plantas, o tempo para detectar a ameaça e tomar medidas imediatas para resolvê-lo.

  • Coleus frequentemente afectadas por uma das piores pragas - pulgões. Ela se instala em cima de uma flor. Afídios na flor manifesta sob a forma de pequenos pontos verdes e pretos. Se você notar que os pulgões atacar seu quarto flor, começar a agir sem demora. A primeira coisa que você deve fazer: lavar cuidadosamente a planta no chuveiro. Em seguida, a flor interior deve ser dada seco. Em seguida, tratar a área afetada levemente com uma esponja umedecida com uma solução de sabão com a adição de tabaco. Após o procedimento deve esperar por cerca de 1 semana. Se a situação não mudou, você terá que tomar medidas mais drásticas - lidar com inseticidas Coleus.
  • O segundo é o "arqui-inimigo" Coleus - lo ácaro. É facilmente reconhecido pelo aparecimento no lado de trás da folha de plantas de mantas finas. Neste caso, as folhas estão começando a virar amarelo e desintegrar-se, uma desaceleração acentuada do crescimento da flor. Neste caso, remover cuidadosamente todos os rebentos de pragas afectados e limpar regularmente a planta com água morna até à remoção completa de pragas.
  • Muitas vezes, os ataques e Coleus mealybug. No entanto, é bastante fácil de encontrar. Nas axilas das folhas da flor interior começa a aparecer penugem branca pegajosa. Se livrar de tratamento mofo ajuda axilas das folhas inseticida.

Coleus - uma sala de flor deliciosa. Refinado e exclusivo, cada variedade desta planta dá aos produtores combinações de cores bizarras. Com cuidado apropriado irá desfrutar de sua beleza por muitos anos.

Cuidar de coleus

Coleus gosta de luz, mas sob as queimaduras de sol escaldante.

Para Coleus janelas oriental e ocidental adequado ou um pouco de sombreamento do sul.

Nas janelas do norte pode exigir iluminação adicional.

variedades variegadas precisam de mais luz, mas também sem os raios diretos do sol.

No inverno, você precisa optar por uma flor mais iluminado lugar. É útil para movê-lo para a janela sul. Inverno não deve ter medo da luz solar direta, uma vez que não trazer prejuízos para a planta e não queimar as folhas. Durante este período, não há necessidade pritenyat-lo. Pelo contrário, é necessário para maximizar a cobertura de brotos Coleus não começaram a se esticar e enfraquecer.

A temperatura óptima no verão - até 25 0 C. No entanto, se a rega de controlo, a resistir a temperaturas mais elevadas.

No inverno 16-22 0 C. Coleus mal reage a variações de temperatura, até à extinção.

A planta se sente bem à temperatura ambiente ao longo do ano. Mas geralmente o inverno a temperatura do ar é reduzida para dar flor menor aumento no período de luz natural inadequada. No entanto temperatura manutenção de inverno não deve ser inferior a 12 ° C.

Caso contrário, os processos da vida vegetal está parado, ele não é mais comer, crescer e morrer em breve. Suporte de flor ao ar livre só pode depois de estabelecer o tempo quente. diferenças significativas de temperaturas diurnas e noturnas têm um impacto negativo sobre sua condição.

A pulverização é realizada pode ser, mas é melhor não, muitas vezes, à noite, durante o tempo quente ou aquecimento no inverno. humidade ambiente de 40-60%.

inverno Coleus deve ser regada com não mais do que duas vezes por semana durante a secagem da camada superior do solo.

Encharcamento do solo no inverno é muito prejudicial para a planta, uma vez que leva ao desenvolvimento de infecções fúngicas. Por isso é necessário para monitorar o teor de umidade do solo, especialmente se a flor está contido no cool. Não podemos permitir que a estagnação de água no solo. O solo deve ser úmido, mas não molhado.

No verão Coleus regada abundantemente. É impossível overdry sala de barro. Completá-la secar, mesmo que por um curto período de tempo, normalmente leva à morte da planta. Mas umidade excessiva e solo encharcamento como perigoso para ele no verão como no inverno.

O solo para Coleus precisa de um neutro, que consiste de uma mistura de húmus, turfa, solo e areia folha em números iguais.

É possível fazer uma mistura de uma parte de areia, húmus e duas partes a 4 partes de folha e solo relvado.

Tal composição do solo oferece boas plantas alimentícias. Também é permeável ao ar e à água, o que evita a estagnação da água no solo e podridão da raiz.

Geralmente Coleus não é muito exigente sobre a composição do solo. Pode ser plantada na mistura do solo de compra universal. Mas é importante que o solo era leve a moderada. Não use o solo pesado, mistura poluente deve ser bolo solto e não.

Quando o transplante para um vaso Coleus necessariamente colocado na parte inferior da espessura da camada de drenagem de pelo menos 2 cm. É útil usar como bloco de concreto de drenagem, o que mantém a humidade do solo após a rega, e não permite que seque rapidamente.

Durante o crescimento principal (Março-Agosto) forragem adicional é semanal transforma composição orgânico e mineral.

Coleus prefere soluções kalisodergaszczye fertilizantes (0,3-0,5g diluída em 1 litro de água). No Outono-Inverno adubo diluída metade mais fraca, e reduzir a frequência de até uma vez por mês.

Planta alimentada apenas em tempo de inverno no caso quando eles contêm à temperatura ambiente. Durante o Inverno, fresco, quando quase não está crescendo, adubação não é realizado.

Durante a estação de crescimento dá bons resultados fertilizantes plantas formulações líquidas integradas para espécies de folha caduca ornamentais. Estes fertilizantes podem ser comprados em qualquer florista ou jardim center. Eles são muito populares entre jardineiros, devido à facilidade de uso e composição equilibrada de alta qualidade para adubação.

O fertilizante líquido é diluído com água de acordo com as instruções da embalagem. Não devemos esquecer que os fertilizantes mesmo diluído deve ser aplicada apenas em solo úmido. Caso contrário, você pode danificar o sistema radicular das plantas.

Em setembro, Garden Coleus arbusto transplantadas para vasos e transferido para um local quente e iluminado, reduzindo assim a rega.

No verão, é necessário cuidar das sombras para coleus, se ele está no aberto longe do sol.

Durante o período de crescimento da planta é recomendado para remover todas as hastes florais formados com botões. As flores são imperceptíveis e Coleus malodekorativnye. Eles são removidos, de modo que durante o arbusto de florescência não está enfraquecido ou descartado folhas mais baixas.

Primavera plantas variegadas são especialmente na necessidade de luz brilhante. Mas ensinar uma flor ao sol deve gradualmente. Primeiro, ele traz à luz não é mais do que 30 minutos por dia, ao longo do tempo, ele pode ser deixado na luz por algumas horas. Direto coleus sol de verão não faz mal apenas na parte da manhã, flor tarde pritenyat precisa para evitar queimaduras nas folhas são formadas.

Planta gosta de umidade elevada. No ar seco, as folhas enrolar e secar.

Considere como cortar e pitada de volta à coleus.

Para a formação do arbusto coleus, brotos superiores beliscar.

Para atualizar coleus, em fevereiro podadas, deixando um toco de 5-8 e processos.

Então, a planta irá reter seu efeito decorativo.

Pitada coleus começou quando o corte enraizado irá adicionar ao comprimento de 4 cm. Este procedimento acelera a formação de novos brotos laterais. ramos laterais da segunda ordem beliscar fora também, quando chegar a 5 cm de comprimento. Recomenda-se ainda para remover apenas brotos muito fracos e alguns ramos que crescem para o mato, para coroar não muito grosso.

Coleus - uma vida curta planta, ele rapidamente perde a sua aparência atraente. Apesar de poda de formação regular, seu tronco desnudado, retarda o crescimento de flor, folhas encolhendo. Portanto, é aconselhável cortar a planta durante os 3 primeiros anos de vida. Recomenda-se ainda para atualizá-lo para criar raízes e pousou estacas.

Considere como cuidar de coleus em casa durante a doença.

Os principais inimigos do Coleus - ácaro aranha e pulgões. Estes parasitas vivem na parte inferior das folhas, bem como os brotos frescos. Ele tirou a seiva da planta, e isso afeta a diminuição do crescimento, descoloração e derramamento de folhas, depressão toda flor.

Depois disso, o processamento de coleus e espaço em torno do inseticida flor - Preparações para destruir pragas plantas de casa.

Doenças desta planta estão ligados apenas com o modo errado de rega. Na maioria das vezes sofrem de raiz Coleus e podridão. Isto ocorre devido à humidade excessiva do solo em alta humidade. Prejudicial como a entrada de água quando pulverizado sobre brotos e folhas da planta.

Com a derrota da podridão caule da planta é necessário remover todos os brotos afetadas, e todo o fungicida processo planta. Na fase inicial de raiz apodrecer preparações fungicidas são usados ​​como a raiz. Mas se a doença progride, a planta não salva. Você só pode preparar as estacas de brotos saudáveis ​​e arrancá-las.

  • -tronco nu Laid do fundo - a flor não é leve o suficiente, e vale a pena prischipnut. Embora plantas adultas é um fenómeno normal;
  • Coleus rapidamente começou a desaparecer - é necessário verificar a disponibilidade de correntes de ar, o que levou os saltos bruscas de temperatura e humidade da sala;
  • folhas pálidas - má iluminação ou, inversamente, muito brilhantes raios do sol;
  • folhagem banho - rega insuficiente ou excesso de umidade;
  • caules educação - leva a moagem de folhas, para que a seta para remover. Vale a pena conferir o solo, o mais provável, é muito grosso. Soltá-lo, e alimentação do fertilizante para plantas.

Coleus simplesmente sementes de plantas.

Para o cultivo de coleus a partir de sementes em casa no início de março, não muito densamente semear o solo, ligeiramente pressionar as sementes no solo e polvilhada com água.

A temperatura de germinação óptima de 20-24 0 C., portanto frasco de sementes cobertas com uma película de plantada.

Os primeiros brotos são formados após 12 dias de plantio, a partir desse momento as mudas devem trazer para o lugar iluminado para evitar alongamento. Assim como as folhas adquirem a sua cor única, você pode sentar e apertar para formar um arbusto.

Há também um método de estacas coleus propagação para vasos de plantas em casa. Estacas colhidas em agosto e setembro. Cortar os bons rebentos com os ramos mais fortes. Crescer a sua raiz na água em uma sala quente, e depois transplantadas para o pote.

Agora que você sabe tudo sobre cuidados coleus em casa, e sobre o plantio de flores em campo aberto.

Coleus cresce bem em ambientes fechados por 3-4 anos, em seguida, a planta é recomendado para substituir o jovem. Até 4 anos de idade flor transplantadas a cada ano. Este procedimento foi realizado no início da primavera antes de crescimento activo.

sistema Coleus raiz é muito poderoso e está crescendo rapidamente. Então, muitas vezes em plantas jovens, ela cresce pote, e para fora através dos furos de drenagem. Se esta planta é retirado do pote, é claro que as raízes de uma com terra totalmente trançada. Este é um sinal que a planta precisava de um transplante. Na sua ausência, a flor vai começar a perder as folhas, o crescimento vai desacelerar.

Pote para o transplante deverá ser de 2-3 cm mais larga do que a anterior. É desejável que o seu diâmetro era igual altura. Na sua camada de drenagem inferior está colocado, e verteu-se em 1-2 cm superiores do solo fresco.

Transplantado transbordo arbusto, dosypaya novo solo para encher o pote. Após o transplante, recomenda-se regar o bem da planta e suportá-lo uma semana na penumbra.

Foto Coleus no processo de cuidados em casa e no ambiente natural:

Plantar e cuidar dos coleus no campo aberto

Coleus amplamente cultivada em campo aberto. Esta flor colorida utilizada para parques de paisagismo, canteiros e jardins.

Mudas para abrir terreno na colheita no início da primavera durante a poda de formação plantas e raízes em água. Até o início do tempo quente, eles já têm um sistema radicular bem desenvolvido e está pronto para o plantio no solo.

Localização para a planta deve ser bem iluminado e protegido do vento. É impossível que durante o dia os raios do sol cair sobre as folhas. É aconselhável à luz do sol da manhã.

Seedbed sob Coleus é necessário cavar bem com a adição de solo fértil solto. Então, na terra de fazer pequenos furos no qual estacas são plantadas. Suas raízes coberto com terra e ligeiramente compactada do solo. Em seguida, as mudas bem regada.

Cuidar de coleus em campo aberto é muito simples. Ele é rega oportuna, capina do solo e pulverização. Regar as plantas no verão 2-3 vezes por semana. Com um déficit de folhas de umidade vai perder a sua elasticidade. Afrouxar o solo em uma base semanal. Ao mesmo tempo, ele deve ser removido a partir das ervas daninhas do jardim, para que eles não interferem com as colheitas crescem. O calor do verão é útil para pulverizar na manhã de flores diariamente ou à noite.

Para a formação de belos arbustos coleus algumas vezes por temporada é recomendado para cortar. E com o advento do outono, as plantas do jardim pode ser transplantadas para vasos e transferido para o interior quente. Aqui eles serão armazenados até que o transplante de primavera no campo aberto.

Como este? Compartilhar com os amigos em redes sociais:

sementes coleus brilhantes foram trazidos para a Europa a partir de Indonésia. Foi o que aconteceu no século de mid-19th. Depois de 20 anos na feira de flores na Inglaterra que já foi apresentado híbrido coleus.

Todos os quartos são descendentes de espécies Coleus Coleus Skutellarioydes, incluindo híbrido Coleus Blum, com base na qual foram criados muitas formas e variedades, incluindo o coleus vermelho popular e coleus roxo.

folhas Coleus tem forma oval semelhante a um ovo. bordas serrilhadas, existem variedades com ondulado, franjas, bordas curvas e coloração muito diferente. Deixa variedades diferem decorativo, crescer até 15 cm. Hastes quadrangular.

A maioria dos coleus assemelha urtigas, pelo qual recebeu o nome popular - Krapivka.

As flores são coletados em inflorescências do tipo panícula são tons de branco, azuladas e amareladas. Pistilo na base fechada estames que são fundidos num tubo: daí o "Coleus": traduzido como "Processo".

Breeding Coleus não causa problemas. A planta está disponível para todos, graças à facilidade de reprodução. Devido a isso, ele é chamado de "Croton do homem pobre."

Coleus - planta de casa, mas é cultivada com sucesso nos canteiros.

Coleus é cultivado em casa ou em canteiros, em varandas e galerias.

Coleus se cultivadas a partir de sementes, para ser colocado no jardim, eles apagaram-se antes que isso: começar a ficar de fora durante o dia, quando esta hora do dia a temperatura começa a furar a 10-15 graus. Então venha e coleus cultivadas a partir de estacas. Em uma cama entre mudas deixar distância de 10 a 15 cm, dependendo da variedade.

Coleus crescido em quartos que são plantadas em pequenos vasos. A fim de alcançar uma maior perfilhamento em um curto espaço de tempo, torná-lo mais fácil para formar um arbusto em vasos de plantas uma lançadas várias plantas da mesma cor das folhas e diferente.

plantas coleus são tropicais, então eles não podem tolerar a menor onda de frio. Plantou em campo aberto apenas quando a noite vai ser quente o suficiente, isso geralmente é feito no início de junho.

Caixas com coleus para a varanda pode ser definido no início de maio, quando vieram os dias quentes, mas à noite eles estão entrando na casa.

planta Coleus para o interior crescendo em vasos assim que chegar a 15 m de altura com a reprodução por raiz semente tomada ou reprodução vegetativa. Isso é feito em março ou início de abril, e no final tem uma bela planta verão.

Em uma panela, destinados à plantação, combinado com boa drenagem: Coleus como rega abundante, mas não toleram fluido estagnado.

Para esta flor é há recomendações especiais para a composição do solo. Mas não tome os pobres e pesado. É melhor cultivar a planta na relva ou terra folha, adequado e fácil jardim. É possível despeje o composto pot, o que irá aumentar a massa foliar.

Ideal plantadas numa mistura consistindo de areia igual partes, turfa, húmus, e a folha de relva ou do solo.

Características cuidado de uma flor em casa

Embora para os cuidados coleus é considerado para ser um simples, mas existem algumas sutilezas e nuances, eles devem saber e considerar.

Localização e iluminação para as plantas

Esta flor ama a luz e ao sol. Com pouca luz, ele começa a se esticar e dobrar as folhas. Mas quando o excesso de sol, ele pára de crescer e se torna o brilho das folhas.

Para acomodar a escolha brilhante, mas um pouco sombreamento lugar no jardim e segurar os peitoris orientais ou ocidentais no quarto. Pot é recomendado às vezes para virar a Bush foi suave. Precisamos saber eo que verde coleus requer menos sol do que os espécimes com folhas variadas.

Como todos os nativos dos trópicos, Coleus não pode tolerar ar seco. Mas com a pulverização freqüente crescer bem no quarto.

Coleus não gosta de mudanças de temperatura. Eles crescem bem em 20-24 graus.

Coleus gosta de humidade. Deve ser regada com água quente e macio, no verão o solo deve estar sempre úmido, no inverno, você pode esperar para a secagem da camada superior do coma terra antes de deitar. Coleus gosta de pulverização freqüente e um banho quente. No jardim é derramado de um regador com um filtro fino para que a água estava constantemente sobre as folhas. Tal rega é realizada somente à noite.

Plantas plantadas em solo bastante fértil no jardim, não requerem alimentação, mas eles gratidão responder a rega fertilizante mineral com alto teor de potássio. É útil para regar Coleus como o crescimento na rua e no urtiga quarto.

Coleus precisa poda regular por várias razões:

  • para parar o crescimento: takuyuobrezku produzir à medida que crescem as plantas assim que atinge nuzhnogorazmera, está cortada, causando nenhum aumento na altura, aaktivno construir um monte de verde;
  • depois de duas ou três semanas poslepikirovki para mais afilhamento;
  • para a formação de um arbusto: Coleus pode facilmente dar a forma desejada, mas esta tselyuproizvoditsya cultura quando a planta é bastante magnífico;
  • cultivo sazonal: proizvoditsyavesnoy ter overwintered coleus, como devido à falta svetabolshinstvo são esticados e perder seu efeito decorativo, obrezayutkardinalno, deixando o tronco duas ou três gemas;
  • com a finalidade de dlyaposadki transmissão: ele não atender os novos rebentos, cortar o velho melhor vsegobrat, localizada mais perto do topo.

Coleus não requerem transplante frequentes, o sistema radicular eles têm nenhuma capacidade diferente.

Coleus é mais frequentemente cultivada como cultura anual, de modo a transplante não é atingido. Mas se a flor é armazenada no inverno, em seguida, saltar deve ser transplantada para um vaso maior, porque as raízes já estão ficando lotado, alcançar um rápido crescimento impossível. Coleus é fácil de tolerar o transplante, ele deve produzir depois de plantas de culturas sazonais.

Produção e manejo de plantas. Se um vaso de flores para bastante espaçoso, mas a planta está em mais de um ano, você precisa atualizar o chão. Coleus é removido, agitar suavemente as raízes e colocados em um vaso do mesmo tamanho, mas todos preenchido o espaço vazio do novo terreno.

Coleus multiplicar tão fácil que muitos produtores preferem deixar para o inverno uma ou duas plantas com o objectivo de reprodução vegetativa, e às vezes jogar tudo para o outono ea primavera são as novas plantas a partir de sementes.

Reprodução por sementes é a maneira mais fácil. Sementes de mesmo variedades raras têm quase cem por cento de germinação.

Em primeiro lugar, um substrato para a sementeira, geralmente turfa misturada com areia. O substrato é disposta em bacias pouco profundas, hidratar e sementes semeadas. Dado o fato de que quase todos eles germinar, as sementes são colocadas a uma distância uma da outra o suficiente para fazê-lo em incrementos de 23 mm. Eles espalhe uma camada fina de solo e pulverizadas com um atomizador.

Você pode fechar a tigela de vidro ou colocar em um saco plástico. Além disso cuidado será rega e pires coberto if, else, e ventilação. As sementes germinam quase simultaneamente em 10-12 dias.

Primeiros rebentos de todas as variedades será verde. Corantes manifesta mais tarde. Embarcação com brotos jovens colocados no peitoril da luz, é desejável que não havia correntes de ar, e a temperatura não caiu abaixo de 20 graus.

Mudas crescem rapidamente, e é importante não atrasar picaretas, caso contrário, as plantas vão puxar. Portanto, após o aparecimento de duas ou três das suas folhas mergulhar em incrementos de não menos de 3-4 cm. Este procedimento mudas são transferidas facilmente. Quando as plantas crescem até 15-20 cm, eles são plantadas em um lugar permanente.

propagação por estacas realizada no outono, quando as plantas fornecem uma boa iluminação, e no final do inverno, a fim de ter uma planta completa pela mola. Estacas cortadas, colocá-los na água. Raízes aparecer rapidamente. Ele pode ser dissolvido em água e hormonas de plantas. Coleus são plantadas no solo após o aparecimento de raízes.

folhas de reprodução não é comum.

As flores desta planta são pequenas, geralmente de cor branca com um tom azulado. A forma de picos de complexos. Eles não são decorativas. Casa para obter sementes de qualidade é muito difícil e, portanto, não têm nenhum uso flores práticos. Eles são recomendados para cortar: eles tomam o poder ea força do Coleus - floração ocorre à custa de decoração. Eles podem florescer de março a setembro.

Coleus são afectados por afídeos, ácaros, insectos com escamas e moscas-brancas. Coleus casa é mais vulnerável do que a rua. deve ser inspeccionada mais frequentemente para a prevenção de perda parasitas flor e lavar o chuveiro.

Os principais problemas do cultivo e cuidados da doença associada com defeitos:

  • fundo da podridão da haste: estagnação humidade devido à falta de drenagem;
  • pontas das folhas de cor priobretayutkorichnevy: ar seco, a rega é pequena;
  • deixa Coleus em queda: baixa temperatura, correntes de ar;
  • as folhas são vistos pontos brilhantes: um golpe direto pelo sol;
  • deixa brilho perder: a iluminação é fraca;
  • Coleus retarda o crescimento: solo slishkombednaya.

Até à data, a horticultura interior, existem mais de 100 variedades de coleus.

Há arbusto e asa-derrubada forma, variedades anãs, no entanto, duram até raro. tipos mais populares:

  • Escuro Chokoleyt: listyatemno Brown;
  • Black Dragon: quase chernyelistya com bordas fortemente franjas;
  • Fantasia: folhas são multicoloridos e tons, eles são altamente torcido, cortado quase pela metade;
  • Noite de veludo: deixa temnyekrasno castanho com bordas irregulares fortemente;
  • Jade Wizard: deixa cores dvuhkontrastny: verde brilhante e amarelo brilhante.
  • Blume: grau ogromnymraznoobraziem com cores de folhas;
  • Vershaffelta: Este koleusasamye grandes folhas;
  • Pomilus: formakoleusa anão;
  • Coleus Scarlet: caracterizado por uma intensa cor vosnovnom monocromático;
  • Coleus Henna: coloração interessante, manchas zelenayas;
  • Coleus Wizard: Ele tem um aveludado deixa cor sraznoy.
  • Como regra geral, deixa pintura colorida koleusaimeyut brilhante que ele começou a jogar com todas as cores, é necessário vizinhos chtobylistya no peitoril da janela ou uma cama foram monocromático. O jardim parece onvelikolepno nas proximidades da festuca, e cinerária azul-cinza.
  • Inverno Coleus cozinha melhor postavitna janela.
  • Para calcular vremyaposadki Coleus, é necessário saber que a planta recebe dostatochnodekorativny vista 5 meses após o plantio.
  • Se uma flor seca, tugor onpoteryal (as folhas tornam-se macio), é necessário para derramar copiosamente e obryzgat.Rastenie rapidamente adoptar a sua forma anterior.
  • Quanto mais elevada for a temperatura, tembolshe rega.
  • No jardim é melhor vysazhivatmelkolistnye Coleus: eles crescem rapidamente e cobrir todas otvedennoeprostranstvo.

Qual é a expectativa de vida?

casa Coleus pode crescer por vários anos, mas desde ninguém segura. Flor exigem rejuvenescimento constante. Mesmo com poda drástica "no toco" eles não precisam de armazenar mais de dois anos.

Posso manter esta planta em casa?

Coleus - planta com boa energia. É ideal para crescer dentro. A resposta para a pergunta: por que não manter em casa não é.

Coleus é completamente inofensivo. Eles envenenado crianças e animais de estimação, até mesmo comer.

Por amarela Coleus (seco) deixa?

Isso ocorre por várias razões, em "Pragas e Doenças".

Por folha coleus enrolar?

Flor provavelmente está infectado com parasitas.

Por coleus deixa resets?

Queda de folhas pode ocorrer devido a qualquer defeito no cuidado.

Como é que as plantas de invernada?

Regras específicas para a organização de invernada lá. Recomenda-se a garantir a maior cobertura possível das plantas. É melhor se coleus vai ficar longe de radiadores para aquecimento central. A planta no inverno devem ser regularmente pulverizadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ 2 = 7