A classe de resistência do concreto

Mark e classe concreta

Mark de concreto força - uma medida da sua resistência à compressão, indicado pela letra "M" e número inteiro de 50 a 1000. O número indica a carga máxima admissível, que resiste ao concreto desta marca (em kgf / cm 2). Mark define a força normativa do concreto (em condições ideais).

marca na à prova d'água betão não apresenta qualquer capacidade de passar a água através dos seus poros sob pressão, é designado pela letra "W" e os números de 2 a 20. As figuras mostram o máximo de pressão de água, o qual resiste ao concreto. resistência à água é muito importante na construção de piscinas, tanques de água, e estruturas subterrâneas subaquáticas. Para as estruturas convencionais usados ​​para marca de concreto impermeável W2 ou W4 /

Mark de concreto geada mostra o número de ciclos de congelamento e descongelamento, o concreto que pode resistir a humidade no estado saturado, sem perda significativa da força (redução em força admissível - 5%). Designado pela letra "F" e um número de 50 a 300, o numeral indica o número de ciclos de congelamento e descongelamento, durante o qual a força não é reduzido.

classe concreta - um indicador que leva em conta uma margem de erro de concreto de qualidade com a condição de que pelo menos 95 por cento da sua força corresponderá ao normativa. Essa é a classe concreta mostra sua força real.

marcas Tabela conformidade e classes concretas

rácio de classe e qualidade do concreto são dados na tabela abaixo:

Conformidade com a classe, resistência à geada e resistência à água

Quanto maior o grau de resistência, maior será a resistência à geada e resistência à água. A correspondência entre estas características para os tipos convencionais de concreto são mostrados na seguinte tabela:

A resistência ao gelo e a resistência à água do betão pode ser melhorada pela utilização de aditivos especiais.

Dependendo da aplicação utilizada para concretagem marcas concretas diferentes: quanto maior os requisitos para a força, quanto maior o grau. A tabela a seguir mostra uma correspondência entre o concreto marca de classe e sua aplicação.

A principal característica do concreto é a sua resistência à compressão - essa característica se reflete na marca concreto. Mas grau resistência do concreto não é imediato, concreto está ganhando força dentro de quatro semanas.

Betão - um material de pedra, que é formada pela solidificação da mistura de concreto. A mistura de betão para a fundição de base monolítica constituída por misturado em determinadas proporções de cimento, areia, cascalho e água.

Neste artigo, vamos nos concentrar sobre o valor do concreto auto-preparados e ordenou betão pronto para a fundação.

A resistência ao gelo - uma característica importante do concreto, que mostra quantos ciclos de congelamento e descongelamento pode suportar perder não mais do que 5% de sua força. Aumentar o grau de concreto e o uso de aditivos especiais aumentar a resistência à geada.

Data de publicação: 2014/10/27 15:25:29

Usando materiais do site "Construa suas próprias mãos" só é permitido desde que contenham um link de hipertexto para a fonte ativa.

classes concretas

O conceito de classe e grau de resistência do concreto

classe concreta - resistência à compressão característica numérica (em MPa), a segurança recebido garantida 95%.

A correspondência entre as classes e marcas de acordo com GOST 26633-91 a um coeficiente de variação padrão de 13,5% é mostrado na Tabela 1.

Betão inicialmente caracterizada por baixa resistência e torna-se sob condições normais de 60-80% de força grau de apenas 7-14 dias.

Tabela 3. Proporção de componentes de betão com o cimento de 500 M

Um indicador muito importante - a proporção de água-cimento. O cimento é capaz de reagir com ¼ massa de água a partir do seu próprio peso. Para dar b

mistura plasticidade é utilizada a água de 40-70% em peso de cimento. O excesso de água permanece no betão curado, no estado livre e subsequentemente se evapora, formando microporos enfraquece que reduz a força.

Conceitos básicos de tecnologia de concreto

• medição de uma mistura de componentes;

• tempo e outros indicadores de mistura.

Métodos para a determinação da conformidade de classe concreta especificado

Verificação do cumprimento de concreto adquiridos especificado na classe de documentação é realizada em compressão laboratórios especializados moldado a partir de cubos de mistura de concreto ou cilindros de prensas especiais.

A entrada de pedidos das amostras de controlo e a preparação para a realização da análise:

1. produzido anteriormente três-quatro molde de madeira com uma malha ou 15h15h15 cm 10x10x10 cm;

2. formas antes de amostragem necessariamente humedecido. É necessário para secar a madeira não é captado a humidade do betão, o que afecta os processos de hidratação do cimento;

3. A amostragem é realizada na betoneira descarregar directamente a partir de um tabuleiro;

4. forma encharcado cuidadosamente batendo com um martelo ou proshtykovyvayutsya reforço. Este procedimento é efectuado para compactar a mistura de remover o excesso de ar;

5. As amostras moldadas são condicionados a uma temperatura de cerca de 20 0 ° C e cerca de 90% de humidade durante 28 dias.

Para definir a força dos desenhos prontas métodos de ensaio não destrutivo mais vulgarmente utilizados. Estes métodos indirectos, com base na determinação de parâmetros físicos relacionados com a força da dependência de correlação.

Muitas medidas de laboratório especializados realizada a resistência do concreto no lugar por um dos métodos:

• rebote usando sclerometer et al.

A aplicação de diferentes classes de concreto

O principal uso desta classe de concreto é nas obras de preparação antes de lançar fitas fundações ( "pé") ou lajes monolíticas. Para esta almofada de ar de areia é preenchido com uma camada fina de mistura de betão. Depois camada de endurecimento completo são realizados trabalhos de reforço. Outro uso da classe B7.5 concreto - construção de estradas.

Usado principalmente:

• nos trabalhos preparatórios antes de vazar placas monolíticas de fundações;

• para a produção de betonilha;

• Quando deitar as bases para a construção pequena;

• na construção de estradas;

• Concretagem as faixas.

Concrete esta classe é o mais popular. Sua força nos permite resolver a maioria das tarefas de construção:

• fundição de chapa, correia e pilha-rostverkovyh fundações;

• Produção do revestimento do piso, muros, escadas de concreto, plataformas, área cega, caminhos e placas de trânsito.

Concrete esta classe tem sido aplicado por vazamento:

• lajes levemente carregados;

• escadas e outras estruturas.

Ele também é usado para a organização da área cega de concreto, plataformas e faixas.

A margem de segurança da classe de concreto pode ser usado para:

• derramando diferentes tipos de fundações (pile-rostverkovyh, MDF, fita);

• Construção de paredes sólidas de edifícios de grande altura;

• fabricação de fitas cercas, lajes, pavimentos, escadas e outras estruturas.

Alta resistência do concreto B25 permite que você usá-lo na construção de grandes estruturas e edifícios, fundações sólidas e paredes, lajes, vigas, colunas e outras estruturas com uma carga pesada. É por causa deste mais concreto de concreto produzido. Outra utilização do betão - produção de placas de aeródromos pag capaz de resistir a cargas extremas.

classe de betão B30 rapidamente compreendido, tem uma elevada resistência à geada e aumentou coeficiente de resistência à água. Porque na maioria das vezes utilizados para a fabricação de estruturas com necessidades especiais:

• Betão especial e JBK: Bacias piscinas, bares, vigas, colunas e outros artigos de maior resistência.

Para casa concreto construção privada B30 quase nunca é utilizado.

Concreto de Alto aulas são raramente usados. Seu uso é regido por requisitos específicos relativos às novas condições de operação designs. Tais concretos são feitas:

• Artigos de betão armado para o metro;

• barragens e outras obras hidráulicas;

• ZHBK com características de resistência reforçada.

O custo estimado das principais classes de concreto

• as operações de carga e descarga - dependendo do volume;

• Transporte - quilometragem.

Em média, os preços variam muito na Rússia não muito. Por exemplo, o valor de 1 m3 de betão de diferentes classes é apresentada na Tabela 4.

O custo final do concreto pode variar na compra de grandes quantidades, a disponibilidade de descontos promocionais no período de entressafra.

Classes e grau de concreto

Ao escolher uma mistura de concreto, cada confrontado com a pergunta, quais os tipos são mais adequados para uso em um projeto específico. Cada um diferentes propriedades individuais, o uso de esferas. Na verdade, eles têm a intenção de se referir a misturas de concreto de acordo com suas propriedades únicas, são os principais indicadores de qualidade associados à durabilidade. Para fins de orientação em classes de estampar materiais, há uma tabela descrevendo todos os parâmetros da espécie particular.

A força da mistura depende da proporção de componentes de tamanho adequado influenciados por outros factores. Estes incluem a qualidade da água, areia, pequenas alterações na tecnologia no processo de cozimento, especialmente derramar condições de postura. É por isso que marcas semelhantes podem ser força desigual.

Nível de resistência, tendo em conta os factores acima referidos, referido como uma classe. Este parâmetro é o valor permitido da possível deterioração da qualidade, desde que a força é especificado. categoria indicada na construção documento do projeto. É importante para correlacionar características - para isso existem tabelas especiais.

Marca depende principalmente da quantidade de cimento na mistura de concreto. Concreto com um número mais elevado é mais difícil de usar - quanto maior o valor, menor o período de solidificação. Ao escolher importante escolher o cumprimento correto da qualidade-preço. Verifique a força pode ser in vitro, método não destrutivo - assume-se amostras de prensa de compressão forte.

O principal critério que determinou a marca exigida - tipo de construção pretendida. Para trabalhos preparatórios por verter a fundação, obras rodoviárias usando M-100, M-150. O mais famoso é considerado como o M-200, o âmbito de utilização é bastante amplo - a construção de escadas, muros, derramando a fundação.

Para preencher bases monolíticos de preferência utilizado M-350 - um concreto capaz de resistir a cargas substanciais. M-250, M-300 retirar gradualmente do mercado de materiais de construção, são intermediários usados ​​com pouca frequência. Superior concreto rotulagem utilizado para a construção de estruturas hidráulicas, barragens - em outras palavras, estruturas, expostos a uma grande pressão constante, os quais as exigências especiais.

Classes representam a letra latina "B", a figura mostra a próxima carga em MPa, que é o suporte de concreto em 95% dos casos. espectro de classes é na gama de 3,5-80 MPa. Selos representado pela letra "M", a figura mostra como o cimento no betão pronto. marca designação decifra força limite, que é medido em kgf / cm2.

Elevada resistência - o principal determinante da qualidade, de modo que quanto maior o valor - a mistura é caro.

A diferença entre as classes e marcas

À primeira vista, fazer e usar a mesma classe determinar critério, mas existem diferenças significativas entre eles. Primeiro mostra propriedades técnicas média do material, o segundo nível define a resistência do material durante a operação. Na verdade, a rotulagem indica a quantidade de cimento está presente nesta mistura, o número da classe indica que a carga máxima ficar construção em 90-95% dos casos. Estes parâmetros são interdependentes, a sua correspondência pode ser determinado por uma tabela especial.

Primeiro de tudo, ele determina a resistência à compressão. Indicador assegura que durante a operação o material irá resistir a uma certa pressão, que contém ao lado da letra "B" na possível erro em megapascais de 13,5% (coeficiente de variação). Os seguintes factores afectam a força;

  • A quantidade de cimento - quanto mais o cimento contido na mistura, o mais rápida que endurece e torna-se mais forte.
  • relação água-cimento - grandes quantidades de água, conduz à formação de poros, o que reduz a força.
  • Actividade cimento - estruturas sólidas feitas de cimento de alta resistência.
  • O grau de compactação do betão - técnica de mistura adequada e o método de utilização do impulso vibracional turbosmeshivaniya aumentar significativamente o grau de resistência do betão acabado.
  • agentes de enchimento de qualidade - impurezas de adio (aditivos de argila, finos) leva a uma redução na força da composição.

Marcação depende da densidade, a qualidade dos componentes utilizados e a proporção de água-cimento. Margens último parâmetro - 0,3-0,5. O aumento do índice significa características de resistência do material mais baixas. Existem vários tipos de marcas - força, geada-resistência, resistência à água.

Está na gama de M-50 e M-1000, mostra a resistência à compressão média significa um tipo específico de cimento, que foi usado na preparação de uma mistura de betão, a proporção de todos os componentes da solução e o tempo estimado de solidificação. Cumprimento de um certo número de mesas podem ser encontrados nos parâmetros acima.

Outro parâmetro importante que afeta diretamente a qualidade do material. É dada especial atenção a ele no desenvolvimento de projetos em regiões frias. Baixas temperaturas de efeito prejudicial no concreto, destruindo a estrutura. Humidade entrando na superfície, penetra nos poros do material aumenta após congelação em volume. O processo de congelação-descongelação contínuo leva ao aparecimento de pequenas fissuras que eventualmente expandido.

material resistente à geada é obtido por meio de aditivos químicos especiais que enchem-se uma solução na quantidade indicada nas instruções. Estes materiais têm a sua marcação, existem na gama da partir de F-50 e F-1000. O indicador perto das cartas mostra quantos ciclos de congelamento-descongelamento pode mover o material sem degradar as propriedades originais.

Ela descreve a capacidade de um material para resistir aos efeitos negativos da humidade. Visualiza emitido a partir dos valores de resistência depois de vários ciclos de secagem molhantes, tornando relação de força antes e depois do teste. O indicador está na gama a partir de W-2 e W-200, onde a figura - o nível permissível de pressão de água. Quanto maior o valor, melhor a mistura, mais caro o custo.

Em primeiro lugar, a escolha depende das características do projeto planejado, seu tamanho e condições climáticas - neste caso, você deve prestar atenção a outras funções, capacidade de resistir às influências negativas. Centrando-se sobre o valor força, deixar uma pequena margem, a violação da solução tecnologia reduz o número do número especificado.

Seguindo essas recomendações, você pode simplificar o problema de selecionar o material certo:

  • Para o trabalho preliminar, laços, fundação preencher edifícios sob o piso usar concreto menos duráveis ​​- para o M-150, inclusive.
  • M-200 - um dos mais utilizados, para o mesmo trabalho, é utilizado na construção de escadas, paredes.
  • M-300 - a melhor opção das considerações relação qualidade-preço. O âmbito de aplicação é muito vasta - laje, fundações tira, paredes, cercas.
  • M-350 é apropriado para a construção de torres, reservatórios artificiais, no fabrico de betão. A partir deste material dá uma base muito sólida, ele é excelente para encher método de pilha.
  • M-400 é indispensável para a construção nas áreas problemáticas, a construção de edifícios com porões, construção de caves. A atividade industrial é usado para a construção de instalações de armazenamento, pontes.

Rotulagem - um indicador das características técnicas aproximados, médios do material, enquanto que a classificação por 90-95% garante a conformidade com os parâmetros necessários. Propriedades isolado pela primeira vez por três características - resistência, resistência ao frio, resistência à água, são designados pelas letras M, F, W, respectivamente.

A escolha da mistura de betão depende da natureza do projecto, o tamanho da estrutura proposta, finalidade, as condições externas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

44 − = 43